Gestão e Negócios

Como se antecipar aos problemas de uma empresa

Para colocar o nome de sua marca numa espécie de display de acrílico, para que todos notem o quanto o dia a dia dos colaboradores é interessante e sem grandes stress, você deve seguir estes passos abaixo.

É correto dizer que muitos gestores e funcionários apenas ‘seguem o fluxo’ e não fazem a questão de estarem preparados para resolverem os problemas que, certamente, aparecerão. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

1- Seja um funcionário modelo

Mesmo que trabalhe em um local com uma cultura de atrasos constantes entre as equipes, é sempre melhor chegar na hora ou até mais cedo, todos os dias e em todas as reuniões.

Se estiver liderando a reunião, apareça com uma agenda e finalize tudo pontualmente. É sinal de que você é organizado e respeita o tempo das pessoas. No final, faça uma rápida recapitulação e identifique os próximos passos.

2- Identifique e resolva os problemas

Uma das melhores maneiras de se destacar como um líder é ser proativo e demonstrar um julgamento sólido dos demais. Resumidamente, o que quero dizer é que você deve ser um solucionador e não um identificador de problemas.

Não importa se trabalha num aeroporto, numa empresa de disco abrasivo ou em qualquer outro nicho. O item 2 é relevante!

3. Respeite o tempo dos demais

Seja atencioso e, antes de pedir ajuda, considere o nível de urgência e tente resolver o problema primeiro (ou pelo menos faça um brainstorming de um plano de ação para ser executado pelo seu gerente). Isso irá demonstrar que sabe como tomar a iniciativa.

Além disso, pergunte a seu chefe se você pode reservar algum tempo na agenda e descreva, em sua reunião, o que gostaria de discutir, para que ambos estejam preparados.

4- Mentalidade positiva

Talvez o mais importante seja uma atitude positiva. Qualquer coisa que você possa fazer para minimizar a carga de trabalho será benéfico a longo prazo. Ajude uma equipe, ofereça-se para assumir algo novo ou até mesmo fazer um brainstorming de soluções quando surgir uma crise.

Uma atitude positiva causa uma reação de pensamentos, eventos e resultados positivos. É um catalisador e gera resultados extraordinários. Mesmo se estiver estressado, guarde seu desabafo para um amigo e sempre apresenta palavras, pensamentos, sensações e .atitudes positivas

5- Una todo o ambiente

Manter-se organizado e se mover rapidamente faz com que todos ao redor fiquem bem. Mas tenha equilíbrio. Fazer as coisas com eficiência é importante, mas a qualidade também deve ser colocada na balança. 

Tenha a destreza de um blister embalagem, mas saiba que ninguém é uma máquina. O stress pode gerar equívocos. Por isso, pense num happy hour ou no aluguel de uma chácara para um final de semana.

São atitudes pequenas que farão toda a diferença e minimizam as chances de erros e problemas futuros.

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Vanessa Andrade

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