Os avanços tecnológicos permitiram que atividades que antigamente eram desenvolvidas manualmente pudessem ser otimizadas com o apoio de dispositivos. Um excelente exemplo disso é a empregação da tecnologia no ramo da indústria, uma mesa inox industrial consegue ser fabricada através de um sistema, isso contribui para melhorar o desempenho e a velocidade de produção, além de ser uma forma mais prática e segura de realizar as produções em massa.
Certamente, a automação de máquinas é algo muito comum na atualidade, tornando as operações mais precisas e seguras. E você sabia que dá para utilizar a tecnologia para várias outras coisas, inclusive para aumentar os lucros da sua empresa? Para isso, nada como investir no bot de vendas!
Quem acompanha as novidades da indústria 5.0, que está em expansão na Ásia, na Europa e na América do Norte, nem imagina que até meados do século XX pensar em robôs capazes de pensar e falar era uma verdadeira ilusão. De lá para cá, muita coisa mudou e o que era coisa da imaginação já se tornou realidade.
Uma prova disso são os bots de vendas, softwares inteligentes desenvolvidos para realizarem interações e comandos sem a necessidade do toque humano. Basicamente, eles funcionam com informações pré-estabelecidas, que ajudarão não apenas na recepção dos clientes, mas em toda a jornada de compra.
Não só isso, é válido citar que os robôs são excelentes para agilizar os processos de negociação. Assim, uma empresa que vende máquinas empacotadoras, como a embaladora filme pvc, poderá contar com a tecnologia para orientar o cliente na melhor decisão e, logo em seguida, encaminhá-lo para o pagamento, por exemplo.
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, a utilização do bot de vendas deverá ser pensada com cuidado, assegurando que todos os recursos que o cliente necessita para finalizar a compra com segurança sejam oferecidos. Entre os principais pontos a serem considerados, estão:
Um bot de vendas pode ser empregado em diferentes etapas do funil de vendas, fazendo com que seja importante pensar nos objetivos da ferramenta antes de programá-la. Para explicar melhor sobre o assunto, pense em uma empresa que deseja instalar um corrimão de alumínio nas escadas do seu edifício.
Provavelmente, o funcionário responsável pela compra precisará pesquisar os modelos e preços antes de fechar o negócio. Nesses casos, o bot de vendas poderá ser desenvolvido para segmentar e direcionar essa pessoa, auxiliando na captação das informações necessárias para garantir um atendimento mais otimizado.
O universo digital é muito amplo, o que permite que um bot de vendas possa ser programado para atuar em diferentes canais de comunicação, como em sites, blogs e até mesmo nas redes sociais, como no Facebook, no Instagram, no Messenger e no WhatsApp.
Em alguns casos, a própria plataforma oferece uma biblioteca digital com os recursos necessários para a criação do robô. No entanto, caso o desejo seja por um sistema mais sofisticado, com um número maior de funções e fluxos, é importante a contratação de um profissional especializado.
Já foi ao supermercado e quando estava no caixa percebeu que esqueceu de pegar algum item muito importante? Sem dúvidas, isso é algo muito frustrante, pois ou você terá que desistir do produto ou parar a fila para ir buscar. Uma grande confusão. Certo?
Agora, já pensou como seria esquecer alguma mercadoria em um processo de compra digital com o suporte de um robô? É por isso que é importante pensar em diferentes fluxos que poderão ser desenvolvidos, garantindo que o cliente tenha a melhor experiência possível.
Além de tudo o que já foi citado, é indispensável que uma equipe de marketing fique responsável pela criação das estratégias, recriando interações humanas com o apoio da tecnologia, e que o sistema seja testado antes de ser liberado oficialmente.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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