Fazer o planejamento de como seu negócio deve funcionar, através de estratégias de vendas, organização do tempo que é usado para cada coisa dentro de seus negócios, é fundamental para manter o bom funcionamento de sua empresa. É aquele velho ditado que diz que “tempo é dinheiro”, não é mesmo?
Quando falamos em tempo, não estamos citando apenas horas, mas sim as tarefas e atividades que serão executadas a longo prazo, também. Traçar os objetivos que sua empresa tem, calculando o período que ela percorrerá para alcançá-los, é essencial para fazer um bom gerenciamento de negócios e atingir o sucesso esperado.
É importante distinguir no nosso dia a dia o que é mais urgente e o que pode esperar um pouco. Quando falamos de matriz de gerenciamento de tempo, estamos justamente colocando relevância nas coisas que precisamos fazer. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento foram Dwight Eisenhower e Stephen Covey que popularizaram e expandiu o que Eisenhower acreditava quando dizia que prioridade está relacionada à importância que você dá a uma tarefa.
Seus critérios foram distribuídos por Covey, após popularizar a ideia, sendo:
Urgência: O que requer atenção imediata;
Importância: o que tem maior significado ou valor.
Um exemplo que pode ser citado, para melhor entendimento, é se uma empresa de painel elétrico industrial quer aumentar seus faturamentos, para isso ela tem que fazer um estudo, identificando quais são seus costumes, necessidades, e calcular quais são os clientes que mais dão lucro que usam mais de seus serviços, assim poderá focar em estratégias para mantê-los fidelizados a sua marca.
Podemos separar da seguinte maneira:
Importantes: São todas aquelas ações que agregarão valores e posteriormente resultados ao seu negócio, que requer uma solução imediata.
Não importantes: Todas aquelas que necessitam de solução imediata, porém não agregam valores ao seu negócio.
Não urgentes: Que não acrescentam valor e tampouco precisam de solução imediata
A matriz de gerenciamento de tempo de Covey, é composta por uma combinação de quadrantes:
– Quando citamos o Q1, estamos falando das atividades de uma empresa que requerem atenção imediata, pois são críticas. Ou seja, seu negócio possui a necessidade de realizar uma sucção de água, para isso acontecer, precisa adquirir uma bomba centrífuga.
– Q2 Neste caso qualquer tarefa que for executada é importante, mas não urgente. Então pode se não realizada no momento pode não causar tanto impacto quanto a Q1.
– Q3 São as urgentes, mas que não são importantes a longo prazo, por exemplo, uma empresa que vende discos de corte, tem que dar treinamento aos seus colaboradores para saber executar uma venda, então é preciso colocar em um grau de importância que leve um tempo até conseguir os profissionais capacitados para treiná-los.
– Q4 são atividades que não são urgentes e nem importantes.
Para conseguir evitar a perda de tempo com coisas que não são prioridades no momento, usar a matriz de gerenciamento de crise pode ser uma ótima opção para o seu negócio. Distribua as ações que sua empresa precisa ter, de acordo com seu grau de importância.
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