Como estruturar um e-commerce de sucesso

Para um e-commerce de sucesso ser reconhecido como tal, é preciso marcar presença onde o público consumidor está. Assim é possível ter o comércio digital como uma grande oportunidade de crescimento, força e popularidade de alguma marca, serviço ou produto. 

Neste texto, daremos algumas dicas valiosas para criar e continuar com um e-commerce de sucesso, para vender mais e assim ter destaque entre as tendências, criando novas possibilidades para expandir o próprio negócio para além das fronteiras. 

A certeza é que abrir uma loja virtual não é garantia que as vendas se concretizem de imediato. Afinal, há critérios básicos para que as vendas sejam acionadas primeiramente com a definição do público-alvo que precisa ser atendido em todos os aspectos. 

Atualmente, o principal pensamento do empreendedor que deseja novos critérios

de vendas e excelência é que a compra que seja o melhor oferecimento aos clientes, por parte de um ambiente amigável, confiante e seguro. 

Porém, sem ser tão diferente entre abrir uma loja no shopping de montagem de ar condicionado ou uma loja virtual, é necessário planejamento e organização empresarial. 

A concorrência está cada vez mais acirrada e exigindo mais importância aos trabalhadores para que dê o funcionamento necessário ao negócio.

Conexão e instantaneidade são pilares para potencializar plataformas digitais para

as lojas virtuais, contando com quatro pontos essenciais: marketing, para conseguir atrair

suprimentos; produtos atrativos; operações e logística. 

Entenda como funciona o e-commerce

O e-commerce funciona como B2B e B2C, o que significa que a venda pode ser feita tanto para empresas como para usuários, respectivamente. Em ambos os casos esse comércio online é viável e pode ser rentável. 

Sendo assim, é importante também atender a lei de proteção de dados (LGPD),  ou seja, o site precisa garantir a total segurança dos dados coletados dos usuários ou visitantes que acessam a página. 

Apenas o que muda é a complexidade e a integração de um para outro. Visto que o site estará voltado para cada modelo de negócio preferível, operando de acordo com a necessidade do mercado e na relação em que o cliente estará comercializando.

Com a implantação de servidores conforme a real necessidade de cada gestor, a empresa precisa estar adaptada e preparada para avaliar os investimentos disponíveis, por isso a necessidade de coerência com um planejamento mesmo antes de definir algum valor.

Todo estudo antes de aplicar alguma metodologia é necessário, a verdade absoluta no meio digital se dá com o resultado das metas e dos números que apresentam. Quando há um investimento na equipe que tem uma cultura organizacional, fica simples focar no virtual.

Com cada engajamento – que é uma das métricas dos resultados virtuais -, é exigido sempre estar à frente nas inovações tecnológicas. Até mesmo para uma já consolidada empresa de pintura de fachada ou qualquer outra.

Por isso, a definição desde o princípio do e-commerce será estruturada para sustentar a evolução de todas as vendas e os objetivos a longo prazo.

Assim, evitando futuramente os prejuízos em investimentos nas plataformas que em pouco tempo se tornem obsoletas ou não atendam mais ao volume de vendas da empresa.

Entre as várias vantagens ao ter uma loja online, está a possibilidade de ter produtos e serviços a todo tempo disponível, 24 horas por dia, sete dias por semana, estando na palma da mão dos consumidores a todo instante. 

Estruturando um e-commerce de sucesso

A princípio, a jornada de compra dos clientes funciona muito bem como um funil de vendas, termo estratégico muito utilizado na área de marketing e vendas. São estágios específicos classificados como etapas educacionais, conhecimentos e decisões.

Assim, essa ação acaba formalizando o negócio com conteúdos informativos, seja para o segmento de serviço de demolição, ou mesmo para microempreendedores do segmento alimentício. 

Os conhecimentos, por parte da empresa, precisam ser passados referente aos diferenciais que a marca ou a prestação de serviços tem. Sendo indispensável o serviço de atendimento mais qualificado e diferenciado.  

As decisões de compras, consideradas como o fundo do funil, garantem a qualidade das etapas anteriores, além dos acréscimos que podem ser em forma de ofertas ou condições especiais aos clientes, artifícios essenciais para execução dentro de um negócio. 

Por exemplo, uma consultoria de exportação, que apresenta uma agilidade e personalização como pontos-chave, contando com uma realização de compra pelo cliente que precisa ser fácil, prática e rápida.

Entre as estruturações mais necessárias do e-commerce estão elencadas: 

  • Fazer o planejamento do negócio;
  • Escolher uma boa plataforma de e-commerce; 
  • Entender o cliente;
  • Conhecer o mercado;
  • Encontrar um nicho; 
  • Garantir entregas de excelência;
  • Fazer divulgação e conteúdo de qualidade;
  • Entender os resultados; 
  • Investir em tecnologia e experiência do cliente.

Sobre o terceiro tópico e o quinto (entender o cliente e encontrar um nicho), eles são prioridades que precisam ser atendidas logo de início, pois facilitam a gestão do negócio como um todo. 

Colocando como primordial a escolha pela divulgação do conteúdo de qualidade, entendendo os resultados e ganhando vantagens nos investimentos em tecnologia, experiência completa do cliente.

Contando também com as inúmeras ferramentas que automatizam as mais variadas etapas do processo de vendas, desde a compra via internet, até o controle de estoques, receitas e despesas, produtividade e controle. 

Depois de definido o produto juntamente com a persona, são formadas categorias e subcategorias que agilizam e facilitam logo na primeira compra com a autorização de informações pessoais e de pagamentos registrados nos sistemas. 

Funcionando como uma armazenagem de cargas, o reconhecimento e a identificação do público se tornam vendas de produtos que são inseridos em todos os meios de comunicação como essencial, urgente e escasso se não comprados na data correta.

Jornada do cliente e o negócio: veja como funciona

A usabilidade dentro de um e-commerce de sucesso se dá quando atende aos clientes com maestria, depois de definir os métodos de pagamento no próprio site, entre boleto, pix, cartão, etc. 

Todo movimento nas lojas de sistema de climatização antecede as variáveis que podem ser encontradas no processo que é escolher, comparar, questionar e enfim priorizar o produto ou serviço prestado. 

No entanto, checkout transparente e estabilidade dão mais credibilidade ao site, pois não adianta lançar a mega promoção sem antes conferir os meios de pagamentos, isso também engloba a aplicação das estratégias de marketing. 

O gestor precisa lembrar sempre da seguinte frase: “o hoje assertivo não é garantia de um futuro semelhante”, isso porque desde o princípio é importante definir prejuízos e investimentos que em um curto espaço de tempo atendam os valores da empresa e do cliente.

O cliente que chega a sua loja com o pensamento de ter um produto, nem que sejam alguns equipamentos para solda, primeiro ele vai analisar se o seu nome está entre os mais consumidos dependendo da região em que ele se encontra. 

Em seguida, se há volumes de vendas no site e como está o estoque. Sites lentos ou páginas que são frequentemente redirecionadas não tendem a estar entre as maiores oportunidades de vendas no mercado virtual. 

Hoje um investimento no marketing de um e-commerce deve ser comparado há uns seis anos atrás, quando as alternativas eram muito mais limitadas e reclusas. São ações que exigem tempo, conhecimento, dedicação e redirecionamento.

Logo a divulgação e o conteúdo chegarão ao cliente como uma luva. A proposta deve ser clara e objetiva, para que não haja dúvidas mediante os parceiros que também são importantes na formação de um time empresarial. 

Entenda como funciona o funil de vendas

Com isso, enfatizamos a importância de saber como lidar com cada expectativa gerada no ato da compra mediante os clientes e a sua fidelidade à marca ou a loja. Todo o funil de vendas é considerado importante, a começar pelo topo, depois o meio e por fim o fundo. 

No caso do topo do funil de vendas, ele é o momento da jornada do cliente de aprendizados e descobertas. É nessa etapa que o cliente entende que tem uma necessidade ou problema que antes não sabia que existia.

Logo no meio do funil, é o momento onde lidamos com as necessidades dos leads, assim, o foco passa a ser a resolução do problema, como já visto no tópico anterior, mas não sabendo exatamente como, cabendo ao negócio mostrar a eles.

Por último, esse é o momento em que os seus leads estão qualificados e praticamente prontos para que a sua equipe de vendas entre em contato e consiga convertê-los em clientes. 

Em outras palavras, eles estão cientes dos problemas que possuem e acreditam que o seu negócio pode oferecer a solução. Contanto, é necessário levar em consideração os diversos aspectos que englobam o negócio como irmão de atuação.

Tenha sempre metas e objetivos, relevância e autoridade no mercado, além da frequência e a personalização dos leads da organização. Levando ainda mais ao topo do sucesso o seu e-commerce e o que ele representa para o mercado digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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