Gestão e Negócios

A expectativa do comércio para a Black Friday 2023

Existe uma época do ano pela qual a maioria dos consumidores espera ansiosamente para ir às compras. Sendo uma data onde os preços caem “lá no chão”, acaba sendo quase impossível não aproveitar as milhares de ofertas que o varejo nacional e internacional trazem. Afinal, os preços são tentadores na Black Friday.

Quando é dito a palavra desconto e época do ano, os consumidores imediatamente associam à Black Friday, evento que promete benefícios tanto para o consumidor quanto para os lojistas, que terão uma alta perceptiva em suas vendas.

Especialista de Harvard afirma um aumento considerável

Um especialista na área de Marketing chamado Flávio Muniz acabou afirmando que esse ano os comerciantes participantes do evento podem ter um aumento de 62% nas vendas, algo espetacular para os lojistas. Mas será que esse aumento é somente pelas necessidades dos brasileiros ou os preços abaixo da média terão uma certa influência nesses números? Essa questão é importante e, claro, pode ser o principal fator que decidirá uma compra.

Na verdade, segundo a pesquisa realizada pelo próprio especialista, a intenção de compra indica que 95,2% dos consumidores estão à espreita, aguardando o momento certo para começar a aproveitar as oportunidades que o maior evento de descontos mundial de negócios tem a oferecer. 

Esses números apresentam um incremento acima de 3% em relação ao ano de 2022, o que os torna ainda mais significativos, considerando que apenas pouco mais de 65% desses compradores participaram do feirão de promoções do ano anterior.

Melhores momentos para compra

Com as expectativas do comércio “no teto”, muitos consumidores revelaram suas opções pessoais, dizendo quais são os melhores momentos para partirem  para as 

compras no evento deste ano. Para a alegria dos comerciantes, cerca de 21,8% dos consumidores planejam correr para as lojas logo pela manhã. 

Isso indica que grande parte dos consumidores estão querendo pegar as melhores ofertas logo pela manhã do dia 24/11. Já os mais apressados e ansiosos, que ocupam 21% dos consumidores, vão madrugar para tentar pegar aquele eletrodoméstico ou aparelho tecnológico no melhor preço.

Em seguida, 6,6% esperam fazer suas compras durante a tarde da sexta-feira, e 4,6% vão às compras no período noturno. Finalizando o tópico de melhores momentos de compra, segundo o consumidor, pouco mais de 17% ainda não decidiu qual será o momento ideal, porém estão pensando seriamente no assunto.

Em resumo, o evento deste ano promete oferecer boas oportunidades para o consumidor economizar em uma ampla gama de aparelhos e itens. Por isso, se planejar e pesquisar com antecedência é uma escolha viável para aproveitar, no grande dia, todos os melhores descontos oferecidos pelos comércios. 

Lembrar de não se limitar apenas ao comércio nacional também é interessante, mas, nesse caso, é importante se atentar às novas regras sobre importação, pois não seria legal que o objeto adquirido no evento fosse barrado na alfândega.

A expectativa está a favor

Com todas as informações disponibilizadas no decorrer do artigo, é possível notar que as expectativas dos comércios estão altas. Segundo as informações disponibilizadas pelo profissional e especialista em Marketing, com certeza este ano promete trazer altos ganhos para os comerciantes de todo o mundo.

Lembrar que agora em  2023 os reflexos da pandemia já foram minimizados também é importante, pois isso influencia na decisão de compra dos consumidores.

Uma dica de ouro para conseguir adquirir aquele belo desconto nas compras da Black Friday deste ano é começar já cedo as “investigações” de preços nas lojas e salvar os produtos selecionados em favoritos, pois isso facilitará na hora de conferir se aquele aparelho ou item está em promoção no grande dia.

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como a Personalização de Conteúdo Aumenta a Conversão em Campanhas

No cenário competitivo do marketing digital, a personalização de conteúdo emergiu como uma estratégia essencial…

1 semana ago

Link Building para E-commerce: Estratégias que Realmente Funcionam

Nos dias de hoje, ter um e-commerce é apenas o primeiro passo para o sucesso…

1 semana ago

Automação de Marketing para E-commerce: Otimizando a Jornada do Cliente

No mundo digital atual, a automação de marketing se tornou uma ferramenta imprescindível para e-commerces…

1 semana ago

Técnicas de Otimização para Melhorar a Taxa de Conversão no E-Commerce

Nos dias de hoje, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio,…

1 semana ago

Como Impulsionar a Produtividade e Sustentabilidade na Indústria

Nos dias de hoje, a indústria enfrenta um panorama desafiador, no qual a rentabilidade e…

1 semana ago

Impacto Econômico das Chuvas Fortes: Danos e Recuperação

As chuvas intensas são um fenômeno natural que, embora crucial para a manutenção do equilíbrio…

1 semana ago