Inteligência emocional para lidar com seu novo negócio

A inteligência emocional é imprescindível para todos os momentos de nossas vidas. Sem ela, fica impossível de trabalhar, de fazer tarefas domésticas ou lidar com situações cotidianas e simples.

Mas assim como é necessário fazer uma manutenção esporádica no seu exaustor axial quando desejamos de água quente para um banho, é preciso equilibrá-la, principalmente quando inicia a gestão de um novo negócio. Para compreender melhor a respeito, continue com a gente!

O que é inteligência emocional?

Resumidamente, a inteligência emocional tem a ver com compreensão e gerenciamento das próprias emoções e também das do outro. É uma habilidade importante e que pode afetar nossos pensamentos, comportamentos e decisões. 

Quando há descontrole, as reações diante de situações estressantes ou desafiadoras ficam ainda piores. Contudo, ao longo desses períodos e sabendo moldá-las, verá que as respostas nem sempre são um ‘bicho de sete cabeças’ como previa. 

Saber dos cinco principais componentes da inteligência emocional é tão fundamental para este novo gestor de empresas quanto os ensaios não destrutivos para a vida útil de um produto:

  • Primeiramente a autoconsciência, que é a habilidade de reconhecer e entender nossas próprias emoções;
  • Em seguida, a autorregulação, pois ela o ajudará a controlar as emoções e comportamentos, especialmente em situações estressantes (que é o momento onde o fluxo de pensamentos está mais elevado);
  • Já a motivação é aquela persistência em alcançar e seguir adiante nos desafios;
  • Bem como a empatia, pois haverá entendimento de todas as emoções e perspectivas dos outros;
  • Por fim, a habilidade social de se comunicar efetivamente, de influenciar os outros e construir relacionamentos saudáveis.

Ter uma boa inteligência emocional pode trazer muitos benefícios, pois, no ambiente de trabalho. Pense, por exemplo, numa marca de válvula borboleta com essa cultura empresarial. Ela ajudará a equipe a se aproximar e agregar valor, além de melhorar a tomada de decisão e a resolução de conflitos, e aumentar a produtividade e satisfação no trabalho, gerando lucros.

Para desenvolver a inteligência emocional, é importante praticar, principalmente, o autoconhecimento, o desenvolver a habilidade de se colocar no lugar dos outros e entender suas perspectivas. Técnicas como as de relaxamento, ASMR e mindfulness também podem ser úteis.

Inteligencia emocional para lidar com seu novo negócio

Agora chegamos aonde realmente queríamos. Tudo porque é inteligência emocional pode trazer maior tranquilidade para aquela pessoa que está começando um novo negócio. 

Lembre-se que empreender envolve lidar com situações desafiadoras e imprevisíveis e, em contrapartida, elas têm alta porcentagem de serem estressantes e emocionalmente exigentes. 

Mas para enfrentar esses desafios, aprimorar suas habilidades empreendedoras e ser tão forte quanto uma ventosa de silicone para vidro ao segurar determinados objetos e materiais, é ideal que gerencie bem o estresse e a ansiedade que acompanham esse dia a dia. Isso pode incluir a capacidade de reconhecer e lidar com suas próprias emoções ou de se comunicar e se relacionar com os outros.

Mas não para por aí, já que quando adotar essa postura, tomará decisões mais assertivas em momentos de incerteza. Haverá equilibrio no que diz respeito a lógica e a emoção em suas decisões. Além disso, será mais objetivo e imparcial ao avaliar as informações disponíveis.

Nossas últimas três dicas são:

  • Comunicação eficaz: A inteligência emocional pode ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz com seus clientes, fornecedores, parceiros e outros interessados pela marca. 

Já dissemos antes, mas não custa lembrar que isso envolve a capacidade de entender as emoções e as perspectivas dos outros de maneira clara e concisa. É assim que apresentadores de programas de TV, podcasts e etc., se ‘apresentam’ para seu público;

  • Habilidade de liderança: desenvolva as habilidades de liderança com inteligência emocional e faça a gerência da capacidade de motivar e inspirar outras pessoas ou de resolver conflitos (sejam eles profissionais ou pessoas) o mais pacificamente possível;
  • Resiliência: você sabe o que é resiliência? É a capacidade de se adaptar às mudanças, aprender com os fracassos e manter uma perspectiva positiva, mesmo diante de desafios e obstáculos.

Para todos os que pensam que inteligência emocional não é importante, sugiro que converse com pessoas que tiveram acesso ou se informaram melhor a respeito do tema. Quando fizer isso, certamente irá voltar aqui, reler todas as dicas e tirá-las do papel o mais rápido possível.

Tanto o dono da empresa em que você trabalha, quantos outros gerentes passaram por processos muito semelhantes, para tentar equilibrar o estresse do dia a dia com a calmaria de noites de sono tranquilas. 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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