Muitos pensam que o e-mail é uma ferramenta ultrapassada e que gera poucos resultados, mas se você se enquadra nesse pensamento, saiba que está extremamente enganado, por mais que seja uma das formas mais clássicas de comunicação virtual, o e-mail continua em alta nos dias de hoje, de acordo com estatísticas, cerca de 53% da população mundial utiliza o e-mail, de acordo com dados da Statista, em 2021 foram registrados 4,14 bilhões de usuários, um número que possui um aumento de 110 milhões em relação ao ano anterior.
E a expectativa é crescer ainda mais, alcançando 4,59 bilhões até o ano de 2025, além de possuir um bom público, o e-mail ainda possui uma ótima taxa de interação, cerca de 61% das pessoas acessam essa ferramenta diariamente, enquanto 72% preferem se comunicar com uma empresa através do e-mail, ou seja, muitos preferem essa ferramenta para falar sobre o serviço de gradil para cerca ou qualquer outro serviço ou produto que querem contratar.
No meio disso tudo, podemos cravar que o e-mail é uma ótima ferramenta não só de comunicação simples, mas também em outros pontos, como, por exemplo, a geração de leads. Que empresa não quer gerar ainda mais leads? Quem não quer ter uma base sólida de usuários que podem ser abordados da melhor forma possível pelo seu negócio?
No texto de hoje, nós iremos falar tudo sobre o e-mail marketing e a sua eficiência na geração de leads, vamos conhecer um pouco mais, como ele pode ser importante para você ter ainda mais leads dentro da sua base, bora conferir? Então vamos lá!
Como o próprio nome já indica, o e-mail marketing se trata de uma estratégia de comunicação que visa estabelecer um contato e um vínculo mais próximo entre a empresa e o consumidor final utilizando justamente essa plataforma, para isso, são criadas diferentes listas e enviados diferentes conteúdos de acordo com cada usuário.
O objetivo é sempre vinculado ao marketing, seja a venda de um produto, a divulgação da marca ou a aproximação do seu negócio com seus consumidores, o disparo costuma ser realizado por ferramentas de automação, e tudo é lançado de acordo com os interesses e objetivos da empresa.
O e-mail marketing é considerado por muitos, como uma das práticas mais tradicionais e eficientes dentro do marketing, criado em meados dos anos 1970, esse conceito só foi de fato massificado em 1990, porém desde então, tem se tornado prática obrigatória por qualquer empresa.
Como falamos lá no começo, por mais que muitos pensem que esse é um conceito retrógrado, acredite, ele não é! Muito pelo contrário, assim como a bobina estrela são fundamentais para mercados, o e-mail marketing é crucial em qualquer estratégia de marketing.
Isso porque, ele desenvolve uma relação mais direta com o público usando um meio de comunicação tradicional que é muito utilizado e até mesmo preterido pelas pessoas em relação ao diálogo estabelecido com as empresas, além disso, essa é uma ferramenta que possui um alcance enorme e extremamente mensurável.
Outro ponto é o público atingido, geralmente, o e-mail marketing trabalha com usuários que já conhecem sobre a sua marca, o que faz com que todas as suas ações sejam mais efetivas e fáceis de serem executadas.
Também podemos destacar que o e-mail marketing acaba sendo bastante flexível, podendo ser usado de diversas formas diferentes como promover seus conteúdos, estreitar relacionamentos, enviar ofertas diretas, fazer o pós-venda e é claro, gerar mais leads.
Além do que já citamos acima, entre as principais vantagens do e-mail marketing podemos destacar o alto número de usuários e a sua ótima taxa de abertura, além de muitas pessoas terem um e-mail, a grande maioria delas acessa ele de forma diária, o que facilita com que sua estratégia seja mais efetiva.
Outro ponto positivo é a sua segmentação, que costuma ser muito mais direta, próxima e assertiva com o seu público, o escalonamento também tende a ser alto, com um ótimo retorno e um investimento consideravelmente baixo.
E por mais que pareça algo que passe batido, a geração de leads também é um ponto que merece destaque, acredite, o e-mail marketing pode ser essencial para que você consiga gerar ainda mais leads e alcançar ainda mais pessoas para a sua base de contatos da sua empresa de câmara fria para açougue.
Pode parecer algo até meio confuso, afinal, como usar o e-mail marketing para gerar ainda mais leads? Bom, podemos afirmar que o e-mail marketing não só gera, mas principalmente atrai leads considerados mais qualificados, isso porque, a geração de leads por si só, consiste em fazer um simples visitante ter interesse no seu negócio, e tem como realizar isso de forma mais eficiente do que com o e-mail marketing?
Através dele, é possível ter um vínculo muito mais próximo com o usuário, entre os principais benefícios da utilização do e-mail marketing na geração de leads, podemos destacar o custo relativamente baixo e o resultado relativamente alto, a segmentação assertiva através da criação de listas e a alta visibilidade, já que o e-mail possui uma ótima taxa de abertura.
Também podemos ressaltar a ótima notoriedade e reconhecimento, muitos usuários acabam tendo uma consideração melhor com as empresas que usam o e-mail como forma de comunicação, por fim, ele ainda é mensurável para entender o número de novos leads e partilhável, o que faz com que seja uma estratégia automatizada e com uma longa vida útil.
De forma rápida, sim, o e-mail marketing é extremamente eficiente na geração de leads, cerca de 90% dos profissionais de marketing apontam que essa é a melhor estratégia não só para gerar leads, mas também para qualificá-los.
Sua comunicação mais próxima e íntima, sua boa segmentação, e o seu conteúdo auxiliam a ampliar e impulsionar esse conceito, que se torna tão importante quanto um climatizador de ar industrial para a climatização de indústrias.
Acredite, o e-mail marketing faz total diferença e pode ser o ponto-chave não só para gerar mais leads, mas também para qualificá-los.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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