in

Como lucrar investindo em ações

Ganhar dinheiro: Ações são um tipo de investimento da categoria de Renda Variável

Ganhar dinheiro com ações é uma questão que tem crescido muito nos últimos anos. Cada vez mais pessoas físicas têm recorrido à Bolsa para obter melhores rentabilidades em seus investimentos.

Afinal, o cenário brasileiro é completamente diferente de alguns anos atrás. Vivemos a Era dos juros baixos, em que a taxa básica, conhecida como Selic, está em patamares históricos muito baixos.

Mas o que isso significa? Quer dizer que investidores mais conservadores, que antes se aproveitavam dos altos juros brasileiros, não estão mais rendendo tanto. Hoje, para quem quer a possibilidade de altos retornos, o mercado de Renda Fixa já não atende mais como antes.

Por isso, é possível ver recordes e mais recordes de captação de dinheiro na Bolsa de Valores. Ou seja, o investidor comum não vê mais vantagem de ficar apenas na Renda Fixa, que contempla investimentos como a Poupança, títulos públicos do Tesouro Direto, CDBs, entre outros ativos.

Agora, o mercado de ações é a alternativa mais vantajosa considerando investimentos populares e que podem ter uma rentabilidade satisfatória. 

Mas como tudo na vida, nada vem de graça, ou como diz uma frase bastante usada no meio financeiro, “não existe almoço grátis”.

O que queremos dizer com isso? Apesar de as chances de retorno serem mais altas no mercado de ações, há também chances de perda de dinheiro. Portanto, há um risco implícito quando se tem maiores possibilidades de rentabilidade.

Esse é o real dilema para investir e poder ganhar dinheiro em ações: você terá que se submeter a riscos maiores se quiser mais chances de retorno em seus investimentos.

Ganhar Dinheiro com Ações
Ganhar dinheiro: Ações são um tipo de investimento da categoria de Renda Variável

O que são ações e a Bolsa de Valores?

Ações são um tipo de investimento da categoria de Renda Variável. Isso significa que são aplicações financeiras em que não é possível saber o quanto vai render quando você coloca dinheiro. Mas por que isso acontece?

As ações são disponibilizadas por empresas listadas na Bolsa de Valores, que é o ambiente de negociação desses ativos. Essas companhias procuram o serviço de abertura de empresa para verem os detalhes jurídicos e financeiros.

Essas corporações fazem isso para, basicamente, capitalizar e angariar recursos para o seu crescimento, além de ter maior governança em seus processos corporativos, porque quem investe em suas ações passa a ser sócio, portanto, é possível ter direito até a voto em assembleia para decidir os rumos da companhia.

Na Bolsa, a negociação das ações é diária, de segunda a sexta. Ademais, empresa de sistema de segurança garante as operações digitais realizadas no mercado de ações, fique tranquilo!

E o seu funcionamento é simples: sabe quando você vai na feira e negocia com o comerciante quantas cebolas você vai comprar?

Com as ações é praticamente a mesma coisa, porém essa negociação de preço é baseada, como acontece nos serviços contábeis, no quanto os investidores estão comprando ou deixando, bem como no ato de negociar as ações de uma determinada empresa.

Na Bolsa, as negociações podem ser feitas em segundos e o mercado fica aberto de manhã até o final da tarde.

Isso quer dizer que muita coisa pode acontecer em apenas um dia. Por isso, é bastante complexo o investimento em ações, envolvendo muito risco, principalmente no curto prazo.

Então, é assim: digamos que as ações de uma companhia hipotética chamada XYZ3 abriram o mercado pelo preço de R$ 20 a unidade. 

Dependendo do dia, das notícias da empresa, do ambiente econômico e outras variáveis, os investidores decidem comprar ou vender as ações dessa empresa.

De forma bem básica, quando há muitas pessoas comprando o preço das ações sobe e quando há muitas pessoas vendendo há uma queda na cotação.

Nesse sentido, por esse grande volume de negociações que pode ser realizado pelos investidores, a legalização societária no mercado acionário é uma outra questão que faz com que as empresas optem por abrir seu capital na Bolsa.

Como ganhar dinheiro com ações?

Se você pretende correr menos riscos ao investir em ações e quer lucro mesmo que isso signifique ter mais paciência, a análise fundamentalista é o método utilizado para avaliar quais empresas na Bolsa estão com um bom preço para investir.

Ou seja, é muito bom comprar uma ação considerada barata, certo? É como se você estivesse pechinchando no mercado. Afinal, você compra as ações na baixa, pensando em sua valorização para, enfim, ganhar dinheiro com elas.

Mas além disso é preciso entender se o preço baixo já não era um indício de que a companhia iria mal das pernas mais para frente ou se era só uma oportunidade em que grande parte dos investidores não estava dando tanta atenção.

As duas situações podem ocorrer, basta você estudar a empresa e saber se o que ela tem de fundamentos e balanços financeiros são sustentáveis a ponto de dar lucros aos seus acionistas a longo prazo e se isso tende a se manter.

No longo prazo, isso tende a prevalecer porque a demanda das ações de uma empresa que tem um bom e contínuo histórico de crescimento será sempre grande.

E isso é muito bom para o investidor que apostou nesse tipo de empresa, afinal é um chamariz para outros investidores aplicarem nesse papel por um bom tempo, garantindo ainda mais lucros para empresa e, consequentemente, para você.

Outra forma: dividendos

Outra maneira é recebendo os proventos pagos pelas empresas. Esta é a parte do lucro da empresa que é paga aos acionistas na forma de Dividendos, principalmente.

Dessa forma, ganha-se dinheiro apenas por você ser acionista da empresa, independentemente se as ações estão caindo ou subindo. Claro que, quanto mais a companhia crescer ao longo do tempo, mais dividendos ela distribuirá aos seus acionistas.

E como funciona isso? Uma holding de empresas de folha de pagamento, por exemplo, divulga em seu estatuto a forma e como os proventos devem ser distribuídos aos seus acionistas.

Atualmente, as companhias listadas na Bolsa são obrigadas a distribuir, pelo menos, 25% de seus lucros aos acionistas.

Então, sempre cheque em como esses proventos serão pagos e quando também. Não há uma regra tão definida, varia muito de empresa para empresa. 

Há companhias que distribuem dividendos a cada seis meses, a cada três meses, a cada um ano, ou até bianualmente.

Alguns pontos para você se atentar antes de entrarmos em maiores detalhes:

  • Saiba controlar suas emoções quando olha o mercado;
  • Escolha empresas boas e não as ações da moda;
  • Planeje-se com antecedência para quando houver momentos de pânico;
  • Construa posições em ações considerando o seu apetite ao risco;
  • Se você não é profissional do mercado, evite negociação excessiva.

Mas para facilitar, já é conhecido no mercado de ações, sobretudo o brasileiro, de que empresas estatais e companhias ligadas a abastecimento de energia, água e saneamento são pagadoras de dividendos e têm o controle de acesso desse tipo de provento.

Portanto, essa é uma outra forma de ganhar dinheiro com ações, sem contar com o movimento dos papéis.

Dicas de como começar

Para começar a investir em ações, a primeira coisa que você precisa saber é entender o seu perfil de investidor ao se fazer a seguinte pergunta: “o quão disposto eu estou para arriscar um pouco mais do meu dinheiro para obter maiores rentabilidades?”.

Essa resposta, que funciona como uma sinalização de segurança, é crucial, porque assim você saberá se você tem estômago para ver o seu dinheiro oscilando na conta da corretora diariamente.

Ou seja, haverá dias em que a desvalorização, a depender da ação, poderá ser tanta que você poderá perder milhares de reais. Porém, lembre-se, você só perde ou ganha dinheiro, de fato, se vender as ações.

Se você deixar o investimento quieto na conta da corretora apenas oscilará o seu dinheiro, mas não ocorrerá ganhos ou perdas em definitivo. O que define de fato se haverá perdas ou não é tirar o seu dinheiro daquela ação.

Por isso, investir a longo prazo no mercado de ações é tão valioso. Ademais, ao escolher uma boa empresa a tendência é que ela tenha muito mais a crescer do que a perder, pois o seu funcionamento será aprimorado a cada ano.

Ao passo que quando você pretende ter lucros rápidos, em questão de dias ou semanas, é bem possível que nesse curto período a empresa esteja passando por uma turbulência repentina, mas que se resolverá logo.

Quando uma companhia é sustentável, os riscos de curto prazo são apenas pontuais, não afetando os fundamentos da empresa.

Então, aqui pudemos ver duas dicas preciosas para você começar a investir em ações: saiba o seu apetite ao risco e escolha boas companhias, por exemplo, as voltadas para adesivos para empresas.

Dessa forma, a partir desses pontos, os riscos são minimizados e a chance de você ganhar dinheiro com ações se torna maior.

E uma outra dica para começar é testar antes. Há simuladores que fazem com que você opere no mercado, mas com uma conta e com dinheiro fictícios. Assim, é possível você ter a experiência sem necessariamente colocar a carteira na mesa.

Recomendamos:

➝ Como superar uma crise financeira empresarial

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written by Cantinho do Empreendedor

Conteúdo dedicado ao empreendedor. Aqui você vai aprender tudo sobre planejamento, marketing digital para ajudar quem está começando a empreender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custos para Criar Sites em WordPress

Quanto custa criar um site em WordPress?

aplicativos de delivery

Como cadastrar seu negócio em aplicativos de delivery