Círculo cromático: 3 formas de combinar cores

Criar combinações de cores, seja para um evento social ou para enfeitar o produto que será colocado nas prateleiras de todas as lojas da região, é uma arte em si, pois as cores importam bastante, especialmente no mundo consumidor.

Quando você pensa no banco NuBank, por exemplo, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é a cor roxa. E com essa cor é possível fazer a ligação na mente da pessoa sobre esse serviço. E isso ocorre graças ao círculo cromático.

E nesse post iremos ver como a combinação de cores pode fazer a diferença, além de formas para usá-la da melhor maneira possível. Por exemplo, uma empresa que vende produtos como rótulos adesivos usa uma cor alegre, como um tom suave de amarelo, logo a marca é facilmente reconhecida.

Mas o que seria esse círculo cromático?

Em termos simples, é um círculo que mostra todas as cores e seus derivados. Por exemplo, a cor primária azul pode dar origem a cores como azul mais claro ou então, escuro.

Existe ainda a teoria cromática onde, resumidamente, o nosso cérebro atribui um valor para uma determinada cor usada em uma situação que pode ser positiva ou negativa. Por exemplo, um hospital que usa linhas vermelhas para indicar os departamentos pode atribuir uma mensagem mais sombria do que era planejado.

E para evitar certas gafes, segue abaixo as nossas dicas para criar uma embalagem no seu produto que chame atenção, de uma forma positiva, e que ao mesmo tempo faça com que as pessoas criem um gatilho mental em relação a sua mercadoria ou serviço.

Primeira dica: combinações complementares 

Já deve ter ouvido falar da frase “os opostos se completam” e é verdade no mundo das cores. Usar cores complementares como azul e vermelho pode criar atmosfera que deseja transmitir.

Por exemplo, uma empresa que lida com confecção de uniformes irá abrir uma filial no Rio de Janeiro, e para ilustrar a mensagem usam as cores preto e vermelho, simbolizando a seleção do Flamengo, pois muitos cariocas são torcedores dessa seleção, logo, acabam criando uma conexão com esse público.

Esse pequeno truque permite que a sua marca se associe com uma marca ainda famosa e irá chamar atenção das pessoas. Uma agência imobiliária que usa as cores de um filme internacionalmente famoso também pode ser beneficiada com essa associação.

Muitas designers estão com a teoria das cores na mente, como usar o verde, o azul ou o amarelo para transmitir uma mensagem, e ainda por cima, que seja entediada como foi proposta. É um desafio que todo bom designer enfrenta, mas como falamos aqui contrastes podem ser uma ajuda.

Segunda dica: Que tal três cores?

Usar três é uma opção que pode ser encontrada em storytelling, mas pode ser também aproveitada para a elaboração de um novo design de um produto. Pois essas camadas podem atrair muito mais os consumidores, do que apenas uma cor, podendo assim, transmitir a mensagem desejada.

Por exemplo, uma companhia que trabalha serviços de calibração de instrumentos, decidiram criar um infográfico explicando com mais detalhes o procedimento oferecido, e para isso, usam uma combinação, de verde, amarelo e vermelho, o que acaba atraindo os leitores para saber mais.

Terceira dica: Cores analógicas, cores iguais 

A nossa última dica remete às cores analógicas, ou seja as cores iguais para cativar o seu público alvo. Você pode usar até cinco combinações com esse estilo. E é ideal caso queira enviar um sentimento de calma e sensibilidade para as pessoas.

E para concluir, falamos aqui que cada combinação precisa estar alinhada com o que você planeja ofertar. E também, é essencial que tenha um senso de criatividade para combinar cores e até formas, mas as nossas dicas podem ajudar você caso dele um bloqueio criativo.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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