Gestão e Negócios

Bot de vendas: aprenda a aplicar em seu negócio

Os avanços tecnológicos permitiram que atividades que antigamente eram desenvolvidas manualmente pudessem ser otimizadas com o apoio de dispositivos. Um excelente exemplo disso é a empregação da tecnologia no ramo da indústria, uma mesa inox industrial consegue ser fabricada através de um sistema, isso contribui para melhorar o desempenho e a velocidade de produção, além de ser uma forma mais prática e segura de realizar as produções em massa.

Certamente, a automação de máquinas é algo muito comum na atualidade, tornando as operações mais precisas e seguras. E você sabia que dá para utilizar a tecnologia para várias outras coisas, inclusive para aumentar os lucros da sua empresa? Para isso, nada como investir no bot de vendas!

O que é um bot de vendas?

Quem acompanha as novidades da indústria 5.0, que está em expansão na Ásia, na Europa e na América do Norte, nem imagina que até meados do século XX pensar em robôs capazes de pensar e falar era uma verdadeira ilusão. De lá para cá, muita coisa mudou e o que era coisa da imaginação já se tornou realidade. 

Uma prova disso são os bots de vendas, softwares inteligentes desenvolvidos para realizarem interações e comandos sem a necessidade do toque humano. Basicamente, eles funcionam com informações pré-estabelecidas, que ajudarão não apenas na recepção dos clientes, mas em toda a jornada de compra.

Não só isso, é válido citar que os robôs são excelentes para agilizar os processos de negociação. Assim, uma empresa que vende máquinas empacotadoras, como a embaladora filme pvc, poderá contar com a tecnologia para orientar o cliente na melhor decisão e, logo em seguida, encaminhá-lo para o pagamento, por exemplo.

Como utilizar o software?

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, a utilização do bot de vendas deverá ser pensada com cuidado, assegurando que todos os recursos que o cliente necessita para finalizar a compra com segurança sejam oferecidos. Entre os principais pontos a serem considerados, estão: 

Objetivo da ferramenta

Um bot de vendas pode ser empregado em diferentes etapas do funil de vendas, fazendo com que seja importante pensar nos objetivos da ferramenta antes de programá-la. Para explicar melhor sobre o assunto, pense em uma empresa que deseja instalar um corrimão de alumínio nas escadas do seu edifício.

Provavelmente, o funcionário responsável pela compra precisará pesquisar os modelos e preços antes de fechar o negócio. Nesses casos, o bot de vendas poderá ser desenvolvido para segmentar e direcionar essa pessoa, auxiliando na captação das informações necessárias para garantir um atendimento mais otimizado.

Defina o canal de comunicação

O universo digital é muito amplo, o que permite que um bot de vendas possa ser programado para atuar em diferentes canais de comunicação, como em sites, blogs e até mesmo nas redes sociais, como no Facebook, no Instagram, no Messenger e no WhatsApp. 

Em alguns casos, a própria plataforma oferece uma biblioteca digital com os recursos necessários para a criação do robô. No entanto, caso o desejo seja por um sistema mais sofisticado, com um número maior de funções e fluxos, é importante a contratação de um profissional especializado. 

Crie diferentes fluxos

Já foi ao supermercado e quando estava no caixa percebeu que esqueceu de pegar algum item muito importante? Sem dúvidas, isso é algo muito frustrante, pois ou você terá que desistir do produto ou parar a fila para ir buscar. Uma grande confusão. Certo? 

Agora, já pensou como seria esquecer alguma mercadoria em um processo de compra digital com o suporte de um robô? É por isso que é importante pensar em diferentes fluxos que poderão ser desenvolvidos, garantindo que o cliente tenha a melhor experiência possível. 

Além de tudo o que já foi citado, é indispensável que uma equipe de marketing fique responsável pela criação das estratégias, recriando interações humanas com o apoio da tecnologia, e que o sistema seja testado antes de ser liberado oficialmente. 

Gostou do nosso post sobre como aplicar o bot de vendas em seu negócio? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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