Fluxo de caixa: como acelerar o processo

O fluxo de caixa é considerado um dos fatores mais importantes, dentro de qualquer empresa, ele é quem indica como está o desempenho financeiro do seu negócio, qual seu faturamento, despesas e lucro, e como está indo a saúde monetária da sua indústria 5.0. 

Sem um bom fluxo de caixa, é praticamente impossível ter o controle necessário sobre sua empresa, e muitos gestores fazem de tudo e mais um pouco, para que ele se mantenha estável ou não piore com o passar dos anos. 

Porém, outro fator que incomoda bastante os empreendedores é a velocidade para efetuar a contagem do fluxo de caixa. Muitas empresas utilizam planilhas eletrônicas, e realizam a conta de maneira totalmente manual, o que atrasa e faz com que a apresentação dos relatórios seja feita de forma lenta, e os resultados das suas contas sejam apresentados com um pouco de atraso. 

Se você está cansado de esperar e quer otimizar da maneira mais rápida possível seu fluxo de caixa, no texto de hoje vamos mostrar para você, como conseguir acelerar esse processo, preparado para conferir? Então vamos lá!

O que consome tanto tempo no fluxo de caixa?

Muitas pessoas passam horas e horas realizando a contagem do fluxo de caixa, e muitas das atividades são consideradas até certo ponto desnecessárias em alguns aspectos, é preciso sempre ficar de olho no que pode ou não ser descartado para que você consiga acelerar o processo. 

Como uma Câmera De Monitoramento, é crucial ficar de olho em tudo, mas é claro que de forma mais agilizada, registrar literalmente todas as entradas e saídas, manter o controle individualizado de contas, conciliar o fluxo de caixa com movimentações bancárias, elaborar gráficos e resumos em planilhas para apresentações e detalhar informações sumarizadas, são alguns dos itens que corroboram para que ele seja feito de forma demorada. 

Porém, muitos deles são considerados cruciais, e devem ser mantidos, mas podem ser feitos de uma outra forma, visando ganhar um pouco de velocidade, abaixo, separamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo, bora conferir?

Aplicar um bom sistema de gestão

A primeira e talvez principal forma de acelerar o fluxo de caixa é aplicando um bom sistema de gestão, A tecnologia faz com que todas as planilhas manuais sejam descartadas, e todo o processo esteja em um local integrado com atualização dos dados em tempo real. 

Eficiente como um Circuito Impresso, Isso faz que, quem precisar conferir as informações, possa encontrar tudo de maneira prática, contando com ajuste de painéis e apresentações gráficas para que tudo seja exposto de forma simples, rápida e efetiva. 

Aplicar o filtro que deseja, disponibilizar a consulta de dados analíticos, realizar projeções, atualizar dados em tempo real, tudo isso é feito de maneira efetiva, tecnológica e automatizada, acelerando e muito, o processo do fluxo de caixa. 

Planeje e organize seu dinheiro com antecedência

Além de contar com a ajuda de um bom sistema de gestão, é sempre importante planejar e organizar seu dinheiro com antecedência, faça uma prévia e alguns cálculos antecipados de seus recebimentos e dos seus investimentos, isso ajuda a você ter uma noção e não ficar completamente perdido na hora da montagem do fluxo de caixa.

Entenda o que os números estão mostrando

Por fim, se você quer que o seu fluxo de caixa seja acelerado, é preciso entender as informações que tem dentro dele, de nada adianta montar um ótimo fluxo de caixa, com um crescimento exponencial se não conseguir compreender, o que aqueles números estão te falando. 

Estude antes, da mesma forma que um especialista em máquinas Fresadora Cnc, saiba detalhadamente cada conta que sua empresa pagou, cada dinheiro que saiu de dentro dela, um boleto de água, uma conta de luz, uma despesa de manutenção, se informe sobre seus recebimentos, pagamentos à vista, parcelamentos com juros, informações sobre compra de material, fornecedores, enfim, entenda tudo que está na sua frente. 

Quanto melhor você compreender o que os números têm a te dizer, mais preciso e acelerado será o processo do seu fluxo de caixa. 

O que achou sobre o texto de hoje? Gostou? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo e compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE