Dicas para contratar um redator freelancer para sua empresa

Contratar um redator freelancer não é uma tarefa simples, pois para isso é preciso considerar uma série de aspectos e fatores diferentes.

Antes de iniciarmos nossas dicas, é preciso saber o que esse profissional faz, bem como o que é a produção de conteúdo interno, externo ou misto.

Isso determina também o valor de sua mão de obra, que geralmente é cobrada por palavra, mas também pode ser cobrada por hora.

Afinal de contas, um tema de 500 palavras muito complexo, na teoria, não deve ter o mesmo valor que um tema fácil do mesmo tamanho.

Vamos iniciar este artigo pontuando que o redator é o profissional responsável pela criação de textos para sua empresa de graxa grafitada que servirão na estratégia de marketing de conteúdo para os clientes da marca.

Esse profissional também deve conhecer técnicas de e-mail marketing e até mesmo social media para criar legendas para as redes sociais.

Quando é necessário contratar um redator freelancer?

Todo mundo que tem um site, blog ou perfis nas redes sociais precisa produzir conteúdo para abastecer esses canais.

No início, é comum que o próprio dono do negócio ou o responsável pela comunicação faça esse trabalho, mas quando a estratégia amadurece, eles começam a ficar sobrecarregados.

Então a empresa percebe a necessidade de investir no marketing de conteúdo, e se torna essencial contar com um profissional dedicado especialmente para a produção dos textos. Esse é o momento de contratar um redator freelancer.

Esse profissional vai agregar qualidade à sua estratégia, consistência à frequência de postagens, se dedicando exclusivamente ao conteúdo com todo o seu conhecimento e experiência.

Assim, os demais profissionais que estiveram envolvidos podem focar suas atividades em suas áreas, tornando a empresa de autotransformador mais eficiente.

Produção de conteúdo interna, externa ou mista

Como gestor, talvez você já tenha percebido a necessidade de contratar um redator, mas ainda está em dúvida se vale a pena mobilizar a equipe interna para o serviço ou se é melhor contratar um freelancer.

Na grande maioria das empresas, são os profissionais de marketing que assumem o papel de produtores de conteúdo para a web. O problema é que normalmente essa equipe é pequena, formada por 2 a 5 funcionários, que têm diversas outras responsabilidades.

Com isso a equipe não dá conta e os conteúdos não contam com a dedicação necessária para gerar resultados.

A melhor solução aqui é contratar um redator freelancer, que pode se dedicar exclusivamente ao conteúdo, ajudando a manter uma boa frequência de publicações e melhorando a qualidade dos textos.

Mas talvez mesclar as duas opções pode ser o ideal. Segundo a pesquisa Content Trends de 2017, 20% das empresas adotam essa combinação, sendo 9% a mais do que em 2016.

Em sua empresa de rolamentos industriais, enquanto o redator freelancer torna a produção escalável, os colaboradores podem orientar a estratégia e criar textos mais complexos esporadicamente, pois conhecem bem o negócio, o cliente e o mercado.

Quanto ao funil de vendas, as pautas do redator freelancer podem se encaixar melhor no topo, demandando conteúdos mais genéricos e em maior quantidade.

As postagens da equipe interna podem abordar mais o fundo do funil, que pede conteúdos mais aprofundados e específicos.

Dicas para contratar um redator freelancer

Se você está procurando um redator freelancer e ainda não sabe como avaliar os candidatos, selecionamos aqui alguns pontos importantes a serem analisados antes da contratação.

  1. Certificações

No mercado existem muitas pessoas que dizem que entendem tudo de marketing digital, inbound marketing, SEO, redes sociais e marketing de conteúdo, mas como saber se realmente existe conhecimento sobre o tema?

Uma das formas de avaliar isso é exigindo certificações, pois existem várias opções de qualidade na internet e até mesmo gratuitas que podem ser interessantes para o redator que quer trabalhar em sua empresa de exaustor industrial.

  1. Conhecimento em SEO e marketing de conteúdo

O profissional que você precisa não deve simplesmente saber escrever um texto, é preciso que ele compreenda sua estratégia e otimize sua redação para atender aos objetivos da empresa.

Então avalie o que o candidato sabe sobre marketing de conteúdo e SEO, essenciais para a qualidade do trabalho. Usando esse conhecimento, ele produzirá textos agradáveis para o leitor, que podem ser facilmente encontrados no Google.

  1. Portfólio e experiências

Avalie a experiência do redator dentro da área para qual você deseja contratar, procurando redatores que já tenham atendido o seu mercado. Outro ponto importante do portfólio é o foco da trajetória profissional e a afinidade com a área desejada.

Se você precisa de um copywriter e encontra um redator expert em redação jornalística, precisa avaliar se é uma contratação interessante para sua empresa de filtros autolimpantes.

  1. Formas e condições de pagamento

Uma das questões práticas que devem entrar na avaliação dos candidatos a redator freelancer são as formas de pagamento.

Busque saber quais as formas e condições de pagamento que o redator oferece, vendo se é adequado para sua empresa. Questione:

  • Se o pagamento será feito por depósito;
  • Se o redator emite nota fiscal;
  • Se ele emite boleto para pagamento;
  • Qual será o dia de pagamento.

É fundamental entrar em acordo sobre essas questões antes de iniciar a produção de conteúdo para evitar problemas.

  1. Disponibilidade e prazos de produção

Também é preciso alinhar a disponibilidade do redator, pois se ele não for capaz de atender sua demanda, talvez seja melhor escolher outro candidato ou contratar mais de um redator.

Pergunte ao profissional quantos textos ele pode produzir por semana ou por mês, qual o prazo que ele precisa para produzir um texto e se ele está disponível para reuniões periódicas em sua empresa de análise de água.

  1. Atendimento ao cliente

Antes de contratar um redator, em seus contatos com ele, analise também como é seu trato com o cliente. 

Busque um redator que haja com respeito, que seja pontual nas reuniões e ligações, que demonstre comprometimento com a estratégia e entusiasmo com a parceria.

O que um redator precisa saber?

Entre os principais pontos para contratar um redator freelancer está saber se ele domina as técnicas de SEO e de elegibilidade de texto.

Técnicas de SEO

Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, compreende técnicas voltadas para alavancar o posicionamento de uma página no Google e em outros buscadores.

O objetivo é que o conteúdo seja encontrado pelos usuários quando alguém realizar uma busca sobre determinado tema. São técnicas do uso das palavras-chave, inclusão de link, estruturação correta do conteúdo, uso de subtítulos adequados, entre outros.

Nos mecanismos de busca, são os conteúdos da primeira página que recebem praticamente todos os acessos, por isso é preciso que sua empresa de pfsense firewall se adeque.

Elegibilidade do texto

É preciso considerar que não vale a pena se esforçar para levar conteúdo para os usuários, conquistar os buscadores, mas não agradar o público em si.

A aprovação deste é indispensável, pois uma vez que os usuários não gostam de um conteúdo e desistem logo após acessar o material, isso o desvaloriza frente aos próprios motores de busca.

Mesmo com um SEO otimizado, um texto repetitivo pode não atrair a atenção dos leitores. É preciso saber usar a palavra-chave com sabedoria e de forma natural.

Técnicas de copy e storytelling podem ajudar sua empresa de aquecedor a gás glp. Em vez de repetir sentenças, opte por um texto fluido.

É preciso estar sempre atento também à coesão e coerência das ideias propostas, criando ganchos no texto para o melhor entendimento do leitor.

Usar palavras de transição e sinônimos é um diferencial do profissional redator freelancer. Com essa técnica ele consegue deixar o texto mais leve, sem tantas repetições.

É importante ter noção sobre conceitos básicos que estão relacionados a um bom texto e seu escopo, como:

  • Conclusão;
  • Uso de pronomes;
  • Voz passiva e ativa;
  • Interpretação de texto;
  • Figuras de linguagem;
  • Plágio;
  • Denotação e conotação;
  • Classificação de verbos;
  • Uso dos porquês;
  • Argumentação.

Esses são pontos importantes de serem avaliados quanto ao conhecimento do redator freelancer para a entrega de um conteúdo rico, de qualidade, relevante, único e útil ao leitor.

Considerações finais

Um redator freelancer profissional vê sua atividade como um negócio que precisa de clientes para prosperar. Sem esse profissionalismo se torna um problema contar com um candidato para exercer essa função em sua empresa.

Este artigo pode ter trazido muitas questões importantes para que você considere no momento de contratar um profissional freelancer.

A escolha certa do melhor profissional será um fator determinante no sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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