Gerenciar uma empresa é sempre muito desafiador, pode-se comparar com um malabarista administrando muitos objetos ao mesmo tempo. Cada objeto representa uma obrigação diferente como gestão de pessoas, clientes, produção e muitos outros.
O gestor deve sempre estar atualizado, não só com questões diretamente ligadas à operação da empresa como novas tecnologias que viabilizam uma máquina de gelo industrial mais eficiente, mas também para questões macro que envolvem política e economia.
Se em condições normais administrar um negócio é um malabarismo, fazer isso durante uma crise é como ter malabares e ainda precisar se equilibrar em uma corda bamba. Continue a leitura para descobrir formas de administrar um negócio em tempos de crise.
IDENTIFIQUE SUAS PRIORIDADES
Um conceito que pode parecer até óbvio demais, afinal é sempre preciso definir as prioridades de um negócio. Diante de uma crise, porém, cortar qualquer coisa que não seja extremamente essencial para a manutenção da operação da empresa pode determinar sua sobrevivência ou não.
Se estava nos planos a substituição da mesa da sala de reuniões por um belo exemplar de uma mesa rústica de madeira é melhor cancelar essa ideia e focar as energias em outras decisões importantes.
Nesse momento pode ser uma boa solução realizar um levantamento completo de todos os projetos acontecendo em cada setor da empresa e identificar quais podem ser pausados sem prejudicar a experiência do cliente ou os resultados do negócio.
PLANEJAMENTO
Pode parecer meio incoerente falar de planejamento durante uma crise, mas pode ser exatamente a falta dele que colocou a empresa nessa situação primeiramente. É necessário identificar quais serão as ações tomadas para contornar a situação.
Crie um grupo de trabalho em que profissionais de diferentes áreas busquem soluções diversificadas como campanhas de vendas para gerar caixa, parcerias com novos fornecedores e novas oportunidades de negócio, por exemplo.
Planejar e prever os possíveis resultados para as decisões a serem tomadas são importantes para que as atitudes sejam baseadas em dados concretos, minimizando decisões por impulso que no lugar de ajudar prejudicam ainda mais a situação.
FOCO NAS FINANÇAS
Momentos de crise normalmente causam reflexos negativos na saúde financeira da empresa. Nesse caso é importante adotar medidas que permitam manter o fluxo de caixa positivo, afinal é muito importante ter disponibilidade de dinheiro.
Faça uma gestão de estoque mais enxuta, analisando a demanda por produto permitindo compras de reposição mais assertivas e evitando que muito dinheiro fique parado em estoque.
Se está se aproximando um período do ano que normalmente há um aumento de vendas de produtos como purgador de vapor, por exemplo, foque nele e não em itens que apresentam baixa demanda.
Revise os processos e identifique qualquer oportunidade de redução de gastos, se possível, adote modelo de trabalho híbrido, para reduzir as contas de consumo, reduza as impressões e estimule o compartilhamento de arquivos digitais. Pequenas ações quando somadas podem representar grandes resultados no fim de um período.
Renegocie dívidas, busque alternativas para substituir as mais caras por dívidas menos onerosas. Se for preciso, estude muito bem as alternativas de crédito disponíveis e avalie os impactos no médio e longo prazo também.
Os desafios de estar à frente de uma empresa durante uma crise são imensos, porém não é impossível superar essa fase e garantir a continuidade do negócio. Busque ajuda e soluções dentro e fora de sua empresa para superar essa situação e dar continuidade para os negócios.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.