Gestão e Negócios

O que é e como realizar uma prospecção efetiva

As prospecções são usadas como um método de coleta de dados em muitos campos diferentes que vão desde instituições escolares a empresas de catalisador para tinta. Este conceito é uma boa escolha quando se deseja descobrir as características, preferências ou opiniões de um grupo de pessoas.

Isso pode ser usado em estudos nos quais você coleta dados apenas uma vez ou em prazos maiores, nos quais você pesquisa a mesma amostra várias vezes durante um período prolongado. 

Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Defina a população e a amostra

Antes de começar a realizar uma prospecção, você já deve ter definições claras e específicas de onde quer chegar. Com base em algumas perguntas, determine exatamente os focos para que conquiste tudo aquilo que deseja.

Insira aqui uma espécie de luminária de emergência para não se esquecer de focar-se sempre neste ponto.

Público alvo

O público alvo é o grupo específico de pessoas que você deseja conhecer. Ele pode ser muito amplo ou relativamente restrito. Por exemplo:

  • A população do país
  • Estudantes de determinada área;
  • Clientes de uma empresa específica com idade entre 18 e 24 anos;
  • Mulheres orientais com mais de 50 anos

Sua prospecção deve ter como objetivo produzir resultados que possam ser entendidos para que os colaboradores se foquem naquele nicho. Isso significa que precisa definir cuidadosamente sobre quem deseja tirar conclusões.

Amostras

Raramente é possível prospectar toda a população – seria muito difícil obter uma resposta de todos os brasileiros ou de todos os estudantes do curso de conectores elétricos. Em vez disso, este resultado te dará uma porcentagem aproximada das pessoas interessadas.

O tamanho disso dependerá da população atingida por isso. Você pode usar uma calculadora de amostra online para descobrir quantas respostas precisa ter para que haja uma prospecção dinâmica e considerável.

Existem muitos métodos que permitem gerar números mais amplos. Em geral, este conceito deve ter como objetivo uma certa representatividade daqueles que entraram em contato com a marca. Quanto maior isso for, mais válidas serão suas conclusões.

Entrevistas

As entrevistas orais são um método útil para prospecções menores. Elas permitem que você colete informações mais detalhadas sobre as opiniões e preferências das pessoas. Realize-as por telefone ou pessoalmente.

Os benefícios trazidos com isso são:

  • Você tem contato pessoal com os entrevistados, então sabe com antecedência quem será incluído ali.
  • Pode esclarecer dúvidas e solicitar informações de acompanhamento quando necessário.
  • Ninguém é anônimo em uma entrevista. Portanto, as pessoas tendem a ficarem mais soltas e dialogam livremente.
  • Assim como os questionários, essas prospecções podem ser usadas para coletar dados quantitativos: o pesquisador registra cada resposta como uma categoria ou classificação e analisa estatisticamente os resultados.
  • Mas eles são mais usados ​​para coletar dados qualitativos: as respostas analisadas para obter uma compreensão mais rica de suas opiniões e sentimentos.

Agora é só tirar todas as ideias do papel para que tenha uma prospecção dinâmica e novos clientes a seu dispor.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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