Como utilizar o storyboard em uma estratégia de marketing?

O mundo do marketing vem mudando cada vez mais conforme o tempo vai passando, novas estratégias vão surgindo e a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes, também é algo que passa por constante evolução. 

Pesquisas mostram que grande parte dos consumidores, cerca de 72%, prefere quando o conteúdo vem em formato de vídeo, 90% acreditam que assistir algum vídeo, ajuda a tomar um poder de decisão mais rápido e de forma mais assertiva, além de mais de ⅓ das pessoas que estão online, estão consumindo algum conteúdo nesse formato. 

Devido a toda essa importância de produzir vídeos para seu público, em campanhas como na venda de sua porta de aço, o storyboard acabou se tornando uma ferramenta crucial para todo profissional de marketing que deseja alcançar seu público da maneira certa. 

Mas como isso acontece? O que significa esse termo? Como ele funciona? Como utilizá-lo? Fique tranquilo, no post de hoje vamos explicar tudo sobre storyboard para você, então se prepare e vamos lá!

Antes de tudo, o que é o storyboard?

A primeira coisa que você precisa entender é, afinal, o que é o storyboard? Ele basicamente é um rascunho ilustrado que alinha as imagens em formato de quadro a quadro de todo o roteiro que irá acontecer dentro do vídeo. 

Ou seja, ele funciona como um tipo de pré-produção para o vídeo que está planejando, é como se fosse uma história em quadrinho, desenhada e animada com um passo a passo, apresentando tudo o que deve ser feito dentro de um vídeo. 

Essa estratégia é muito utilizada no cinema, nas animações e nos jogos, e agora, começou a se popularizar bastante no mundo do marketing e propaganda, devido ao aumento do consumo de vídeos, fazendo com que, seja imprescindível um rascunho animado do que será transmitido dentro da parte audiovisual. 

Como ele impacta o mundo do marketing?

Montar estratégias baseadas em vídeos é algo comum no mundo do marketing atualmente, por este motivo, o storyboard acabou se tornando extremamente popular e importante, afinal, através dele você consegue ter uma visão e uma base muito mais clara, de como conseguirá transmitir uma mensagem e roteirizar sua campanha para o vídeo de forma muito mais efetiva. 

Se você está trabalhando em uma campanha de vídeo de lacre de segurança, por exemplo, através do storyboard você consegue trazer o roteiro para a parte visual, montando o vídeo com muito mais assertividade, e fazendo com que você consiga deixar seu conteúdo muito mais interessante e coeso. 

Quais são as suas vantagens?

Se por um lado o storyboard tende a aumentar o tempo de produção total do seu vídeo, devido a sua criação, ele traz consigo diversos benefícios, o primeiro que podemos destacar, é justamente a sua assertividade e a probabilidade muito menor de erros, já que já ocorreu uma pré-produção, fazendo com que você tenha conhecimento total sobre como gravar um vídeo. 

Isso faz com que você tenha muito mais controle da situação, conseguindo realizar gravações de maneira mais assertiva, acertando cortes de câmera, falas, ângulos entre outros, de maneira muito mais rápida e com uma chance menor de erros. A seguir, separamos alguns pontos de como você pode utilizar o storyboard em sua estratégia de marketing.

Visualize o enredo e crie um roteiro para sua persona

O primeiro ponto é você conseguir visualizar o enredo que quer transmitir e criar um roteiro totalmente voltado para a sua persona e o público que você quer atingir. Busque montar uma história compatível com seu consumidor, e faça um planejamento do início ao fim. 

Faça testes e esboços e monte sua própria história

Os testes são parte frequente de um bom storyboard, crie esboços e rascunhos da mensagem que você quer passar para aquelas pessoas selecionadas, desenhe várias vezes uma mesma cena sobre quadro de distribuição, se necessário, e busque criar uma história do jeito que achar melhor, buscando um ritmo do jeito que você acha que iria ficar bom dentro do vídeo. 

Utilize o bom e velho papel e caneta ou ferramentas de edição

Por fim, escolha a melhor ferramenta que se encaixa dentro do seu perfil, é possível criar um storyboard apenas com papel e caneta caso você seja bom em desenhos ou pode usar algumas ferramentas e softwares de edição como o photoshop. Lembre-se que o storyboard é um rascunho então não se preocupe caso nada fique 100%, o mais importante é transmitir a mensagem e roteirizar de maneira visual, aquilo que você quer reproduzir no seu vídeo. 

Agora conte para gente nos comentários abaixo, você já conhecia o storyboard? Acha que ele pode ser útil nas suas estratégias de marketing? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido o texto, até a próxima. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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