Entenda a importância da gestão de pessoas

A gestão de pessoas inclui deveres como contratação, treinamento, avaliação e disciplina de funcionários. Entenda sua importância!

A maioria dos líderes empresariais, de ramos tão distintos quanto os de beleza até os de manutenção de elevadores, sabe que seu time de colaboradores é importante. O que muitos ignoram é que suas habilidades de gestão de pessoas podem ser muito mais impactantes do que o talento bruto.

Na verdade, praticar esta boa gestão é tão importante quanto ter bons profissionais. Mas o que é gestão de pessoas e por que é tão importante? Se quer entender melhor sobre o tema, vem com a gente e confira! 

O que é Gestão de Pessoas?

À primeira vista, gestão de pessoas (como o próprio nome sugere) trata de gerenciar pessoas no local de trabalho. Portanto, é basicamente garantir que as pessoas da empresa tenham tudo o que precisam para realizar seus trabalhos.

Mas o conceito é muito mais do que isso. Em sua essência, trata-se de prestar atenção e cuidar dos funcionários. Até porque, dentro de uma empresa de automação residencial, por exemplo, isso pode significar cuidados com o bem-estar, ajuda com a superação dos obstáculos e até inspira os colaboradores a fazer seu melhor trabalho. 

Consequentemente, as chances de sucesso e desenvolvimento pessoal e profissional são maiores.

A gestão de pessoas inclui deveres como contratação, treinamento, avaliação e disciplina de funcionários. E, pelo menos, essas são as tarefas que vêm à mente quando a maioria das pessoas pensa no tema.

No entanto, também inclui uma série de responsabilidades baseadas em cuidados que são esquecidos, tais como:

  • Garantir que os funcionários recebam a remuneração que merecem;
  • Que tenham os recursos necessários para fazer o que se espera deles (incluindo ter tempo suficiente para fazer o que é solicitado);
  • Garantir que os funcionários tenham os recursos de bem-estar necessários para se sentirem seguros e felizes no trabalho (incluindo, por exemplo, dialogarem amistosamente e ter a compaixão de seu gerente quando estiverem com dificuldades);
  • Ajudar a mediar e resolver conflitos entre funcionários ou em uma equipe, ou melhor ainda, cultivar um ambiente comunicativo e cooperativo que não gere conflitos;
  • Ir além do treinamento no local de trabalho, pois isso ajuda os funcionários a desenvolverem a confiança e o entusiasmo de que precisam para dar o melhor de si;
  • Ajudar os funcionários a superar desafios que prejudicam seu desempenho no trabalho.

Por que os líderes da empresa devem se preocupar com a gestão de pessoas?

Em suma, os líderes empresariais, que podem ser de nicho tão pequenos quanto os de junta rotativa, devem se preocupar com as habilidades de gestão de pessoas em suas organizações, porque podem melhorar ou quebrar uma empresa.

A má gestão de pessoas pode diminuir a produtividade, fazer com que perca grandes talentos e sufocar a inovação em uma organização.

E nenhum gestor ou proprietário de marcas quer que isso aconteça, correto? Então tire todas essas ideias do papel e coloque-as em prática o quanto antes!

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE