Gestão e Negócios

Como fazer uma boa logística empresarial?

Ser dono do seu próprio negócio exige vários desafios e não é uma tarefa tão simples como muitos imaginam, é preciso ter um planejamento completo deixando sua empresa muito bem alinhada com aquilo que você deseja alcançar. 

E um dos pontos mais importantes dentro de qualquer negócio, independente da área de atuação, seja a venda de porta de aço ou um supermercado, é justamente a logística. Porém, quando falamos nesse termo vamos muito além do que você possa imaginar. 

Hoje vamos falar sobre a logística empresarial, ela vai muito além de traçar rotas de caminhão, acertar os horários de coleta e entrega de mercadorias ou arrumar seu estoque, essa terminologia é fundamental se você quer ver seu negócio tendo os melhores resultados e alcançando todos seus objetivos.

Então se você quer aprender como fazer uma boa logística empresarial continue lendo o texto que vamos te ensinar passo a passo. 

O que é logística empresarial?

Antes de ensinar como fazer uma boa logística empresarial, é preciso conhecer o que esse termo significa, de forma resumida, esse é um método ou até mesmo uma área da administração, responsável por organizar os processos de produção de uma empresa. 

Ou seja, ela tem como principal objetivo, agilizar e tornar todas as atividades e processos do negócio mais eficientes, desde o projeto de instalações elétricas para reformas internas, até a confecção e entrega do produto na casa de algum cliente. 

A logística empresarial, funciona em quatro pilares principais: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega dos produtos, seu grande objetivo é integrar todas essas atividades, tornando cada uma dessas etapas mais eficazes, econômicas e satisfatórias para os clientes. 

Agora que você já sabe o significado, separamos um passo a passo de como fazer uma boa logística empresarial, então, se atente aos detalhes para não perder nada. 

Encontre bons fornecedores

O primeiro passo para fazer uma boa logística reversa, é encontrar os fornecedores certos para o seu negócio, fazer uma boa pesquisa de mercado, buscar algumas referências e fazer uma análise sobre quais são os fornecedores utilizados pelos seus concorrentes. 

Se o material fornecido tiver uma qualidade ruim, o produto final, consequentemente será ruim, trazendo insatisfação por parte dos seus clientes, e gerando uma visão negativa sobre a sua marca. 

Então, tente sempre encontrar os melhores fornecedores e estabeleça uma relação com eles, quanto mais contato, aproximação e confiança com seus fornecedores, melhor será o material fornecido e consequentemente, a qualidade de seus produtos. 

Faça um bom gerenciamento do seu estoque

Depois de se preocupar com seu fornecedor, é hora de fazer a análise do estoque, sabemos que essa, é uma parte fundamental dentro de qualquer empresa, produtos parados por muito tempo, podem acarretar em vencimentos e consequentemente, perda de dinheiro. 

Assim como, não ter algum produto disponível, faz com que o cliente fique impaciente e procure o produto em outro lugar, então é preciso sempre ter um equilíbrio entre esses dois pontos, para isso, a gestão de seu estoque tem que ser impecável. 

Então é sempre importante ter um bom gerenciamento de estoque, com profissionais capacitados e até mesmo, o uso da tecnologia a seu favor. Dessa forma, você consegue ter um controle muito maior sobre a situação e consegue saber o que é necessário ou não para que sua empresa nunca fique parada. 

Escolha a transportadora certa

Por fim, o transporte dos produtos também é algo fundamental para uma empresa, assim como o laudo avcb é para os bombeiros. É através da transportadora, que você vai conseguir controlar a chegada ou saída dos produtos, cumprindo prazos com clientes, fornecedores ou distribuidoras parceiras. 

Ter uma boa transportadora significa organização e faz com que você consiga cumprir as metas pré estabelecidas com muito mais facilidade. Então se você ainda não possui um bom transporte, corra atrás e coloque isso como prioridade. 

Procure por referências, faça uma busca online, e encontre aquela que melhor se adapta a sua área, quanto melhor a transportadora, mais rápido será o fluxo de trabalho. 

Você já conhecia sobre a logística empresarial? Acha que com as nossas dicas irá conseguir implementá-la na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos se gostou do texto, até a próxima. 

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como Preparar seu E-commerce para Picos Sazonais

Black Friday, Natal, Dia do Consumidor, datas comemorativas e até campanhas próprias podem gerar picos…

1 semana ago

UX Atualizada: O que Realmente Importa para Conversão

A experiência do usuário deixou de ser apenas um diferencial competitivo e passou a ocupar…

1 semana ago

Os Erros Mais Comuns de Novos Empreendedores Digitais e Como Evitá-los

Plataformas acessíveis, ferramentas de marketing online e a popularização do e-commerce criaram a percepção de…

1 semana ago

O Crescimento dos E-commerces B2B e as Oportunidades Atuais no Mercado Digital

O comércio eletrônico passou por transformações profundas nos últimos anos, e um dos movimentos mais…

1 semana ago

Indicadores operacionais x estratégicos: Qual a diferença e quando usar cada um

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, a capacidade de medir e…

2 semanas ago

O passo a passo para colocar sua empresa no topo do Google na sua cidade

A busca por visibilidade digital nunca foi tão direta e urgente. Empresas de todos os…

2 semanas ago