Como criar as personas do seu negócio

Se você trabalha com marketing, publicidade ou dentro de qualquer outra área da comunicação, já deve ter ouvido falar sobre o termo persona, certo? Ou ao menos já foi perguntado por algum superior ou quem está ao seu redor sobre qual a persona ideal do seu negócio. 

Esse é um termo comum, e independente de qual produto você venda, seja até algo mais específico como detergente clorado, ou qual serviço você executa, a persona sempre vai estar presente dentro do seu negócio, e ser algo fundamental para ter resultados melhores. 

Você já ouviu falar sobre esse termo? Se ainda não fique tranquilo, vamos explicar tudo sobre ele neste artigo, então continue lendo para não perder nenhum detalhe. 

O que é Persona?

Persona significa a representação fictícia do seu cliente ideal, ou seja, qual é o seu público-alvo, e como é o comportamento da pessoa que é considerada seu consumidor, qual é a média de sua faixa etária, sexo predominante, localização geográfica, profissão, renda mensal, gostos pessoais, hobbies, e por aí vai. 

A persona é o que seria do cliente ideal, aquele que se encaixa dentro de um grupo que é maioria dentro do seu comércio. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento de seus clientes, quais são suas dores, dificuldades, histórias pessoais, motivações, objetivos e preocupações. 

Todos esses fatores ajudam a entender o que o seu cliente ideal precisa, e o que você pode fazer para chegar até ele. A persona é fundamental pois atua como uma espécie de guia, que engloba, claro, questões como idade e sexo, mas vai ainda mais além, como o comportamento do consumidor, suas tendências, necessidades e desejos. 

Ela é um conceito mais específico do que o público-alvo em si, e aborda questões mais profundas. As personas são diferentes e variam de acordo com o negócio, uma empresa que vende bomba centrífuga, deve ter personas diferentes do que quem vende artigos de material esportivo. 

Devido a toda essa importância, separamos um passo a passo de como criar as personas ideais para o seu negócio. 

Colete os dados dos clientes

O primeiro passo para começar a montar a sua persona ideal, é coletar os dados de seus clientes, para isso, é possível fazer algumas pesquisas para que as pessoas preencham suas informações e forneçam seus dados para você. 

Você pode fazer uma pesquisa mais quantitativa, que abrange um número maior de pessoas mas é mais vaga, ou qualitativa, que é algo mais profundo porém com um número menor de pessoas abordadas. No caso da Persona, vale a pena investir na qualidade. 

Monte alguns questionários e envie para o seu público através de e-mail ou deixe ele visível em seu site, peça para todos seus clientes preencherem ele, e busque até mesmo bonificar caso a pessoa consiga respondê-lo. Quanto mais informações você coletar de seu público, mais certeiro será a sua persona. 

Faça perguntas assertivas e relevantes

Dentro dessa pesquisa ou em qualquer outra oportunidade, é preciso fazer perguntas assertivas e relevantes para seus clientes, busquem abordar algumas áreas como a demográfica (qual seu gênero, idade, profissão, cidade, escolaridade, etc), pessoal (como é a sua rotina, o que gosta de fazer no tempo livre, hobbies, etc) e profissional (qual seu principal objetivo, qual seu cargo, quais seus desafios, etc). 

Também é importante abordar perguntas mais específicas, como a forma que a pessoa consome conteúdo, quais as redes sociais usadas, como ela se mantém informada, e etc, os hábitos de compra, como quais marcas ela usa, onde costuma comprar, porque consome aqueles produtos, e qual a  relação dela com a sua empresa, o que levou ela a procurar seu negócio, qual a maior qualidade, etc. 

Analise os dados coletados

Depois de todos os formulários e perguntas realizadas, é hora de analisar o que seu público respondeu sobre sua empresa de fios e cabos elétricos e todas as outras questões que você levantou. Conforme você for analisando, provavelmente vai perceber um certo padrão dentro das respostas. 

Talvez a escolaridade com ensino médio completo sendo a maioria das respostas, ou uma marca padronizada na compra das pessoas, e por aí vai. É a partir da coleta dessas particularidades que você começa a montar a sua persona ideal, seja bem crítico, fique atento aos pontos em comuns, e utilize o critério com muito cuidado e atenção. 

Criação da Persona

Ao analisar os dados de maneira criteriosa, você começa a enxergar a sua persona ideal, através do padrão de resposta de seus clientes, é preciso que você comece a enxergar essa persona como alguém que está ali, com nome e sobrenome, e todas as suas informações coletadas. 

Aquele padrão vai servir como base para você sempre pensar no seu cliente ideal, na hora de desenvolver produtos, campanhas, ou qualquer ação dentro do seu negócio, a persona sempre será o espelho daquilo que você deve fazer e para quem deve fazer. 

A persona é mais importante do que você esperava dentro do seu negócio, certo? Se você ainda não possui uma persona no seu empreendimento, comece a criar a sua imediatamente. Se gostou do nosso artigo não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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