Entenda como as metas de vendas podem ajudar seu negócio a crescer

O empreendedorismo no Brasil passa por um bom momento, considerando que, em 2020, existiam cerca de 20,1 milhões de empresas ativas no país (Sebrae/2022). Soluções como a maquininha Ton facilitam a gestão dos mais diversos tipos de negócios nacionais, principalmente no âmbito digital, facilitando o pagamento das vendas.

Com o surgimento e a popularização de novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), muitas empresas estão buscando crescer na Internet. Porém, mesmo que o mercado seja movimentado — e com muitas oportunidades — é necessário tomar decisões assertivas e estruturar etapas de crescimento realistas.

Para quem já tem um negócio físico e quer apostar em uma loja virtual, ou busca alavancar as vendas na Internet, estabelecer metas de vendas é fundamental. Mas como definir números que possam ser atingidos, de acordo com a realidade do mercado, motivando equipes internas e reduzindo riscos de investimento? Neste artigo, você vai conferir tudo isso. Acompanhe a seguir.

Meta de venda: o que é, qual a importância e como definir da melhor forma

Segundo estudos de 2022, da Experian Hitwise, a taxa de conversão de um e-commerce no Brasil fica na faixa de 1,65%. Por que isso é importante? Pois cada setor do mercado atinge o consumidor de diferentes formas, contando com variáveis como competitividade, sazonalidades, investimentos e, claro, receita. 

Estipular metas de vendas é uma etapa super importante no planejamento de um negócio. Elas estão diretamente associadas ao objetivo da receita do negócio em um período preestabelecido, como, por exemplo, a Black Friday. Em geral, a meta de vendas busca cobrir os custos do negócio (compra de estoque, mão de obra, e sistema) e gerar saldo positivo de receita.

As metas de vendas de um negócio recém-iniciado são calculadas de forma diferente das de um negócio já consolidado, seja no ambiente digital ou off-line. As metas devem ser definidas de forma clara, realista e, se possível, baseadas em dados, como histórico de vendas de um período anterior ou oportunidades de crescimento através de pesquisa de mercado. 

Tipos de metas de vendas mais comuns

Entender o objetivo do negócio e adaptar ações de vendas para atingir as metas é o primeiro passo para atuar de forma assertiva e obter sucesso. Uma estratégia de negócio deve considerar o momento atual da empresa, realizar comparativos com a concorrência e estabelecer metas viáveis. Algumas das principais são:

  • Aumentar a receita: um conjunto de metas de vendas pode ter o objetivo de aumentar a receita, especialmente em datas especiais, como Black Friday e Natal, que costumam movimentar negócios varejistas;
  • Liquidar estoque: uma meta de venda pode ser pensada a partir da liquidação do estoque, uma prática muito comum em lojas de roupas, que atuam com base na troca de estações;
  • Lançamento de produto: um novo produto no mercado pode ter como meta de vendas atingir um determinado volume na primeira semana de lançamento, por localidade ou até mesmo em função do público-alvo.

Estabeleça metas de forma flexível

No setor varejista, é muito comum que as metas de vendas acompanhem o ritmo de períodos sazonais. Mesmo assim, é necessário estabelecer as suas de forma controlada e flexível. Quais produtos podem impulsionar as vendas em momentos de menor saída? Oferecer maiores descontos pode contribuir para as vendas sem prejudicar a receita final? 

Além de acompanhar o mercado como um todo, saber como comunicar seu produto de forma adequada para o consumidor é essencial. Na Internet, investir em campanhas de anúncios específicas ou apostar em uma estratégia de SEO que fortaleça a marca são ações que podem contribuir com as metas de vendas, ampliando o alcance do produto para além dos canais tradicionais.

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