As novas tecnologias fizeram com que muitas atividades pudessem ser otimizadas com o apoio de aplicativos, que podem ser utilizados tanto no computador quanto nos smartphones e tablets. Entre as pessoas que se beneficiaram com os avanços, podemos citar os profissionais que fazem a gestão de negócios como os mais sortudos.
Sem dúvidas, se você chegou até esse post é porque também está querendo conseguir desenvolver essa função com mais facilidade e assertividade. Quer entender mais sobre o assunto e conhecer apps que podem te ajudar a controlar melhor a sua empresa e monitorar o desempenho dos colaboradores? Então continue acompanhando esse artigo!
O que é gestão de negócios?
Uma pessoa nunca irá comprar conectores elétricos sem entender antes as características técnicas dos acessórios, pois se fizer poderá adquirir um produto incompatível com suas necessidades. A gestão de negócios não é um componente de um sistema energizado, mas também precisa ser compreendida para ser colocada em prática.
Colocando da maneira mais simples possível, a atividade consiste em maneiras de conseguir um crescimento sustentável por meio de métodos inovadores, que são capazes de engajar os colaboradores, atrair a atenção dos clientes e gerar resultados positivos em um período de tempo significativamente curto.
Para que isso seja possível, é necessário que diversos fatores sejam observados, o que inclui a análise de metas, os processos desenvolvidos, as estratégias de marketing utilizadas, os custos operacionais, as compras, as vendas, as finanças e por aí vai, fazendo com que a atividade seja fundamental para garantir o funcionamento geral da empresa.
Sabendo disso, é fundamental que nenhuma empresa deixe as atividades de gerenciamento esquecidas, visto que isso pode levar a companhia à falência em poucos meses. É justamente aí que os aplicativos e as ferramentas de gestão entram como grandes aliados, assegurando um controle otimizado.
Os principais aplicativos e ferramentas por categorias
Como já citado, os aplicativos e as ferramentas digitais são capazes de fazer com que as atividades de gerenciamento sejam otimizadas. Contudo, é necessário ter o app certo para que isso aconteça. Pensando em te ajudar a fazer escolhas assertivas, separamos algumas opções divididas por categorias. Confira!
Organização de tarefas
A organização de tarefas é fundamental para conseguir realizar qualquer atividade dentro de uma organização. Isso porque a prática permite que você liste atividades, estabeleça prioridades e defina metas, que irão fazer com que o seu dia seja mais produtivo.
Suponhamos que você é o gestor de uma empresa que fabrica, instala e conserta forno elétrico de embutir. Você pode utilizar aplicativos como o Trello, o Evernote, o Quire e o Wunderlist para listar suas próprias tarefas e as dos seus colaboradores.
Além dessas, existem duas outras ferramentas que são excelentes para controlar com efetividade o tempo de cada atividade: o Rescue Time e o RunRun.It. Com eles, você consegue acompanhar em tempo real o tempo de cada tarefa, analisando e corrigindo os pontos de atenção.
É fundamental destacar que todos esses recursos tecnológicos permitem que as tarefas sejam divididas em prazos e categorias, bem como asseguram a possibilidade de criar um checklist e adicionar informações extras, como documentos e orientações, sendo capazes de facilitar até a tomada de decisões.
Controle de finanças
Os apps de organização são muito eficientes para a gestão de negócios, mas nem de longe se comparam com a importância dos destinados para o controle financeiro. Segundo um levantamento do SERASA (2018), 45% dos microempreendedores têm dificuldade para analisar as finanças.
No entanto, esse não é o dado mais assustador da pesquisa, visto que 5% alegaram que não realizam nenhum controle financeiro, o que significa a inexistência de uma base para controlar entradas, saídas, lucros e despesas. Quando essa atividade é ignorada, a empresa não apenas tem altas chances de fechar as portas, mas o dono pode adquirir dívidas gigantes.
Leia Também
➝ Como obter o controle financeiro do seu negócio
Analogamente, é possível comparar a falta de um planejamento financeiro com a falta de estudo para aplicar um piso industrial em uma fábrica. Muitas pessoas acham que o estudo é desnecessário, mas a escolha incorreta pode acarretar em prejuízos tremendos, especialmente em locais em que há trânsito de empilhadeiras.
Se você deseja evitar que isso aconteça na sua companhia, mas não sabe por onde começar, a lista a seguir conta com quatro apps de controle financeiro excelentes para a gestão de negócios distintos. Confira:
- ContaAzul: plataforma para a gestão de micros e pequenas empresas, que permite um controle preciso de finanças, serviços, vendas e estoques;
- Quickbooks: um dos apps financeiros mais famosos do mundo, ele permite vistoriar finanças, importar e organizar dados bancários e obter relatórios sobre entradas e saídas;
- Mobills: encontrado na versão gratuita e paga, ele assegura o controle de entradas e saídas, bem como o estabelecimento e acompanhamento de objetivos e metas;
- Expensify: ainda pouco conhecido no Brasil, ele permite a digitalização ilimitada de recibos, o controle do cartão corporativo, gerenciamento de despesas internas e a reserva inteligente de reservas de viagens corporativas.
Controle de estoque e vendas
Um pecado comum entre os gestores de empresas é a falta de um controle otimizado de estoques e vendas. Atualmente, é possível citar diversas ferramentas para desempenhar essas atividades. Um dos destaques é o aplicativo Controle de estoque, vendas, pedidos, PDV, Caixa, Pedidos.
Temos plena noção que esse nome gigante fez você pensar: “será que isso é realmente útil?”. Bem, a resposta é “SIM”. Com o aplicativo, você é capaz de liberar o acesso de usuários, cadastrar clientes, produtos e histórico de vendas, bem como oferecer suporte por e-mail, chamados e chat.
Além desse, outras duas opções na categoria são o Venda Fácil e o Boss. Em suma, o primeiro é ótimo para ocontrole de clientes, fornecedores, produtos, o gerenciamento de receitas e de despesas, as formas de pagamento e parcelamento, a emissão e compartilhamento de recibos pelas redes sociais, etc.
O segundo realiza atividades semelhantes de gestão de negócios, mas diferencia-se por permitir um controle especial de fluxo de caixa empresarial, administrar todas as contas e empresas em um único lugar e gerar PDF de qualquer relatório de sistema, que podem ser simples ou detalhados.
Gostou do nosso post sobre gestão de negócios: aplicativos e ferramentas que podem otimizar as atividades? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.