Gestão e Negócios

Como fazer uma boa logística empresarial?

Ser dono do seu próprio negócio exige vários desafios e não é uma tarefa tão simples como muitos imaginam, é preciso ter um planejamento completo deixando sua empresa muito bem alinhada com aquilo que você deseja alcançar. 

E um dos pontos mais importantes dentro de qualquer negócio, independente da área de atuação, seja a venda de porta de aço ou um supermercado, é justamente a logística. Porém, quando falamos nesse termo vamos muito além do que você possa imaginar. 

Hoje vamos falar sobre a logística empresarial, ela vai muito além de traçar rotas de caminhão, acertar os horários de coleta e entrega de mercadorias ou arrumar seu estoque, essa terminologia é fundamental se você quer ver seu negócio tendo os melhores resultados e alcançando todos seus objetivos.

Então se você quer aprender como fazer uma boa logística empresarial continue lendo o texto que vamos te ensinar passo a passo. 

O que é logística empresarial?

Antes de ensinar como fazer uma boa logística empresarial, é preciso conhecer o que esse termo significa, de forma resumida, esse é um método ou até mesmo uma área da administração, responsável por organizar os processos de produção de uma empresa. 

Ou seja, ela tem como principal objetivo, agilizar e tornar todas as atividades e processos do negócio mais eficientes, desde o projeto de instalações elétricas para reformas internas, até a confecção e entrega do produto na casa de algum cliente. 

A logística empresarial, funciona em quatro pilares principais: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega dos produtos, seu grande objetivo é integrar todas essas atividades, tornando cada uma dessas etapas mais eficazes, econômicas e satisfatórias para os clientes. 

Agora que você já sabe o significado, separamos um passo a passo de como fazer uma boa logística empresarial, então, se atente aos detalhes para não perder nada. 

Encontre bons fornecedores

O primeiro passo para fazer uma boa logística reversa, é encontrar os fornecedores certos para o seu negócio, fazer uma boa pesquisa de mercado, buscar algumas referências e fazer uma análise sobre quais são os fornecedores utilizados pelos seus concorrentes. 

Se o material fornecido tiver uma qualidade ruim, o produto final, consequentemente será ruim, trazendo insatisfação por parte dos seus clientes, e gerando uma visão negativa sobre a sua marca. 

Então, tente sempre encontrar os melhores fornecedores e estabeleça uma relação com eles, quanto mais contato, aproximação e confiança com seus fornecedores, melhor será o material fornecido e consequentemente, a qualidade de seus produtos. 

Faça um bom gerenciamento do seu estoque

Depois de se preocupar com seu fornecedor, é hora de fazer a análise do estoque, sabemos que essa, é uma parte fundamental dentro de qualquer empresa, produtos parados por muito tempo, podem acarretar em vencimentos e consequentemente, perda de dinheiro. 

Assim como, não ter algum produto disponível, faz com que o cliente fique impaciente e procure o produto em outro lugar, então é preciso sempre ter um equilíbrio entre esses dois pontos, para isso, a gestão de seu estoque tem que ser impecável. 

Então é sempre importante ter um bom gerenciamento de estoque, com profissionais capacitados e até mesmo, o uso da tecnologia a seu favor. Dessa forma, você consegue ter um controle muito maior sobre a situação e consegue saber o que é necessário ou não para que sua empresa nunca fique parada. 

Escolha a transportadora certa

Por fim, o transporte dos produtos também é algo fundamental para uma empresa, assim como o laudo avcb é para os bombeiros. É através da transportadora, que você vai conseguir controlar a chegada ou saída dos produtos, cumprindo prazos com clientes, fornecedores ou distribuidoras parceiras. 

Ter uma boa transportadora significa organização e faz com que você consiga cumprir as metas pré estabelecidas com muito mais facilidade. Então se você ainda não possui um bom transporte, corra atrás e coloque isso como prioridade. 

Procure por referências, faça uma busca online, e encontre aquela que melhor se adapta a sua área, quanto melhor a transportadora, mais rápido será o fluxo de trabalho. 

Você já conhecia sobre a logística empresarial? Acha que com as nossas dicas irá conseguir implementá-la na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos se gostou do texto, até a próxima. 

Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

2 dias ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

2 dias ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

3 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

3 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

3 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

3 dias ago