O home office é uma modalidade que chegou para ficar, devido à pandemia causada pela COVID-19, o trabalho remoto se tornou uma verdadeira tendência global, só no Brasil, uma a cada quatro pessoas podem exercer atividades home offices, representando cerca de 24,1% do total de trabalhadores, aproximadamente 20,4 milhões de pessoas.
Grande parte desses funcionários, já se adaptou e até prefere exercer suas atividades nesse formato, devido a todo comodismo, praticidade, facilidade e diversos outros benefícios que só o trabalho em casa pode proporcionar, claro que, se você atua carregando produtos em um carrinho plataforma, não conseguirá exercer suas atividades remotamente, mas em vários casos, essa é uma ação viável.
Porém, mesmo em meio a tantas vantagens, o home office ainda encontra algumas dificuldades de execução, talvez a principal delas seja justamente o seu trabalho coletivo, ainda mais para quem está acostumado, ou estava, a atuar de forma presencial.
O trabalho em equipe é algo complexo de se desenvolver e muitas vezes, demanda tempo e atenção dos colaboradores, com o home office, essa se torna uma missão ainda mais complicada, afinal, como conseguir trabalhar em equipe em home office? É exatamente esse tema que vamos abordar no texto de hoje, bora conferir? Vamos lá!
Faça reuniões com frequência
Com um contato mais distante e cada um realizando um trabalho diretamente de sua casa, é preciso manter uma interação, e para suprir essa ausência física, a melhor ferramenta são as reuniões virtuais.
Procure marcar reuniões com uma certa frequência, podendo até mesmo ser de forma diária, agende até mesmo chamadas virtuais entre os próprios colaboradores, sem necessariamente a necessidade de um supervisor durante a chamada, isso vai ajudar na aproximação e faz com que as tarefas em equipe possam ser debatidas.
Falar por vídeo é muito mais fácil e eficiente do que apenas escrever desejos, necessidades e pensamentos, então utilize esse recurso para aperfeiçoar a comunicação e o trabalho em equipe, então vista os uniformes profissionais e marque uma call para alinhar detalhes importantes para a sua produtividade.
Se comunique de forma mais clara e efetiva
Com exceção das chamadas virtuais, os diálogos em home office serão feitos por mensagens de texto ou no máximo em áudios, e se elas não forem transmitidas da maneira correta, dificilmente o profissional vai conseguir absorver tudo que você quer falar.
A rotina muitas vezes é corrida, e uma mensagem pode ficar confusa se não for dita da maneira certa, sendo assim, procure se comunicar de forma mais clara, objetiva, efetiva e direta, vá logo ao ponto, sem enrolações, utilize palavras fáceis, e escreva como se estivesse falando, isso ajuda o entendimento e torna o trabalho em equipe mais simples.
Implemente ferramentas que ajudam na comunicação do trabalho
O home office só existe graças às tecnologias, certo? Então elas também podem ajudar no trabalho em equipe, procurando por aplicativos de comunicação e até mesmo o sistema de armazenamento por nuvem, onde os documentos podem ser compartilhados com quem você quiser, bastando apenas fornecer a solicitação.
Isso vai ajudar a compartilhar arquivos importantes de maneira remota e muito mais fácil, além disso, uma boa ferramenta como o Slack é importante para todas as mensagens se concentrarem em um só local, aperfeiçoando a comunicação e deixa tudo muito mais simples e organizado.
Tenha bons equipamentos e uma boa internet
Você já ligou para alguém e a comunicação ficou cortando sem parar? A sensação é horrível não é? E isso também pode acontecer em um trabalho em equipe onde um dos colaboradores não possui um bom equipamento nem uma boa internet.
O princípio básico do home office é justamente sua infraestrutura, sem ela, é praticamente impossível de executar suas atividades de forma eficiente, procure estar bem equipado para responder mensagens com eficiência, falar nas reuniões sem travar, acessar os arquivos em nuvem de forma facilitada, e não atrasar a demanda para nenhum lado.
Não é preciso ter um grande sistema de automação, porém, um bom computador com uma boa internet, já são o suficiente para garantir uma alta qualidade no trabalho em equipe.
Fuja um pouco das conversas profissionais
No presencial, muitas pessoas procuram melhorar seu trabalho em equipe, estabelecendo relações interpessoais, conversando com os profissionais, fora do seu ambiente de trabalho, fazendo com que colegas se tornem amigos, facilitando na hora de fazer tarefas e atividades em conjunto.
Mas no home office isso pode ser um empecilho, então para quebrar essa barreira, procure socializar mais, fique mais um pouco nas reuniões falando sobre gostos pessoais e hobbies, converse no WhatsApp com seus colegas de trabalho, siga nas redes sociais e realize interações, isso pode aproximar a equipe e trazer resultados eficientes dentro da empresa.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.