Aumentar o tráfego de seu site de forma orgânica é uma estratégia de longo prazo. Mesmo assim, é eficaz e serve para todos os tipos de sites, desde os portais de notícia até aquele que se refere a uma empresa de máquina seladora de embalagens, por exemplo.
Esses retornos são muito melhores do que aqueles feitos com publicidade paga, guest blogging e outras táticas de marketing. O problema é que não há atalhos para aprender como aumentar o tráfego orgânico e, se precisar de algo ‘para agora’, terá que recorrer a outras formas.
Mas, se o intuito é gerar leads com o mínimo de investimento, precisará entender como eles funcionam. Primeiramente, faça um planejamento do tipo de conteúdo que deseja publicar, bem como acompanhe o desempenho dos posts via Google Analytics. Para que sua experiência seja ainda maior, continue com a gente.
Verifique quais as seções que seus possíveis clientes utilizam nos mecanismos de busca. Isso transforma-se numa espécie de balcão refrigerado inox, que equilibra a temperatura e os esforços que estão dando certo com aqueles que ainda colocará em sua estratégia.
Os números de engajamento para seções de perguntas e respostas ajudam a aproximar o seu público. Normalmente, quando chegam por esse tipo de interação, o índice de clique é de, aproximadamente, 40%.
Se o seu conteúdo já estiver entre os principais resultados de uma pesquisa, os benefícios serão ainda maiores. Ou seja, permitirá que você obtenha mais tráfego orgânico que de outra forma não conseguiria. Quer mais? Poderá ficar à frente de seus concorrentes e gerar novos núcleos.
Otimize seu conteúdo para fornecer respostas concisas às perguntas que os usuários estão procurando. Uma palavra-chave importante pode ser, por exemplo, ‘O que é conserto de bomba?’.
Monte um texto com cerca de duas mil palavras, uma meta descrição chamativa, links de entrada e saída, bem como palavras-chave de cauda longa.
O conceito de lacuna da palavra-chave é simples. Mas vá além e veja aquelas que seus concorrentes estão segmentando, mas você não. Se excluir palavras-chave de marca, encontrará tópicos com possibilidades de aparecer para seus usuários. Pense que, às vezes, eles estão procurando e estão encontrando nenhum conteúdo seu.
Fechar essa lacuna não é apenas uma ótima maneira de aumentar o tráfego para seu site, mas também o torna mais competitivo. Além disso, pesquisar essa lacuna ajudará você a identificar ideias de conteúdo que você pode perder.
Com uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar ferramentas que trabalham focadas neste conceito. O Ubbersugest, por exemplo, analisará essas lacunas rapidamente. A assinatura pode até ser cara, mas é um investimento necessário, principalmente para quem não entende nada sobre o tema.
Ao analisar palavras-chave, a maioria das pessoas verifica aquelas com alto volume. Mas essa é uma estratégia que, muitas vezes, não dá certo. Tudo porque você ‘lutará’ contra um site com domínio de autoridade mais elevado que o seu.
Basta, portanto, vestir seus colaboradores com uniformes profissionais e tentar a sorte com palavras-chave de concorrência moderada ou baixa. Ao estruturar bem um texto, aos poucos ficará conhecido dentro de seu nicho.
Identifique o volume de pesquisas não só com o Ubbersugest, mas também com o Google Keyword Planner. Com o planejador, você pode ordenar palavras-chave nas seguintes categorias:
Por definição, palavras-chave de baixa concorrência devem ser fáceis de classificar. Mas lembre-se de descrever um conteúdo com boas pesquisas e boa estruturação. Ainda assim, a maioria das pessoas ignora esse detalhe, pois produzir esse conteúdo exige um esforço extra, ou seja, precisa ser pensado corretamente em relação ao potencial expoente de tráfego.
Para um novo site, segmentar esses tipos de palavras-chave pode ser uma maneira decente de obter pequenos aumentos no tráfego. Para obter os melhores resultados possíveis, confira quais palavras-chave estão ao seu alcance e agrupe-as numa planilha. Dessa forma, você pode usar uma única postagem para segmentar várias opções.
Essas são algumas dicas para que você atraia vários clientes, ao longo do tempo, com o tráfego pago.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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