Dicas para definir a comunicação visual do seu negócio

A comunicação visual é formada por recursos que fazem com que uma pessoa seja atraída pelos elementos usados na composição de uma arte, por exemplo. Por sua vez, ela possui um processo que é a transmissão e recepção das informações. 

Por sua vez, a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para trocar mensagens, embora possa ser combinada por linguagem escrita ou sonora. 

Os elementos para compor uma comunicação visual é formado por vários elementos que são escolhidos estrategicamente para passar a informação correta. 

Entre os recursos mais utilizados, podemos destacar:

  • Cores;
  • Formas;
  • Imagens;
  • Ilustrações.

Nas composições, há outros elementos visuais que também podem ser utilizados, seguindo uma organização com hierarquia. 

Um texto pode encantar, uma sonoridade também. Porém, são as imagens que são capazes de fazer com que desenvolvêssemos emoções, por isso, a comunicação visual é capaz de engajar e encantar a audiência do seu negócio.  

Com a chegada da internet, o usuário está buscando por informações cada vez mais simplificadas. 

Ao pesquisar na internet por administração de condomínios, por exemplo, é preciso que os sites tenham uma comunicação visual de qualidade para conseguir conquistar o cliente. 

Podemos perceber que esse tipo de comunicação está presente em praticamente qualquer lugar, a prova disso é que podemos observar como sinais de trânsito se comunicam tanto com você quanto com os motoristas. 

A cor vermelha, nas regras de trânsito, é usada para sinalizar que você precisa parar, enquanto uma sequência de linhas brancas indicam que os pedestres podem passar sobre elas. 

Essa ação acontece sem haver nenhuma palavra, e isso elucida bem como é a comunicação visual na prática. 

Entrando dentro da casa de alguém, também é possível observar elementos de comunicação visual. A decoração da casa, por exemplo, é uma ótima maneira para saber como é a personalidade dos moradores. 

Isso pode ser percebido até mesmo pela estrutura da casa, ao observar as condições do portão de garagem de correr, por exemplo, se estiver em boas condições significa que a pessoa é cuidadosa com a casa. 

Dependendo do caso, é possível observar que a pessoa é descontraída se ela tiver móveis com mais diversidade em cores, quadros divertidos e certas bagunças no meio da casa. 

Dessa forma, já é possível observar, com a ajuda desses elementos visuais, quais as informações que mais se encaixam com o estilo de vida da pessoa. 

Contudo, é necessário entender como a comunicação visual funciona atualmente, para que o seu negócio saiba aplicar os recursos da forma correta. 

Afinal, há casos que é preciso mostrar as informações através de elementos visuais para melhorar a compreensão, é o caso, por exemplo, de um laudo elétrico das instalações de uma residência. 

A comunicação visual atualmente

Historicamente, a comunicação visual sempre existiu, basta lembrar das artes rupestres nas cavernas, representando graficamente os animais, plantas, cenas de caça, rituais e abstrações. 

Até os dias atuais, não se sabe ao certo os significados daquelas imagens, mas o fato é que aquelas representações tinham o objetivo principal de transmitir informações, valores e crenças pré-históricas. 

O século 20 pode ser considerado o período em que a comunicação visual foi impulsionada, principalmente pela invenção da fotografia e do cinema. 

Após a evolução da comunicação visual, podemos perceber pelas cores a utilidade de certos equipamentos, que é o caso dos produtos contra incêndio. 

As fotografias passaram a registrar os costumes da época, bem como o cinema que registrava detalhadamente os hábitos das pessoas. 

Além de registrar o estilo de vida da sociedade, a comunicação visual feita através das fotografias e do cinema, também registravam ambientes e acontecimentos que, de certa forma, serviam como entretenimento para as pessoas. 

Hoje, as companhias utilizam a comunicação visual para divulgar o seu negócio, é o caso, por exemplo, de uma empresa de terceirização de portaria, que desenvolve vários materiais visuais para comunicar a qualidade dos seus serviços. 

Conforme o tempo foi passando, a distribuição desse material foi ganhando mais impulso, logo, as fotografias e o cinema passaram a ser acessíveis, e com isso a relação das pessoas com as imagens se transformou. 

Nesse contexto, os veículos midiáticos passaram a se apropriar da comunicação visual para transmitir as informações. O jornalismo e a publicidade, principalmente, foram os principais meios comunicativos a trabalharem a comunicação visual. 

Por outro lado, os comércios também aderiram à comunicação visual, logo, comprar balões de coração, por exemplo, se tornou uma atividade que é estimulada principalmente, pela melhor empresa que emprega seus elementos visuais para conquistar o cliente. 

Com o tempo, as imagens deixaram de ser ingênuas e passaram a cumprir funções e interesses na comunicação visual e estimular determinados comportamentos. 

Novamente, os elementos usados em uma composição de imagem tem o poder de desenvolver diversas sensações. 

Atualmente, a produção das imagens se multiplicaram e, através da internet, é possível ter acesso a uma gama de imagens que contém vários elementos com comunicações visuais. 

Além disso, o usuário também tem a liberdade de ter uma impressão 3D de uma arte com elementos visuais que comunicam algo. 

Podemos dizer que, comparado aos primeiros anos da comunicação visual, nunca foi tão fácil desenvolver uma arte ou elaborar um vídeo por meio de programas disponibilizados na internet. 

Nos dias atuais, temos a liberdade de realizar uma impressão em grandes formatos de determinadas artes para divulgar novidades sobre um empreendimento. 

Não podemos esquecer de pontuar também que o celular se tornou uma grande ferramenta para elaborar artes com comunicações visuais, portanto, não hesite em trabalhar com o celular para desenvolver materiais promocionais para o seu negócio. 

Por sua vez, ele tem a grande vantagem de ser um computador portátil, logo, a pessoa tem acesso a vários aplicativos que facilitam a criação de conteúdos para publicar nas redes sociais, por exemplo. 

De fato, a comunicação visual é frequentemente utilizada atualmente devido a possibilidade de afetar a maneira de nos comportarmos e, além disso, mexer com nossas emoções e moldar a forma que vemos as coisas. 

Nesse contexto, o marketing trabalha junto com a comunicação visual para alavancar os resultados de um empreendimento, e com isso, é possível seguir 5 dicas para definir a comunicação visual do seu negócio. 

  1. Estude bem o seu logotipo

Podemos considerar que a criação do logo de uma empresa é a base para ter uma identidade visual, por isso é necessário que o logotipo seja original. 

Esse processo pode ser difícil, mas para facilitar, basta reunir todas as características da empresa para construir sua impressão visual.

  1. Coloque os valores da sua empresa na comunicação visual

É importante dizer que, ao criar a logo do seu negócio, é preciso considerar que todos os elementos visuais estarão representando a identidade da empresa. 

Para que isso ocorra, é preciso escolher com cuidado os recursos escolhidos, para transmitir a ideia, objetivos e valores da companhia. 

  1. Mantenha sua marca próxima ao público

Como podemos imaginar, cada negócio tem o seu público. Tendo isso em vista, é interessante saber que promover uma relação transparente do seu negócio, com o seu público, para que eles saibam qual o conceito do seu empreendimento. 

Alguns materiais com comunicação visual podem ajudar nesse processo, como por exemplo, a utilização de folders que mostram a forma de funcionamento do seu produto ou serviço. 

Nessa parte, é importante não esquecer dos elementos visuais para elucidar melhor o conceito da mercadoria. 

No mundo dos negócios, um dos objetivos de uma empresa é fortalecer a sua imagem no mercado de trabalho, afinal, convivemos com um cenário bem saturado, e ter diferenciais é uma saída para ser considerado melhor que a concorrência. 

  1. Invista em propagandas

As propagandas conseguem facilitar extremamente o objetivo de ter um alcance maior, isso porque muitos donos de negócios buscam por meios para conseguir um público maior e, consequentemente, lucrar mais. 

As propagandas, combinando com uma boa comunicação visual, tem o poder de conquistar novos clientes facilmente para o seu negócio. 

As redes sociais, principalmente, é a plataforma que mais deve ser utilizada para garantir uma nova base de clientes. 

  1. Deixe seu público engajado

A sustentabilidade é hoje um dos temas mais usados pelas empresas para conseguir o engajamento do público. O seu negócio, independente da área em que ele atuar, deve considerar hábitos que sejam favoráveis para a preservação do meio ambiente. 

Nesse contexto, é possível criar conteúdos para conscientizar o seu público-alvo sobre a saúde do planeta e, de forma em que seja desenvolvido com os elementos visuais corretos para passar a informação certa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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