Todo empresário sabe a importância de investir em marketing, certo? Essa área é responsável por avaliar todos os desejos, anseios e necessidades dos consumidores. Dessa forma, terá retenção de clientes e lucros incríveis.
Mas você conhece o endomarketing? Se ainda não, coloque etiquetas adesivas no tema e saiba que, muito além da comunicação interna, ele é direcionado para todas as pessoas que compõem a organização.
Seu objetivo é engajar os colaboradores, fazê-los vestir a camisa da equipe e, com isso, melhorar o bem-estar e o desempenho de cada um. Continue com a gente para saber mais!
Benefícios do endomarketing
Um trabalhador motivado pode ser 30% mais criativo e produtivo do que outro que está desmotivado. Tiramos isso de pesquisas feitas ao redor do mundo que adicionam ainda as seguintes informações:
- Elas mostram maior energia e dinamismo em suas tarefas de trabalho;
- As empresas com este perfil de funcionário são mais eficientes.
Assim como no dia a dia, terão a intenção de vislumbrar o lado bom dos problemas ou incidentes que surgem, como uma espécie de dobra de chapa, que se adequa a vários tipos de conexão.
Da mesma forma, um ambiente agradável permite que os indivíduos tenham relações pessoais positivas, controle e autonomia, desenvolvam sua criatividade, alcancem objetivos e, portanto, conquistem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O endomarketing (ou marketing interno) ajuda nesta vertente, pois constrói uma equipe motivada e reduz a rotatividade. Note: as empresas não têm os mesmos salários ou possibilidades de crescimento reduz a produtividade.
Ainda assim, dá para aumentar a produtividade com a lista abaixo:
Promova eventos para o público interno
A realização de eventos direcionados aos colaboradores é uma estratégia que os deixará felizes e satisfeitos.
Alguns dos eventos mais interessantes para o público são palestras, oficinas sobre processos de trabalho, café da manhã com o objetivo de integrar as equipes, entre outros encontros.
Se este for o pensamento, chame nomes de destaque no setor com o objetivo de compartilhar ensinamentos e experiências, trazer motivação ou, até mesmo, estimular a criatividade.
O impacto pode ser comparado a uma locação de gerador de energia dentro de um mega-evento. Ou seja, um não vive sem o outro!
Mantenha um canal de comunicação eficiente
Poucas coisas deixam um colaborador tão frustrado e desmotivado quanto a sensação de não ser ouvido por seus superiores.
Portanto, uma das melhores práticas do endomarketing é construir um canal de comunicação interna eficiente. Será ali que os colaboradores irão falar e serem atendidos e onde a organização se comunicará para trazer novos elementos do dia a dia, como aumento de vale refeição, novidades nos horários do transporte interno e etc.
Pense também em soluções como o bom e velho email, grupos de WhatsApp, redes sociais internas, uma solução na intranet ou outros canais adequados ao tamanho e perfil da sua organização.
São benefícios que, num primeiro momento, podem parecer pequenos, mas não se engane, o endomarketing é extremamente eficaz.
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