Dicas para melhorar a sua loja online

Isso já está claro para muita gente, entretanto, a loja online é um conceito de negócio que tem crescido muito, tanto entre estabelecimentos físicos quanto entre pessoas que desejam abrir uma empresa.

Pensando nisso, para criar um e-commerce, é necessário trabalhar com ações que vão desde pesquisa de mercado e planejamento financeiro, até a plataforma que será usada para expor os produtos.

É necessário ter foco e atenção, pois se trata de um processo em várias etapas. Todo o esforço, como pesquisa de mercado, planejamento financeiro, escolha de plataforma, template, servidor e atendimento ao cliente, precisa ser valorizado.

Não basta criar a loja e esperar que ela cresça, pois assim como em qualquer outro negócio, é necessário trabalhar continuamente para que ela melhore.

E vale muito mais a pena fazer isso quando sabemos que o Brasil é o país que mais compra no comércio eletrônico em toda a América Latina. Para se ter uma ideia, 36% da população é comprador digital, e a tendência é só aumentar.

Melhorar a sua loja virtual é garantia de retorno financeiro. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é loja online e dar algumas dicas para você melhorar a sua plataforma. Então, se você tem dúvidas, leia até o final.

Primeiramente: entenda o que é loja online

Loja virtual são sites destinados à compra e venda de produtos e serviços, com transação totalmente virtual, desde a escolha até o pagamento. Seu funcionamento é bem simples. O cliente acessa o site, escolhe os produtos, paga e recebe a mercadoria em casa.

Existe a possibilidade de comprar e retirar na loja, mas, em casos de e-commerce exclusivo ou de acordo com a preferência da maioria, o produto chega no endereço escolhido pelo cliente.

Muitas empresas, inclusive as prestadoras de serviço, como uma de terceirização de folha de pagamento, estão investindo em lojas virtuais. Por isso, esse modelo de negócio já não é mais novidade no Brasil.

Por aqui, elas começaram a funcionar em 1995, mas foi a partir dos anos 2000 que tomaram força, e hoje estão ganhando a preferência dos consumidores.

Por isso que, hoje em dia, os brasileiros têm tantas opções para comprar pela internet, desde lojas famosas até pequenos negócios exclusivos pela internet.

Saiba qual a importância da loja online

O acesso à internet está mais democrático, sendo assim, pessoas de diferentes classes sociais acessam os conteúdos na web. E isso faz com que o número de lojas virtuais continue crescendo exponencialmente.

Trata-se de uma consequência direta do progressivo número de usuários navegando todos os dias. Atualmente, o Brasil é considerado o terceiro país que mais compra produtos e serviços pela internet.

E um cenário que já era muito positivo em 2019, tornou-se ainda mais favorável em 2020, com um crescimento de 80%. E a tendência é que essa modalidade tome a frente cada vez mais.

Além disso, há uma grande variedade de produtos e serviços, desde venda de roupas até serviços de contabilidade no ABC.

Assim sendo, o que vemos é um cenário favorável, tanto para lojas físicas investirem em uma loja virtual, quanto para pessoas que desejam ter seu próprio negócio na internet.

Se você já tem uma loja online, não deixe de conferir no próximo tópico algumas dicas para melhorar a sua plataforma e vender ainda mais. Acompanhe a leitura!

Como melhorar sua loja virtual?

Independentemente de qual seja o seu mercado, investir em melhorias em sua loja online é a melhor forma de garantir um bom desempenho e melhorar seus resultados. E algumas formas de fazer isso são:

Melhorar o logo da marca

O layout do site precisa estar alinhado com a identidade visual do seu negócio e seu logotipo. Então, se a logo não for bem trabalhada, consequentemente o layout da plataforma também não será agradável para os usuários.

Se você perceber que isso tem sido um problema, talvez seja a hora de rever o logo e pensar em alternativas para torná-lo mais atraente. Pode ser uma mudança na tipografia, nas cores aplicadas, entre outras possibilidades.

Produzir bons conteúdos

Criar conteúdos de valor é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, seja ela uma loja online ou um fabricante de removedor de cera. Os materiais precisam ser novos, relevantes, interessantes, curiosos, e podem assumir diferentes formatos, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Coloque os conteúdos no mesmo site da loja, para que assim você possa ajudar seus visitantes. O foco da criação de conteúdo não é vender, mas colocar a sua marca como uma empresa disposta a ajudar os consumidores.

Isso ajuda a construir uma imagem positiva e as vendas se tornam uma consequência. Além disso, se você publicar conteúdos relevantes frequentemente, eles serão compartilhados entre os usuários e sua marca vai alcançar mais pessoas.

É dessa forma que se torna possível aumentar o tráfego da loja virtual, e quanto mais visitas ela receber, mais chances terá de vender.

Trabalhar com as redes sociais

Toda empresa, como um fabricante de carrinho de carga dobrável, está presente nas redes sociais porque essas plataformas promovem uma maior aproximação com o público e ajudam a identificar novas oportunidades.

Elas também eliminam partes burocráticas do processo de compra, como preenchimento de cadastro. Por exemplo, ao acessar o site de uma empresa, o cliente fornece as informações cadastradas no Facebook, com apenas um clique.

Sem falar que as redes sociais são ótimas para criar e divulgar anúncios. Elas possuem um vasto alcance e opções de pagamento flexíveis para as empresas.

E não se esqueça de criar postagens relevantes para os seus seguidores, pois elas ajudam a manter o interesse do público e a atrair novos consumidores.

Inclusive, as redes sociais são ótimas para compartilhar os conteúdos que você publicar em sua loja online. E suas postagens podem ser impulsionadas, para que os materiais e o nome da sua loja cheguem a um número maior de interessados.

Isso acontece porque todas as ações de uma assessoria contábil em São Paulo, bem como de qualquer outra empresa, nas redes sociais são feitas de maneira segmentada em sites como Facebook e Instagram.

Por fim, essas plataformas também podem ser usadas como um canal de atendimento entre sua loja online e os consumidores.

Otimizar a plataforma para dispositivos móveis

As pessoas acessam a internet, praticamente, apenas por meio de dispositivos móveis como tablets e celulares. Então, eles se tornaram fundamentais para o sucesso do comércio eletrônico.

A tecnologia está cada vez mais avançada, o que nos permite usá-la para várias tarefas do dia a dia, inclusive contratar uma empresa de motoboys em São Paulo para entrega.

Portanto, se antes as compras online eram feitas apenas pelo computador, agora, as pessoas compram muito pelo celular. Então,seu negócio deve acompanhar essa tendência e oferecer uma plataforma responsiva para os usuários.

Um site responsivo se adapta a qualquer tamanho de tela, seja de um desktop ou de um smartphone. Assim, os usuários conseguem navegar com tranquilidade em todas as páginas de sua loja, sem perder a qualidade da experiência.

Usar imagens de boa qualidade

Na loja virtual, o cliente não tem a possibilidade de visualizar os produtos de perto, portanto, a vitrine de seu negócio são as imagens que você compartilhar.

Para garantir as melhores fotografias de seus produtos, um fabricante de catraca para academia, por exemplo, pode contratar um fotógrafo profissional para seu catálogo de produtos.

Por meio de imagens de qualidade, o cliente pode ver o produto em vários ângulos diferentes, portanto, saberá exatamente o que está comprando ou pretende comprar.

Eles até podem encontrar sites que vendem mais barato do que você, mas se eles não investem em fotografias bem produzidas, colocam em risco a imagem e credibilidade da loja.

Escrever descrições originais

Os textos que descrevem seus produtos devem ser únicos e originais em sua loja. Não copie descrições de concorrentes, nem mesmo dos fabricantes. Você pode usá-los como fonte de inspiração, mas nunca como uma oportunidade de copiar.

Uma empresa de destruição de documentos, por exemplo, além de criar descrições originais, precisa prezar pela qualidade delas, investindo em práticas de SEO (otimização para motores de busca).

Se você não criar uma descrição original, corre o risco de ser penalizado pelos buscadores, e os clientes ainda podem perceber a semelhança. Portanto, escolha as melhores palavras-chave e adicione todos os detalhes necessários.

Conclusão

As lojas virtuais são um modelo de negócio muito lucrativo no Brasil, mas como algumas estratégias, elas podem ficar melhores ainda.

Neste artigo, você entendeu o conceito desse modelo de negócio, sua importância e como ele pode ser melhorado.

Seguir nossas dicas vai fazer com que sua loja online seja um sucesso, venda mais e conquiste mais clientes todos os dias. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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