Gestão e Negócios

O que é estratégia de ROI?

O ROI (Return over Investiment) é uma das métricas mais importantes para os negócios, sejam eles ligados a serviços ou a produtos, como a venda de equipamentos de combate a incêndio, por exemplo.

Isso porque a métrica dá uma visão precisa sobre os investimentos realizados em marketing digital. Por essa razão, o cálculo é imprescindível para tomar decisões na hora certa e evitar prejuízos. Se deseja entender mais sobre esse indicador e suas estratégias, prossiga a leitura.

ROI: o que é e qual a sua importância

O ROI, retorno sobre investimentos, nada mais é que um indicador econômico que mede a relação entre o que foi gasto com os resultados obtidos. O cálculo pode ser feito em qualquer tipo de ação de marketing digital.

 Por exemplo, se uma empresa especializada em impermeabilização de lajes decidiu investir em uma campanha de divulgação nas redes sociais e quer saber se realmente o aporte realizado surtiu efeito positivos, é só efetuar o cálculo.

E como é feito esse cálculo? A fórmula é bem simples, basta retirar o valor usado no investimento do custo obtido. Em seguida, deve-se dividir o resultado pelo valor investido. E pronto, já se pode avaliar a performance da ação ou campanha. 

Quanto maior a porcentagem de retorno sobre o investimento, mais evidente que o aporte feito foi bem investido.

Por mostrar de maneira precisa a relação entre o que foi despedido e o que foi angariado, O ROI é, sem dúvida, de suma importância para medir o sucesso em vendas de vários itens ou de determinados produtos.

Além disso, como falamos no começo do post, o ROI permite que tomar decisões rápidas pode conter os prejuízos de campanhas de baixo desempenho.

5 estratégias para elevar o ROI das suas ações de marketing

  1. Invista em landing pages: para ter êxito em campanhas de marketing promocional, é preciso obter leads qualificados. Para isso, invista em landing pages. Por exemplo, se atua com a venda de projeto de instalações elétricas, crie uma página de captura com lançamentos ou promoções.
  1. Nutra o leads: manter os leads, que são potenciais clientes em contato constante com a marca, crie e-mails marketing com informações relevantes, que aumentem o interesse do consumidor, que logo entrará no funil de vendas.
  1. Aposte em tecnologia: além de agilizar os processos de marketing digital, as soluções tecnológicas de automação conferem dados estratégicos sobre as ações, que podem elevar o potencial de assertividade das campanhas e, consequentemente, aumentar o ROI.
  1. Realize testes: para toda ação ou campanha aplicada, é necessário realizar o teste A/B, que tem como finalidade a comparação entre duas situações. Por exemplo, para saber qual CTA causa mais efeito, selecione uma quantidade de contato e envie. Com base nas ações realizadas, é possível avaliar o melhor.
  1. Invista em estratégia de fidelização: manter um cliente é menos custoso que captar um novo. Portanto, invista em ações de fidelização, como campanhas promocionais com condições especiais, atendimento customizado, entre outros.

Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo a alcançar melhores resultados em ROI. Se gostou, compartilhe nas suas redes.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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