Gestão e Negócios

Importância do PDCA para o seu negócio

O sucesso de uma empresa, seja uma loja de sapatos femininos ou de uma grande distribuidora da área tecnológica, como as especializadas em racks para servidor, um dos equipamentos mais importantes para o departamento de TI, é resultado de uma boa gestão empresarial.

Por esse motivo, os esforços no aumento da eficiência de gerenciamento devem ser priorizados. Para isso, é essencial que os responsáveis pela gestão se abasteçam constantemente de conhecimento em técnicas.

Uma das mais reconhecidas da área é o PDCA, que foi desenvolvido por um relevante estatístico dos EUA, chamado Edward Deming. A sigla remete aos 4 passos da metodologia, que são:

  • Plan (Planejar);
  • Do ( Fazer, executar);
  • Check (Checar, verificar);
  • Act (Agir).

Saiba porque o emprego do método faz diferença para os negócios e entenda como aplicar.

PDCA: por que é vantajoso para os negócios?

Se a sua empresa é voltada à produção de produtos em grande escala, como é comum em organizações fabris especializadas em blister embalagem, materiais de construção, equipamentos, entre outros, o método PDCA é especialmente vantajoso.

Isso porque o criador da metodologia se baseou em suas experiências ao longo de muitos anos dedicados ao departamento de qualidade em indústrias. Portanto, ele aplicou e obteve resultados comprovados.

Basicamente, a técnica tem como objetivo fazer com que o processo de gestão de desenvolva de maneira contínua, ou seja, foi estabelecido para haja melhora frequente tanto na liderança como nos processos.

Entre os principais benefícios do emprego, estão: redução de desperdício, aumento da produtividade, melhor gestão do pessoal e mais assertividade na tomada de decisões, que são altamente relevantes para qualquer empresa seja indústria, comércio ou do ramo de serviços, como é o caso de quem liga com conserto de portão automático.

Como colocar em prática os conceitos PDCA?

Para colocar em prática o método PDCA é preciso conhecer o fundamentos da metodologia:

Planejamento: o planejamento é a primeira letra que compõe a sigla, ela é primeira etapa da aplicação do métodos, no qual é necessário realizar preciso que engloba identificação dos problemas, definição dos dos passos para saná-los e traçamento de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

Execução: o Do, fazer em português, é simplesmente executar o que foi planejado, afinal, sem a realização prática não há como obter os resultados almejados. Nessa etapa, há algo importante que se relaciona com a gestão de pessoas, pois o ato de fazer, requer capacidade técnica dos envolvidos, por isso, envolve a realização de processos de treinamentos, além de recursos.

Checar: para saber se há evolução dos processos de execução é necessário verificá-los com constância, para detectar falhas e com isso promover soluções para ir ao encontro do atingimento dos objetivos e metas estabelecidas no planejamento.

Agir: essa fase é o momento de mensurar e avaliar os resultados obtidos, se eles foram satisfatórios e se há como melhorá-los. A partir disso, a ação é efetuar um novo processo de planejamento para o progresso, visto que o foco é a melhora contínua da gestão.

Esperamos que esse artigo tenha mostrado o quão importante é o PDCA para o seu negócio. Se gostou deste conteúdo compartilhe para ajudar mais pessoas e continue a nos seguir.

Vanessa Andrade

View Comments

Recent Posts

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

12 horas ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

12 horas ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

13 horas ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

13 horas ago

Como o Marketing Digital Pode Validar Ideias de Negócio

No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…

13 horas ago

Estratégias de Marketing para Empreendedores Iniciantes

No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…

13 horas ago