Gestão horizontal: quais são os benefícios e como aplicá-la

Já ouviu falar de gestão horizontal? Muitos podem até dizer que sim, mas se pedisse para defini-la, talvez não saberiam fazê-la com todos os detalhes, não é mesmo? Mas tão fácil quanto instalar racks para servidor é entender o conceito.

E foi pensando nisso, que criamos este tópico em nosso blog. A importância cada dia maior desta vertente no dia a dia, bem como sua aplicação simples e eficaz, precisam estar dentro da cultura empresarial. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é gestão horizontal?

O termo gestão horizontal tem sido usado para descrever práticas que buscam eliminar ou reduzir completamente uma hierarquia. As formas como isso acontece variam de empresa para empresa e são tão amplas quanto o termo.

Alguns fatores têm feito com que as empresas busquem novas formas de organizar o trabalho. Há setores com uma grande carência de profissionais qualificados e esta mudança abrupta causada pela Covid 19. 

Mas apesar da crise, houve um aumento na demanda. A preocupação em criar ambientes colaborativos faz com que algumas empresas busquem a gestão horizontal para atrair e reter talentos.

O engajamento também é uma questão a se destacar, pois várias matérias sobre o assunto abordaram isso e notaram que os números não são nada animadores. 

85% dos trabalhadores pesquisados ​​não se sentiam felizes em seu trabalho, ou seja, mais uma indicação de que há algo muito errado com o mundo do trabalho.

Benefícios da gestão horizontal

Seja no nicho da documentação de laudo spda ou no ramo de moda, os principais benefícios que podemos notar são os seguintes:

  • Aumento da satisfação dos funcionários

Um benefício potencial da gestão horizontal diz respeito a dar aos funcionários mais controle sobre suas funções. Em seu centro, esse método organizacional é focado na equipe e, portanto, pode dar mais autonomia dentro de uma empresa. A remoção das definições tradicionais de funções e seus status pode oferecer mais liberdade.

  • Uso otimizado de recursos

Outra vantagem é sua capacidade de usar os recursos de forma eficiente. Há menos separação nesse tipo de estilo organizacional. Os funcionários trabalham como parte de uma única equipe, e não em departamentos isolados.

Imagine que tanto tanto o pessoal da administração quanto os de blister embalagem podem dialogar e ajudar a gerir os processos (dos maiores aos menores) daquele ambiente.

Como aplicar a gestão horizontal

Quer entender como aplicar em sua empresa? Primeiramente, é necessário que esteja aberto à uma transformação em seus processos, bem como de uma participação ativa dos demais, para auxiliar na mudança de cultura organizacional. 

No fim das contas, este conceito diz respeito às atitudes de pessoas, que são capacitadas ao passarem por treinamentos e assumem diversas tarefas que, anteriormente, não o fariam.

Além disso, há inúmeras ferramentas dentro da internet que oferecerão dados de performance nos vários setores, o que ajuda na tomada de decisão.

Entendeu melhor sobre Gestão Horizontal? Acha que faz sentido para sua marca? Se sim, tire as ideias do papel e mãos à obra!

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE