Ao longo da vida, somos bombardeados por inúmeras mensagens publicitárias. A cada dia, empresas investem milhões em campanhas para conquistar e fidelizar clientes. Mas, será que todo esse investimento realmente é eficaz?
Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso às redes sociais, as pessoas estão cada vez mais seletivas na hora de escolher a marca que irão consumir. Sendo assim, é preciso que as empresas sejam criativas e inovadoras para conquistar esse público cada vez mais exigente.
Uma das formas de fazer isso é utilizando gatilhos mentais em campanhas publicitárias. Mas afinal, o que são gatilhos mentais? São técnicas utilizadas pelas empresas para despertar o desejo do consumidor pelo produto ou serviço oferecido.
Neste artigo, vamos mostrar alguns exemplos para aplicar gatilhos mentais dentro da sua empresa e fazer com que sua marca seja lembrada pelos clientes. Acompanhe a leitura!
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são princípios psicológicos que são usados para influenciar a maneira como projetamos nossos pensamentos e tomamos decisões. Eles fornecem uma maneira eficiente de influenciar como alguém percebe uma situação.
A boa notícia é que eles podem ser usados para ajudar as empresas a atingir seus objetivos. Por exemplo, as fitas do bonfim são um bom exemplo de gatilho mental que pode ser utilizado para inspirar fidelidade entre o funcionário e a empresa.
Este é um dos muitos exemplos de como os gatilhos mentais podem ser aplicados nas empresas para aumentar o desempenho e os resultados gerais. Afinal, existem muitos outros gatilhos que podem ser usados para aumentar a produtividade e a eficácia de uma organização.
Como os gatilhos mentais podem ajudar na tomada de decisão?
Já ouviu falar de gatilhos mentais? Esta técnica é uma ação que estimula o desejo de compra por parte do consumidor. Vale ressaltar que esse método pode ser aplicado de várias formas, inclusive dentro da sua empresa. Conheça alguns exemplos bem interessantes.
Um dos tipos mais conhecidos de gatilhos mentais é a escassez. Para usá-lo, você pode dizer aos clientes que existem apenas poucas unidades disponíveis de determinado produto como uma balança industrial digital, por exemplo. Além disso, você também pode limitar o tempo de oferta para criar uma vontade de aproveitar a oportunidade.
Outra maneira bem interessante de usar um gatilho mental é através de recompensas por retenção de clientes. Por exemplo, oferecer descontos ou vantagens exclusivas para quem tem a sua empresa como cliente há mais tempo. Assim, você estimula a fidelização e ainda gera benefícios para os seus consumidores.
No entanto, lembre-se de oferecer outras opções como uma garantia estendida, assistência técnica e outros serviços, para alavancar ainda mais as vendas. Como você pode ver, os gatilhos mentais são ótimas ferramentas para atrair e fidelizar clientes. Utilize-os e veja os resultados positivos que pode obter para a sua empresa.
Quais os 4 principais gatilhos mentais?
Com a ajuda dos gatilhos mentais, é possível direcionar com mais eficiência os seus clientes para concluírem ações com maior chance de sucesso para sua empresa. Através dessa ferramenta, você pode aplicar alguns princípios, gerando automatização e, consequentemente, aumento de resultados positivos.
Hoje, é possível conhecer quatro desses gatilhos mentais que podem ser aplicados em empresas de qualquer porte. O primeiro é o gatilho da autoridade, que gera empatia em quem consome o conteúdo.
O segundo é o famoso gatilho da escassez, que diz que o mais importante é a urgência. O terceiro é o gatilho da recompensa que oferece uma vantagem a mais ao adquirir um determinado produto. Por exemplo, ao comprar uma lavadora de piso o consumidor pode ganhar 5% de desconto em uma nova aquisição.
O terceiro é o gatilho de recompensa que oferece uma vantagem extra na compra de determinado produto. Por exemplo, ao comprar uma lavadora de piso, o consumidor pode ganhar 5% de desconto em uma nova compra. Por fim, o quarto é o gatilho da novidade, que desperta a curiosidade do cliente com um produto novo e exclusivo.
Relevância, escassez e prova social
Gatilhos mentais são táticas psicológicas que tornam uma oferta mais interessante para os clientes. Essas táticas podem ser aplicadas dentro dos negócios e usufruídas para aumentar a oferta de valor para os seus consumidores. Os principais gatilhos mentais são a relevância, a escassez e a prova social.
O gatilho da relevância refere-se ao fato de que o seu produto ou serviço é relevante para o público-alvo. Isso significa que o seu produto atenderá às expectativas do cliente ou satisfarão a sua necessidade.
Por exemplo, se você está vendendo algo para jovens, como um inversor de frequência, é natural que você retrate esses jovens em seu anúncio para mostrar que seu produto é relevante para este nicho. .
Outro gatilho importante é a escassez, que estimula o senso de urgência no cliente para que ele compre antes de outra pessoa. Por exemplo, se você vende produtos de moda, pode dizer que tem apenas uma peça para incentivar os clientes a comprar agora.
Por último, temos a Prova Social, onde o cliente usa a opinião e experiência de outras pessoas como referência para determinar se a compra vale ou não a pena. É por isso que as avaliações dos consumidores nas plataformas de compras são tão importantes para o seu negócio.
Como você pode ver, os gatilhos mentais são importantes para atrair novos clientes e manter seus consumidores mais satisfeitos. Com um pouco de pensamento criativo, você pode usar os gatilhos da relevância, escassez e prova social para melhorar a oferta de valor da sua empresa.
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