Categories: Gestão e Negócios

ChatGPT: o que é e como usar

Você sabe o que é ChatGPT? Não é novidade que a tecnologia tem possibilitado cada vez mais a criação de ferramentas para a automação de tarefas, é justamente nesse cenário que nasce o ChatGPT, recurso que tem muito a ver com tudo que envolve a inteligência artificial.

Como esse é um termo novo que surgiu na internet, vamos te ajudar a entender melhor como funciona essa inovação e como ela pode influenciar na experiência dos clientes, sejam eles de uma empresa de cozinha planejada ou em uma livraria.

O que é ChatGPT?

Antes de mais nada, é fundamental entender um pouco mais sobre essa inovação tecnológica.

O uso de inteligência artificial (IA) vem ganhando cada vez mais força e se tornando popular, além de ter um papel de destaque no mercado, com isso altos investimentos em desenvolvimento e pesquisa vêm sendo feitos.

Além disso, graças às vantagens oferecidas pelas ferramentas da inteligência artificial, ela vem se tornando bem popular no mundo empresarial, com isso empresas de tubos de aço, lojas de produtos eletrônicos, fábricas enfim, conseguem se beneficiar com o seu uso.

Esses sistemas são muito utilizados principalmente na prestação de atendimentos cada vez mais rápidos e eficientes, com isso a IA vem proporcionando aos negócios uma maior escalabilidade ganhando mais qualidade.

E a inovação que vem dando o que falar é o ChatGPT, que foi lançado no final do ano de 2022, ainda é uma versão beta, mas já tem muita gente de olho.

Com apenas uma semana de lançamento, essa plataforma acumulou mais de 1 milhão de contas cadastradas, todos muito curiosos em saber se o ChatGPT realmente promete o que cumpre, ou seja, responder perguntas complexas e escrever artigos.

Essa ferramenta é uma continuação dos projetos denominados GPTs, de inteligência artificial, e o ChatGPT em especial é um algoritmo que foi desenvolvido para a criação de diálogos virtuais.

É a partir do emprego de redes neurais e muita tecnologia de machine learning que o ChatGPT consegue proporcionar uma interação muito realista para os usuários, oferecendo uma comunicação fluida.

Se você não está entendendo muito sobre o seu funcionamento, fique tranquilo pois vamos explicar com mais detalhes no próximo tópico, por enquanto é importante saber que essa é uma ferramenta muito promissora que promete ser uma grande revolução.

Toda tecnologia empregada no ChatGPT, sem sombra de dúvidas, representa um novo marco, que pretende revolucionar a interação entre as empresas e os consumidores.

Por exemplo, uma empresa de pulseira de identificação, ao utilizar essa ferramenta, irá conseguir aprimorar o bate-papo da sua marca e a conversação entre os seus consumidores e os boot que usa. Veja como a seguir.

Como funciona o Chat GPT?

De começo o ChatGPT parece ser um chatbot usual, com uma interface bem simples e intuitiva, mas quando o diálogo com essa ferramenta começa, o usuário consegue ter uma ideia do grande avanço tecnológico que ele representa.

Ele funciona de uma maneira bem semelhante a um envio de um SMS ou como nos comunicamos nos aplicativos de mensagem instantânea.

Dessa forma o usuário escreve uma mensagem como: “Onde encontrar talha elétrica” que pode ser na caixa de texto ou em formato de comando, e o ChatGPT começa a responder com base na inteligência artificial.

Tudo que é respondido é com base em respostas anteriores e com isso ele representa um grande aprimoramento na sua programação inicial, tudo isso só é possível graças ao uso da tecnologia machine learning.

Esse reconhecimento vem sendo afinado a cada interação do sistema com um novo usuário, de forma prática a tecnologia usada no ChatGPT pode ser usada na automação de diversas tarefas.

Dessa forma, quando uma empresa de etiqueta autoadesiva personalizada, por exemplo utilizar essa ferramenta, pode automatizar as seguintes tarefas:

  • Assistentes virtuais;
  • Bots de atendimento;
  • Serviço de suporte.

Para que isso seja possível, é necessário que se tenha uma larga escala de informações e dados, com isso será possível refinar cada vez mais e tornar o desempenho do ChatGPT muito mais eficiente.

Vantagens do ChatBot de inteligência artificial

A principal vantagem do ChatGPT é, sem sombra de dúvidas, a sua forma revolucionária de se relacionar com o usuário, permitindo assim que ocorra um diálogo mais fluido e realístico, onde as perguntas e respostas acontecem de forma personalizada.

Exemplo, quando você entra em contato com o chat de uma empresa de placa de segurança do trabalho para tirar algumas dúvidas, deseja que suas respostas sejam as mais claras possíveis, e não apenas algo automático que não resolva seu problema.

Pois é exatamente dessa forma que o ChatGPT funciona, com isso ele conseguirá dar as trativas de uma maneira mais objetiva, resolvendo de fato o problema dos clientes, realizando assim contestações e rejeições referente às entradas encaminhadas.

Com isso essa ferramenta terá um forte impacto em diferentes segmentos do mercado, revolucionando assim uma era, afinal as empresas contam com chatbots, que nem sempre conseguem entender o que o problema do cliente, tornando a comunicação muito difícil.

Essa ferramenta irá trazer uma nova perspectiva, permitindo com que empresas de todos os segmentos consigam ser mais escaláveis sem perder a qualidade dos seus serviços.

Dessa forma, quando um cliente entrar em contato com uma empresa de gestão de infraestrutura de TI, conseguirá resolver todos os seus problemas no chat sem ter nenhum conflito de comunicação.

Como usar o ChatGPT?

Se você ficou interessado nessa inovação tecnológica e quer testar o ChatGPT, saiba que ele já está disponível para download, a sua utilização ainda não é monetizada, dessa forma qualquer pessoa pode ter acesso a ela.

Nesse primeiro momento a ferramenta não é monetizada para facilitar a coleta de dados e aprimorar o seu sistema, com isso ela consegue otimizar a experiência dos usuários, então aproveite esse momento, pois logo terá um custo para sua utilização.

Sendo assim, se você tem uma empresa de verniz automotivo e quer saber como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio, confira o passo a passo a seguir e faça o teste do ChatGPT.

  • Acesse a página da ferramenta;
  • Faça o cadastro na plataforma;
  • Feito o cadastro, você estará logado;
  • Após isso você já consegue utilizar o ChatGPT.

Depois de todo esse processo, você já pode testar, utilizando a caixa de texto no meio da página. Faça alguma pergunta ou peça algo, clique na seta de envio e espere sua resposta.

Diferença do ChatGPT para outros chatbots

Como você já deve ter percebido, o ChatGPT não é apenas um chatbot, pois ele consegue levar a sua funcionalidade desse recurso a um outro nível.

Isso se deve à sua capacidade de conseguir criar diálogos realistas e não apenas mensagens automáticas, além de ter uma responsividade bem semelhante aos assistentes virtuais de última geração.

Já os bots de conversas convencionais que temos contato diariamente nos atendimentos das empresas tendem a ser bem úteis, porém são encontradas diversas limitações e o atendimento costuma ser bem breve.

Com isso, nem sempre é possível atender todas as necessidades do cliente.

Os chatbot tradicionais são muito bons para o redirecionamento para páginas de FAQ, para abrir chamados de suporte, realizar consultas de informações online, mas não consegue resolver todos os problemas dos clientes.

Cuidados ao utilizar o ChatGPT

Como tudo, o ChatGPT tem seu lado bom e ruim, por isso é importante que as empresas estejam atentas a esse poréns para saber se de fato vale a pena o uso dessa ferramenta em seus serviços.

Que ela é uma ferramenta muito competente e sofisticada, não temos dúvidas, porém o ChatGPT ainda é uma inteligência artificial, por isso é necessário que se tenha alguns cuidados e sabedoria na hora de utilizá-lo.

Em primeiro lugar é preciso estar atento à veracidade dos conteúdos gerados pela inteligência artificial. Como é um sistema, pode ser que algumas informações sejam imprecisas, principalmente porque o ChatGPT é uma tecnologia recente.

Por isso é muito importante que todas as informações sejam checadas e que os textos sejam verificados se estão sendo escritos de acordo com a proposta que consiste a linha editorial.

Nesse primeiro momento, o ChatGPT deve ser usado de maneira complementar, e se você mesclar a precisão e agilidade da inteligência artificial com a criatividade e empatia do pensamento humano, terá testes funcionais e respostas personalizadas.

Dessa forma, baixe e teste o ChatGPT e entenda como ele pode agregar em seu negócio, afinal esse promete ser o futuro da comunicação entre cliente e marca. Não fique por fora dessa nova tecnologia, senão pode ser passado para trás no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Guia Investimento

Guia do Investimento: onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

2 dias ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

2 dias ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

3 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

3 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

3 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

3 dias ago