Como gestor, imagine: quais são suas principais preocupações à frente da sua empresa? Garantir a satisfação dos seus clientes? Entregar um produto ou serviço de qualidade? Ser competitivo no mercado? São preocupações válidas, mas é fundamental não esquecer de cuidar do bem-estar da sua equipe.
Afinal, não há como uma empresa conseguir boa produtividade e ter uma boa imagem no mercado de trabalho sem adotar uma gestão ocupacional eficiente. O bem-estar físico e mental dos funcionários é um pilar indispensável para a produtividade de qualquer empresa. Entenda melhor a importância dessas medidas a seguir.
O que é a segurança no trabalho?
Mas afinal, o que é a segurança no trabalho? Esse é um termo relativamente conhecido, mas que muita gente não sabe exatamente o que quer dizer. Tem um palpite de como isso funciona na prática?
Basicamente, são medidas que a empresa adota para garantir a saúde e proteção da vida para os seus funcionários durante as atividades ocupacionais. Em suma, são iniciativas que visam prevenir acidentes, lesões e doenças ocupacionais, garantindo o bem-estar físico, mental e emocional dos funcionários da empresa.
Fica mais fácil de entender com alguns exemplos práticos, não é mesmo? Usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), providenciar ambientes com cadeiras confortáveis e bem ventilados e melhorar a organização do ambiente de trabalho são algumas das ações mais comuns que representam esses cuidados.
Qual é a importância da segurança e saúde no trabalho?
Certo, mas de que maneira essas medidas são importantes? Elas beneficiam apenas o trabalhador? Não é bem assim. Quando uma empresa se preocupa em assegurar um ambiente tranquilo e saudável para os funcionários, ela faz bem para eles, para si mesma e para o mercado de trabalho. Quer saber como? Entenda a seguir.
Trabalhadores
A rotina dos trabalhadores já é atribulada e cheia de obrigações. Quando ele não tem boas condições para trabalhar e sua segurança e saúde são negligenciadas, a sua performance claramente será afetada. Desse modo, providenciar um ambiente seguro é uma forma de protegê-lo.
Essa segurança engloba tanto o aspecto físico quanto mental. Ambientes de trabalho seguros reduzem drasticamente o risco de acidentes, protegendo, assim, a integridade do funcionário e o patrimônio da empresa. A adoção de medidas preventivas também previne doenças ocupacionais, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e reduzindo as despesas ligadas às licenças médicas.
Empregadores
Como citado, a redução dos riscos de acidentes é peça-chave para proteger o funcionário e também os bens materiais da empresa. Quando se reduz essa possibilidade, é possível evitar afastamento de colaboradores e precaver a empresa de ter que arcar com despesas de indenizações.
A adoção dessas medidas também resulta no fortalecimento da cultura organizacional da empresa, mostrando para todos que ela está comprometida com o bem-estar dos seus funcionários. Desse modo, outra consequência da melhora da satisfação no trabalho é a facilidade que a empresa tem para reter talentos, dificultando a perda de mão de obra qualificada.
Mercado de trabalho
Além de fortalecer a empresa internamente, essas medidas também ajudam a fortalecer a imagem da instituição para o mercado de trabalho. A companhia fica à frente dos seus competidores quando se sabe que ela adota medidas para preservar a segurança e saúde dos seus funcionários, evitando assim ser alvo de processos trabalhistas.
Da mesma forma que há facilidade em reter talentos, torna-se mais fácil atrair novos. Funcionários bem tratados ficam mais dispostos a indicar a empresa para outros talentos, além de que a melhora da reputação da companhia faz com que ela seja mais visada pelos trabalhadores.