Gestão e Negócios

Como identificar tendências para o seu tipo de negócio

O mercado está em constante evolução e é preciso tentar acompanhar essas mudanças para não ser deixado para trás. Independente do segmento que você atua, se você quer manter a rentabilidade, a saúde e ter sucesso com o seu negócio, é sempre importante ficar de olho nas tendências que aparecem em seu mercado. 

Através desse acompanhamento, é possível ganhar uma certa vantagem competitiva, evitando que a concorrência saia na frente e até mesmo, garantindo a satisfação dos seus clientes, mostrando que sua empresa está disposta a assumir riscos e se adaptar conforme o mercado evolui. 

Mas é claro que, para isso dar certo, é preciso correr atrás. Ninguém vai entregar as novidades ou tendências dentro de uma embalagem plástica para você, é preciso saber identificar e pesquisar muito para conseguir alcançar uma certa evolução. 

No texto de hoje, nós separamos algumas dicas para você conseguir identificar tendências para o seu tipo de negócio e traçar estratégias que acompanhem as movimentações do seu mercado, bora conferir? Então vamos lá!

Acompanhe as redes sociais

O brasileiro passa em média, 3 horas e 47 minutos do seu dia conectado a alguma rede social, mas se engana que esse tempo é só para ver memes ou acompanhar algumas fofocas que existem no mundo das celebridades. 

As redes sociais, são consideradas um dos melhores portais quando falamos de notícias e acompanhamento de tendências, elas fornecem informações em tempo real, principalmente o Twitter e o Instagram, o que faz com que você consiga acompanhar qualquer movimentação nova e ficar de olho no mercado. 

Recomendamos que acompanhe as redes sociais com certa frequência, principalmente páginas relacionadas ao seu nicho, você pode obter muitas informações, e conhecer novas tendências de forma simples e eficaz, descobrir algum produto novo, um serviço diferente ou até mesmo se os brindes corporativos estão em alta, tudo é muito mais rápido pelas redes. 

Fique de olho na internet e nas plataformas e sites especializados

Além das redes sociais, no mundo online ainda temos a internet que acaba sendo um ótimo local para conferir as tendências e acompanhar todas as novidades relacionadas ao nicho no qual você atua. 

Fique de olho em sites, blogs e plataformas especializadas no seu assunto, assine a Newsletter e procure acessar esses conteúdos de duas a três vezes por semana, isso ajuda você a ficar sempre antenado e acompanhar cada mudança que existe em sua área.

Colete o feedback dos seus consumidores

Dificilmente os seus clientes falarão para você de forma direta, quais as novidades estão por vir, mas, coletar o feedback deles é crucial para que você entenda suas expectativas, desejos, problemas e identifique soluções e tendências de forma antecipada. 

Quando algum cliente está insatisfeito ou esperava algo diferente de um produto ou serviço, perceber isso acaba se tornando uma tarefa fácil e extremamente funcional para poder identificar, entender e solucionar esse problema, se antecipando e até mesmo descobrindo tendências de forma antecipada. 

Avalie e veja as movimentações dos seus concorrentes

Além de seus consumidores, é interessante ficar de olho nas movimentações de seus concorrentes, conte com ferramentas digitais que te ajudem a mapear os sites, redes sociais e as campanhas de seus rivais, faça uma avaliação constante e precisa de qualquer mudança que possa ser diferente do convencional. 

Também fique de olho no mercado que está inserido de forma geral, pesquisar sobre as novidades que estão por vir, questionários respondidos, entrevistas realizadas e estratégias que estão sendo moldadas, é uma ótima forma de entender as movimentações e não ficar para trás. 

Veja de perto o padrão de consumo

Todo nicho possui um padrão de consumo específico, alguns serviços esporádicos como a manutenção de elevadores, possui um enquanto a venda de produtos comuns como em um fast-food, possui um outro padrão. 

Para isso, você precisa acompanhar esses padrões, analisar quais novidades podem ser passageiras, o que durou pouco ou fez muito sucesso dentro do mercado, antecipar novas ações e entender como funciona o seu nicho especificamente. 

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para identificar tendências para o seu tipo de negócio? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

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