Todos os dias observamos que o mercado digital tem se tornado mais expansivo, dando oportunidades para diversos segmentos.
Empresários de nichos que vão desde vendedores de rolete para esteira até advogados, viram a importância de estarem inseridos no mercado que mais cresce e, observando esse crescimento, algumas empresas desenvolveram inúmeras estratégias de marketing que podem ser realizadas por quem quer que seu negócio seja próspero.
Neste texto vamos ver o que é CRM, e porque ela tem se destacado dentre tantas outras presentes no mercado.
O que é CRM?
CRM (Client Relationship Management) significa “gestão de relacionamento com o cliente”. Na prática, são esforços que a empresa tem para conhecer melhor seu cliente, mantendo o contato de forma automatizada.
Em resumo, a sigla indica práticas que o empreendedor pode tomar, agindo juntamente com plataformas voltadas para facilitar esse trabalho.
Dessa forma, a ferramenta pode ser comparada a um servomotor das vendas, girando o setor de relacionamento com precisão.
Como é utilizado?
A gestão de relacionamento tem sido de extrema importância para inovações e fidelização de clientes. Afinal, esse deve ser o maior objetivo de sua empresa: fidelizar seu cliente por costumes e trejeitos de atendimento.
Afinal, qual pessoa não gosta de ter a atenção da empresa que escolheu?
Imagine que sua marca realiza manutenção em disjuntores. A prestação de serviços pode ser comum. Mas, com o CRM aplicado corretamente, seu colaborador já sabe como e quando seu cliente gosta de ser atendido.
Agendamento de horário, familiaridade com os mesmos e confiáveis funcionários que sua empresa envia.
Para que isso seja possível, o empresário depende da tecnologia certa, do registro adequado de informações, do bom uso da plataforma escolhida e da análise constante de dados.
Essas atitudes são renovadas constantemente para manter o planejamento e desenvolvimento de estratégias.
Isso é possível porque além de organizar dados sobre leads, o sistema de CRM também viabiliza o cruzamento de informações.
Que outras importâncias o CRM proporciona
Segundo Philip Kotler, o pai das estratégias de marketing, “conquistar um cliente novo custa entre 5 ou 7 vezes mais do que manter os antigos”.
Portanto, antes de continuar na sua estratégia de captação, considere agir com táticas de CRM para construir uma cadeia de leads.
Se pararmos para analisar de maneira brusca, veremos que ele está certo. Pois pensem bem: para conquistar novos clientes devemos inovar com:
- Propagandas;
- Sistema de cadastro;
- Captação de clientes;
- Equipe dedicada a divulgar dados da empresa;
- Novos conteúdos nas páginas online.
Dessa forma, o CRM tem se tornado cada vez mais importante para a construção de clientela fixa de grandes e pequenas empresas.
Com essa ferramenta, você pode conseguir uma aceleração no processo de vendas. Afinal, a automatização de preenchimentos que a plataforma oferece vai agilizar a captação de dados.
Como escolher uma plataforma
Ao escolher uma plataforma veja se a mesma oferece os itens abaixo:
- Perfil do cliente, incluindo informações demográficas e psicográficas;
- Banco de dados com comportamento de compra;
- Mecanismo que avalie o nível de satisfação do cliente;
- Ferramentas de atendimento e ouvidoria.
Esperamos que essa postagem tenha ajudado, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.