Gestão e Negócios

Como evitar o excesso de estoque?

Pode não parecer, mas muitas empresas têm uma dificuldade enorme de conseguir gerenciar o seu estoque da maneira correta, e isso pode acarretar em grandes dificuldades logísticas e financeiras. O gerenciamento de estoque é uma das tarefas mais importantes dentro de qualquer empresa como as que trabalham com a confecção de uniformes, por exemplo. 

Ter produtos em falta pode acarretar em perda de dinheiro, mas ter produtos sobrando gera desperdício, uso de espaço desproporcional e, consequentemente, também perde dinheiro, ou seja, é fundamental que exista um equilíbrio para que você não seja prejudicado de nenhum lado. 

Se você está cansado de ver seus produtos parados pegando poeira no canto do seu estoque, no texto de hoje nós vamos te ajudar, separamos algumas dicas de como você pode evitar o excesso de estoque. Pronto para conhecer? Então, vamos lá!

Organize suas compras e atue por demanda

O primeiro passo para ter um estoque sem excessos é justamente fazer uma boa organização e gestão das suas compras, procure adquirir itens ou matéria prima que você realmente irá utilizar ou que existe necessidade, nada de querer comprar a mais porque está em promoção ou por ver uma oportunidade de negócio. 

Busque ser consciente, e faça seu planejamento de compras com base na demanda que você recebesse algum tipo de produto vende mais,como uma luva de vaqueta, por exemplo, invista um pouco mais nele, caso contrário, busque ter um estoque balanceado, sem pensar em promoções e sim na demanda dos seus produtos, isso evita o excesso de estoque de seus produtos. 

Realize inventários com frequência

Quem trabalha como estoquista já sabe que os inventários fazem parte do cotidiano de qualquer profissional dessa área, através deles, você consegue controlar a quantidade de produtos disponíveis no seu negócio, porém, para que ele seja eficiente precisa ser realizado com frequência e todos os produtos devem estar separados e etiquetados, de forma que fique fácil a visualização do estoquista. 

Com tudo categorizado, a contagem do inventário é realizada de forma muito mais simples e assertiva, disponibilizando os dados corretos e fazendo com que você tenha uma noção muito maior e melhor de todos os produtos disponíveis para você. 

Tenha controle sobre o seu negócio e os produtos mais procurados

Além de ficar de olho no estoque, para que você não sofra com o excesso é preciso ter controle de todo o seu negócio de maneira geral, o fluxo de vendas, a logística de entrega, a compra de itens com fornecedores, tudo isso corrobora para que seu estoque não fique com produtos parados. 

Acompanhe cada etapa do sistema logístico, fique por dentro de cada venda e detalhe que engloba a sua empresa, quanto mais antenado e em cima você estiver em determinadas situações, maior será seu controle. Além disso, procure dar foco nos produtos mais procurados, como dissemos anteriormente, a compra deve ser feita sempre visando a demanda. 

Conte com fornecedores de confiança

O fornecedor é peça chave dentro de todo o seu sistema logístico, ele não pode ser só aquele cara que encaminhe e entrega os pedidos de compra, é preciso ter uma relação próxima, de parceria e confiança, ter um fornecedor confiável faz com que ele já conheça todo o seu processo, agilizando o funcionamento e fazendo com que toda a sua engrenagem profissional atue de maneira muito mais simples. 

Tendo um fornecedor de confiança, ele já entende seus processos futuros, agilizando a demanda e atuando conforme o solicitado, além de é claro, oferecer qualidade e agilidade em todo o processo, o que faz com que você consiga ter em mãos, apenas o necessário, como uma batedeira industrial que está sendo extremamente vendida. 

Utilize softwares e ferramentas de gestão de estoque

É impossível pensar em gestão de estoque sem acrescentar a tecnologia no meio, presente em diversas áreas da nossa vida, ter recursos tecnológicos é algo imprescindível também nesse sentido, as empresas estão cada vez mais digitais, e não utilizar esses recursos pode deixar todo o processo muito mais lento e sujeito a falhas. 

Utilize softwares que te fornecem indicadores sobre seu estoque, vendas, compras, e muito mais, com todas as informações disponíveis em uma só plataforma, fica muito mais fácil de gerenciar e saber os itens que você precisa ou não comprar, além é claro, de ter uma noção maior do que está sendo mais vendido ou não. 

Você possui problemas com o excesso de estoque? Acredita que agora vai conseguir melhorar seu desempenho? Comente abaixo o que achou do texto de hoje e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Vanessa Andrade

Recent Posts

Por Que Cada Vez Mais Estrangeiros Vêm ao Brasil em Busca de Tratamentos

Nos últimos anos, o Brasil se consolidou como um dos principais destinos mundiais para quem…

3 dias ago

7 dicas de como gerenciar o tempo no dia a dia

Gerenciar o tempo representa um dos maiores desafios da vida moderna, já que a rotina…

1 semana ago

O Que Empreendedores Podem Aprender com a Resistência das Plantas

Se tem algo que todo empreendedor enfrenta é o desafio. Seja na forma de incertezas,…

1 semana ago

Espaços seguros e criativos para crianças

A criação de **espaços seguros e criativos** para crianças é uma prioridade essencial no desenvolvimento…

1 semana ago

O que os anúncios gerados por IA mostram sobre o futuro dos influenciadores virtuais

O marketing digital passou por transformações significativas, e uma das mais notáveis é a ascensão…

2 semanas ago

O Papel da UX na Performance de Campanhas Digitais

As campanhas de marketing não podem se dar ao luxo de subestimar a importância da…

2 semanas ago