Para empresas que estão começando, ou mesmo que já estão há tempos no mercado, contar com uma equipe engajada com as metas de desenvolvimento corporativo, é um problema notório e que muitas vezes dificulta os processos produtivos.
Uma equipa bem engajada pode trazer uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:
- Bom relacionamento entre empresa e cliente;
- Aumento de vendas e clientes fidelizados;
- Diminuição de reclamações e problemas;
- Valorização da marca;
- Tranquilidade para instalar novos projetos.
Entretanto, se você tem uma empresa que vende balas personalizadas, por exemplo, talvez esteja se perguntando: “como despertar o potencial de minha equipe?”.
Sabendo que trata-se de um tabu para empreendedores e empresários, produzimos esse artigo para transmitir ideias e formas de como conseguir alcançar esse objetivo e melhorar os resultados da empresa.
Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Faça feedbacks positivos
O feedback é uma ferramenta que faz parte do gerenciamento corporativo há alguns anos. Entretanto, boa parte das empresas faz do feedback um sinônimo de temor para os colaboradores, e não deve ser bem assim.
O costume de criar feedbacks para apontar erros e eventuais problemas acaba gerando frustrações e diminuindo o engajamento de um funcionário. Mas não estamos dizendo que os feedbacks tem que acabar.
Pelo contrário, os feedbacks devem ser aplicados de forma positiva também. Quando o funcionário bate a meta do mês na venda de painel de comando, por exemplo, ele merece ser cumprimentado pela gerência ou até mesmo pelo proprietário da empresa.
Esse tipo de ação cria raízes que aproximam o funcionário do planejamento de metas da empresa. Portanto, se você ainda não utiliza a prática do feedback positivo, inicie agora mesmo!
Invista em endomarketing
Você já ouviu falar de endomarketing? Trata-se de uma estratégia de marketing voltada para o engajamento do cliente-interno, que são os colaboradores da empresa.
Os benefícios empresariais que as empresas oferecem aos seus colaboradores são considerados exemplos dessa estratégia endomarketing. Trata-se de organizar ações e planejar eventos para satisfazer, engajar e reter talentos.
Consequentemente um profissional que se sinta respaldado com ações que valorizam seu trabalho, que normalmente vão além da remuneração mensal, ajudam a manter o foco e despertar o potencial da equipe.
Insira o Day Off
Uma novidade do mercado que vem sendo introduzida em empresas de diversos segmentos é o Day Off. Essa estratégia visa dar folga remunerada para o colaborador no dia do seu aniversário.
Todas as pessoas gostam de comemorar o dia de aniversário fazendo coisas que ela tem vontade de fazer.
Implementar o Day Off é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar do funcionário nesse dia tão especial, presenteando de forma inusitada ou formal, criando assim, elos mais próximos com a equipe.
Trabalhe com metas e bonificações
Sabemos que sua empresa já paga o salário para os funcionários e isso por si só é um grande estímulo, entretanto, a falta de bonificações de médio e longo prazo, em comparação ao índice de problemas que a empresa pode apresentar nesse período, tende a diminuir o engajamento dos funcionários com os projetos da empresa.
Para uma empresa que vende cabine primária, por exemplo, é importantíssimo criar metas e determinar bonificações pessoais e coletivas para gerar mais foco ao grupo de funcionários e consequentemente despertar o potencial da equipe.
Esse foi o artigo falando sobre como despertar o potencial da sua equipe. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing, empreendedorismo e gestão empresarial.