Os dados são um ativo muito importante para qualquer empresa, seja ela do ramo de coleta de lixo ou de Compressor de ar. Tudo porque podem fornecer percepções e informações que, a curto e médio prazo, serão usadas para tomar decisões mais informadas, melhorar as operações e aumentar os lucros.
Ao coletar e analisar dados, os gestores podem entender melhor seus clientes, mercados e concorrentes e usar essas informações para fortalecer seus produtos e serviços, bem como gerar uma saúde financeira robusta. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
Façamos o seguinte exercício: uma empresa de Placa solar que coleta dados sobre as preferências e comportamentos dos clientes pode usar essas informações para adaptar seus esforços de marketing e melhorar a experiência de todos.
Isso pode gerar um aumento das vendas e a fidelidade daqueles que têm interesse em seu catálogo. Ao fazer isso, baseado em sua cadeia de suprimentos e operações, pode moldar os detalhes para identificar e eliminar ineficiências e, enfim, trazendo economia de custos e aumento da lucratividade.
No geral, o uso de dados pode ajudar as empresas a obter uma vantagem competitiva, tomando decisões mais assertivas e otimizando suas operações.
Assim como um pintor precisa saber qual a melhor tinta para fazer uma Pintura epóxi, as fontes de dados atuais devem ser estudadas com cuidado, pois só assim o gestor obterá as informações quantificáveis sobre o desempenho de sua empresa no mercado atual.
Mas se possui dados de longo prazo, verifique outras métricas que o ajudarão a incluir clientes de longo prazo, bem como as tendências que estão chegando. Ter mais informação disponível fará com que conquiste maior vantagem na hora de tomar decisões sobre orçamentos, marketing, publicidade e até mesmo na criação de produtos ou serviços. Se este é o seu caso, então comece agora a comparar o volume de vendas deste ano com o dos anos anteriores.
Se notou que houve aumento de demanda antes, faça a seguinte pergunta a si mesmo: que problemas superei para que isso acontecesse? Ou o que eu previ antes de conseguir um aumento nas vendas e atingir essa meta?
Essas são questões simples, mas que, certamente, o ajudarão nessa empreitada.
As empresas usam indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs, para terem uma medida de quantidade. Isso determina se estão indo na direção certa para atingir suas metas. Por exemplo, um novo modelo de Catalisador para tinta está sendo apresentado para o público certo? Se os números estiverem em uma crescente, ok! Caso contrário, é melhor repensar sua estratégia.
Os KPIs normalmente não são construídos em torno de uma meta, mas suportam as estruturas dentro dela. Então, é correto afirmar que o gestor pode ter modelos que alimentam seus clientes ou se relacionam com outros dados mais ‘intangíveis’. Desta forma, é outro caso que ajuda a empresa a atingir seus objetivos gerais.
Quer mais? Para atingir as metas, o KPI, quando bem configurado, pode atender todas as chamadas recebidas em 10 segundos ou manter uma classificação de cliente de 5 estrelas. Outros se relacionam a métricas mais específicas como: a margem de erro, receita por cliente ou número de pessoas alcançadas na lista de e-mail marketing.
Para compreender quais desses modelos são os mais importantes e que contam com boa capacidade de crescimento para sua equipe, avalie os seguintes pontos:
Depois de tudo isso comentado, é hora de gerar estratégias usando seus dados para que, em curto e médio prazo, atinja o potencial de lucros que tanto almejou. Mas lembre-se, faça tudo com total atenção e cuidado, pois seus concorrentes estarão por lá para ultrapassá-lo no primeiro deslize.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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