Uma ótima cultura organizacional é a chave para desenvolver as características necessárias para o sucesso do negócio, seja ele do ramo automobilístico, fabricação de Torquimetro ou prestação de serviços.
Pesquisas recentes analisaram que empresas com culturas saudáveis têm uma vez e meia mais chances de ter um crescimento de receita de 15% ou mais em três anos e duas vezes e meia mais chances de uma expansão significativa de ações no mesmo período.
Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de valores, expectativas e práticas que orientam e informam as ações de todos os membros da equipe. Isso exemplifica traços positivos, levando a um melhor desempenho. Em contrapartida, quando o caminho não é assertivo, pode-se atrapalhar até mesmo as organizações mais bem-sucedidas, ou seja, insira uma Etiqueta Personalizada no tema e tenha foco e sabedoria nesta aplicação.
Não confunda cultura com objetivos ou uma declaração de missão, embora ambos possam ajudar a defini-la. Ela é criada por meio de comportamentos consistentes e autênticos e conseguimos observá-la em ação ao ver como um CEO responde a uma crise, como uma equipe se adapta às novas demandas ou um gerente corrige um funcionário que comete um erro.
Como aplicar a cultura organizacional?
- Reconhecendo as contribuições
Reconhecer as contribuições de todos os membros da equipe tem um efeito positivo e de longo prazo. Quando todos reconhecem as realizações dos outros, os indivíduos começam a ver como são parte de um todo.
Mesmo aqueles mais antigos querem saber sobre os assuntos de trabalho – 76% dos funcionários não se sentem reconhecidos pelos superiores. Os especialistas concordam que, quando uma organização torna tal valorização imprescindível, métricas como engajamento, retenção e produtividade dos funcionários melhoram.
- Ative a voz do funcionário
Criar uma cultura que valorize o feedback e incentive a voz dos funcionários é essencial, pois não fazer isso pode levar à perda de receita e desmotivação. Primeiro, colete feedbacks usando as ferramentas certas que facilitam essa troca, como: pesquisas de satisfação e chatbots no local de trabalho.
Analise os resultados para ver o que está funcionando e o que não está e aja de acordo com essas descobertas enquanto ainda são relevantes. Sua cultura engrandecerá e levará a benefícios como maior satisfação e lucratividade.
Faça de seus líderes defensores da cultura
O sucesso da sua empresa na construção de uma forte cultura está nas mãos dos líderes e gerentes de equipe. Por exemplo, se há priorização de determinados valores e sua equipe de liderança não os exemplifica – ou mesmo exibe comportamentos que vão contra eles – isso prejudica o esforço.
Os membros reconhecerão essa oscilação entre os valores declarados e os comportamentos vividos. Eles podem até imitar trejeitos negativos porque acreditam que isso, um dia, foi recompensado pela administração.
Neste caso, suba num Pallet De Madeira e coloque as cartas na mesa e indique o caminho certo.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.