Gestão e Negócios

Como gerar relevância para seu produto?

Se você administra uma startup ou uma empresa de Filtro Prensa, sabe que é muito difícil fazer com que as pessoas experimentem seu produto, não é mesmo? Estamos todos familiarizados com marcas que lançaram novos produtos e levaram milhões de pessoas a usá-los. Isso é um ponto fora da curva que desafia todas as probabilidades.

Como sabe, se quiser sobreviver neste mundo cheio de concorrência, deve trabalhar para aliviar a dor e os anseios do cliente como nenhuma outra. E foi pensando nisso que fizemos este post, para listar algumas dicas de como ter um produto relevante aos olhos dos clientes. 

Descubra detalhes de seus clientes que ainda não foram atendidos

Desenvolva um conjunto de perguntas e reúna-se com alguns clientes para saber, de fato, quais são suas necessidades referentes àquele produto. Quais os pontos fortes e os que podem ser melhorados. 

Por meio disso, você deve descobrir mais detalhes e ficar um passo à frente da concorrência. Imagina os ganhos que terá ao saber que aqueles Displays em acrílico poderiam ser mais resistentes usando materiais mais em conta. 

Desenvolva hipóteses

Usando as observações das necessidades do cliente e sua visão da tecnologia, faça suposições sobre os recursos mais importantes do produto que, provavelmente, levarão à ampla adoção do cliente. 

Além disso, tenha uma estimativa da quantidade de clientes que você acha que usariam um protótipo com esses recursos. Use as redes sociais ou o próprio site para fazer este tipo de enquete.

Construa uma solução que não seja definitiva

O próximo passo é desenvolver um ‘protótipo’ rápido e barato com essas características. A primeira versão, provavelmente, não atenderá à necessidade do cliente, mas deve ajudá-lo a entender melhor o que você precisa fazer para implementá-la e dar um próximo passo para o resultado final. 

Pense o quanto uma Empresa de calibração economizaria fazendo este tipo de planejamento.

Teste com clientes

Entregue este produto (que está em teste) aos clientes e observe como eles o utilizam. Acompanhe quantos deles tiveram interesse e pergunte do que eles gostaram e não gostaram. 

O objetivo geral desta etapa é aprender e coletar dados que irão confirmar ou não as hipóteses desenvolvidas anteriormente.

Analise a variação

Compare o resultado esperado com os observados. Isso irá gerar ideias que moldarão seu posicionamento estratégico. São importantes, pois com um escopo maior de possibilidades, haverá mais assertividade no resultado final.

Escolha a estratégia

Resultados melhores do que o esperado provavelmente confirmarão que você ganhará participação de mercado se transformar a versão atual em um produto e comercializá-lo de forma agressiva (usando tudo o que puder para entrar de cabeça na mente do público). 

Se os números finais forem piores do que o esperado, retire o que não funcionou e desenvolva outro protótipo. Faça testes até que os resultados observados excedam as expectativas ou até que fique claro que é hora de encerrar o negócio.

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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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