Gestão e Negócios

Como ter uma boa gestão de suprimentos e estoques?

Quem trabalha com a venda de produtos físicos sabe de uma coisa: gerenciar o estoque e os suprimentos de sua loja é uma das tarefas mais importantes de todo o negócio. Mas essa pode ser uma atividade mais complicada do que você imagina. 

Ter uma boa gestão dentro dessa área, é fundamental tanto para quem vende detergente clorado quanto para quem atua com peças de trator, através dela você consegue ter uma economia financeira e aumentar a sua produtividade, otimizar seu tempo e de seus colaboradores, garantir a segurança operacional e ainda fazer uma boa negociação com seus fornecedores, além de diversos outros benefícios. 

Então, devido a todos os ganhos que você pode ter com seu uso, decidimos separar um passo a passo de como conseguir ter uma boa gestão de suprimentos e estoques, mas antes, você sabe o que significa esse termo?

O que é a gestão de estoques e suprimentos?

É através dela, que você consegue ter noção e garantir o processo de planejamento sobre os produtos e recursos armazenados dentro de sua empresa. Com uma boa gestão de estoques e suprimentos, você consegue entender o que você precisa, quanto precisa e quando precisa. 

Com isso, você sabe de maneira muito mais assertiva, tudo aquilo que envolve o armazenamento de seus recursos na sua empresa, evitando possíveis eventualidades, como alguns produtos vencerem ou até mesmo não ter insumos disponíveis no momento. 

Agora que você já sabe o que significa, vamos mostrar como você pode ter uma boa gestão de suprimentos e estoques no seu negócio. 

Tenha um registro completo de entradas e saídas

Para quem quer ter uma boa gestão de suprimentos e estoques a primeira regra é sempre ter um registro completo de entradas e saídas de qualquer recurso de dentro da sua empresa, seja um material ou um insumo que vai ser utilizado para alguma coisa, ou a venda de algum produto, como um quadro de distribuição, é imprescindível ter esse controle. 

Faça uso de softwares e tecnologias auxiliares, separe uma planilha e encarregue funcionários para cobrir essa função, ter um registro completo sobre tudo que entra e saia do seu estoque, é fundamental para ter o controle e saber com exatidão, o que precisa e quando você precisa. 

Acompanhe o giro e a média de permanência dos produtos

O segundo passo é sempre ter um olhar mais clínico e conseguir observar a rotatividade e o giro médio da permanência dos produtos dentro do seu estoque. É sempre importante, observar quais são os recursos que mais saem ou que mais entram, e acompanhar a rotatividade deles. 

Quanto tempo cada material fica parado, quais são os que saem mais rápidos e quais ficam mais tempo encalhados, por exemplo escova de nylon é algo que tem sobrado?, ter esse controle é fundamental para entender onde você deve investir seus recursos e de quanto em quanto tempo isso deve ser feito. 

Identificar quais insumos, suprimentos e produtos devem ser comprados ou não, faz com que você seja mais assertivo e faça seu estoque rodar de uma maneira muito mais eficiente e produtiva. 

Controle e não permita a falta ou excesso de suprimentos

Depois de registrar entradas e saídas e identificar qual recurso está com o menor e maior tempo de rotatividade, é imprescindível, assim como para um bombeiro ter o laudo avcb, que uma empresa controle e não permita nem a falta nem o excesso de suprimentos. 

Nunca deixe um produto faltar em seu estoque, mas também, não tenha nada em excesso, tanto ter muito quanto ter pouco, podem representar um enorme prejuízo financeiro para a sua empresa, tente sempre balancear e entrar em um consenso, conforme o tempo passa, você consegue ser mais assertivo, e saber exatamente, quanto é o ideal para a sua empresa. 

Faça o inventário e cadastro cada item de maneira individual

Por fim, o inventário é parte fundamental de qualquer controle de estoques, busque fazer ele de forma diária, e se possível, duas vezes por dia. Dessa maneira, você consegue contabilizar recursos e suprimentos e ter uma noção muito maior daquilo que possui. 

Além disso, é importante também, fazer o cadastro individual de cada item, isso ajuda a entender mais sobre suas vendas, do que você precisa, ou do que não precisa mais, conseguindo ter um controle muito maior sobre a situação de maneira muito mais eficiente. 

Você já tem uma boa gestão de estoques e suprimentos na sua empresa? Acha que nossas dicas podem te ajudar nessa tarefa? Comente abaixo nos comentários o que você achou e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima. 

Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

1 dia ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

1 dia ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

2 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

2 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

2 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

2 dias ago