8 estratégias para organizar minhas tarefas no dia a dia

Aprender a organizar suas tarefas rotineiras ajuda você a aproveitar melhor cada hora do seu dia, sabendo exatamente a tarefa que deve ser executada durante aquele período e o tempo necessário para que cada ação seja concluída, isso faz com que você consiga ter um equilíbrio de todas as suas ações. 

Ter um acúmulo de atividades sem saber ao certo quais são elas nem quais são prioritárias, pode acabar prejudicando a sua execução e fazendo com que você não consiga realizar tudo, e mesmo que termine, pode ser sem foco e efetividade, o que vai fazer com que você sofra tanto para atender altas demandas como também para concluir uma tarefa de alta qualidade. 

Mas, é claro que todos nós queremos ter um certo controle sobre a nossa rotina, certo? Saber quais as tarefas devem ser executadas, em quais horários e de qual forma, isso ajuda a aproveitar melhor o tempo e concluir as atividades com maior eficiência, produtividade e qualidade, sendo assim, é importante saber quando e que horas você vai consertar o multiplicador de torque ou sair para comprar novas ferramentas. 

Então como garantir essa organização? Como fazer com que suas tarefas fiquem listadas da maneira correta dentro do seu dia a dia? No texto de hoje separamos 8 estratégias que vão te ajudar a organizar suas tarefas cotidianas e ter mais efetividade no seu desempenho, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Defina quais são suas metas e objetivos

A primeira grande estratégia de organização de tarefas diárias é justamente definir e ter em mente, quais são suas metas e os seus objetivos, procure ter bem claro em sua mente, o que você deseja para aquela semana, e quais são as atividades que deve realizar durante aquele período. 

Talvez tenha um projeto para entregar até sexta-feira, ou estabeleça a meta de ir todos os dias na academia, enfim, separe quais são seus desejos e monte uma lista com todas as suas metas e objetivos que deseja alcançar. 

  1. Crie uma lista diária de tarefas

Após definir suas metas e objetivos, você deve criar uma lista diária de tarefas que irão te auxiliar a alcançar aquilo que deseja, todos os dias nós temos atividades a serem cumpridas, sejam elas profissionais ou pessoais, e cabe a nós, organizarmos elas e montarmos o melhor cronograma possível. 

Se um dos seus objetivos é limpar o sua bomba hidráulica, separe um dia e acrescente essa ação dentro das suas tarefas, recomendamos que essa lista seja criada sempre na noite anterior, e que você consiga detalhar bem, cada ação que será feita no dia seguinte. 

Separe os dias da semana de acordo com os seus objetivos, calcule uma média de tempo e coloque exatamente as tarefas que serão realizadas no dia seguinte, isso vai te ajudar a ter muito mais controle e entender com precisão e assertividade, quais são suas preocupações e ações no “amanhã”. 

  1. Escolha os melhores dias da semana para a execução de cada tarefa

Para que sua lista seja ainda melhor executada, é preciso sempre escolher quais são os melhores dias da semana para a execução de cada tarefa, o começo da semana costuma ser mais produtivo para muitas pessoas, principalmente terça-feira e quarta-feira, sendo assim, separar algumas atividades para esses dois dias pode ser algo interessante. 

Já segunda-feira tende a ter um acúmulo de tarefas pela pausa no fim de semana, enquanto quinta-feira e sexta-feira principalmente, costumam ser dias mais lentos, com uma baixa produtividade.

Analise o seu desempenho em cada dia da semana e distribua suas ações de acordo com a sua produtividade e o seu empenho em cada dia. 

  1. Marque o horário e estabeleça um limite para a execução de cada uma

É preciso impor limites e prazos para a execução de suas tarefas, o erro de muitas pessoas é apenas listar as ações sem colocar uma limitação sobre a sua execução, o que pode acabar excedendo a limitação de horário,e faz com que você fique sobrecarregado. 

Sendo assim, estabeleça um prazo para terminar cada atividade e mais do que isso, tenha um limite para a execução de cada tarefa, sempre monte um cronograma de horas, e caso ele não seja cumprido, realoque aquela atividade para outro dia, o importante é nunca extrapolar e sempre seguir da forma correta, aquilo que foi pré-estabelecido. 

  1. Saiba o que é prioritário

Qual atividade é prioritária dentro da sua rotina? Por mais que você tenha uma lista enorme de tarefas e vários objetivos a serem cumpridos, sempre teremos aqueles que são considerados mais importantes, talvez você queira instalar o seu novo sensor de temperatura e umidade, mas ele é realmente prioritário no momento?

Procure sempre separar aquilo que é mais importante e necessário para ser realizado durante aquele período, priorize o que você mais necessita e foque sempre essas prioridades, faça isso primeiro e tenha o foco total nessas ações, lembre-se sempre de executar suas tarefas por ordem hierárquica e dar prioridade aquilo que é necessário. 

  1. Monte um planejamento até mesmo de suas atividades físicas, refeições, descanso e lazer

Para melhorar a organização das suas tarefas diárias é necessário se preocupar com mais coisas além do trabalho ou estudos, também recomendamos que monte um planejamento para as demais atividades como suas refeições, seu descanso, lazer e tarefas físicas. 

Separe um tempo para cada um desses requisitos, execute-os conforme os horários estabelecidos e tenha uma certa sincronia, lembre-se que todos são importantes no seu cotidiano e merecem ter um espaço dentro do seu cronograma. 

Executá-los da maneira certa e na hora certa, ajuda a melhorar o seu desempenho nas tarefas cotidianas consideradas como “obrigações”, otimizando o máximo de tempo possível. 

  1. Separe um tempo de pausa

Por mais que você esteja focado no momento e queira terminar todas as suas atividades, é necessário tirar um tempinho de pausa para não se sentir sobrecarregado durante o dia, esses pequenos momentos de descanso ajudam bastante na execução de tarefas e na organização de forma geral.

Busque ter alguns minutinhos entre seus trabalhos para descansar a mente e adicione isso no seu cronograma, saiba que eles são importantes e que toda tarefa executada necessita de um repouso. 

  1. Utilize ferramentas de organização

Que tal usar a tecnologia ao seu favor? Existem inúmeras plataformas e ferramentas que podem ajudar a visualizar sua semana, suas metas e suas ações diárias, fazendo com que você seja guiado para executar exatamente o que está escrito dentro da plataforma. 

Esse é um fator que vai te ajudar até mesmo na locomoção de produtos em um carrinho plataforma, indicando o caminho correto e mostrando o que deve ser feito de maneira automatizada e prática.

Caso não seja adepto de aplicativos e plataformas, você pode usar ferramentas manuais como agendas e cadernos, o importante é deixar tudo bem organizado fazendo com que você possa conferir suas tarefas e saber exatamente o que deve ser feito de maneira simples e prática. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE