Com um mercado cada vez mais concorrido e consumidores cada vez mais exigentes, as empresas estão tendo que se reinventar e procurar soluções para que consigam ganhar da concorrência e se tornar a preferência do público, afinal, já parou para pensar o motivo que leva uma pessoa a escolher qual a melhor empresa na aplicação de manta asfáltica por exemplo?
Para você ganhar a preferência do público e ter um lugar de destaque, é fundamental que você tenha um fator determinante que se chama vantagem competitiva. Com ela você aumenta sua lucratividade, ganha valorização no mercado e faz com que seus clientes olhem com mais carinho para o seu negócio.
Mas você sabe o que o termo vantagem competitiva significa? Bom, no texto de hoje, nós iremos falar tudo sobre ele, então se quiser conhecer mais sobre a vantagem competitiva e toda sua relevância, vem com a gente que te explicamos, bora conferir? Então vamos lá!
O termo vantagem competitiva foi desenvolvida em 1985, pelo professor da escola de negócios de Harvard, Michael Porter, esse conceito de maneira extremamente resumida, condiz com um atributo ou conjunto de características de uma empresa, que a posiciona a frente dos concorrentes do mercado, fazendo com que ela seja escolhida e preferida pelo público.
Ou seja, em termos simples, a vantagem competitiva nada mais é, do que o diferencial da empresa, aquilo que ela possui que chama a atenção e faz com que as pessoas queiram consumir seus produtos e serviços. É sempre bom destacar, que quem define a vantagem competitiva de uma empresa são sempre seus consumidores, eles que enxergam o que é melhor e mais efetivo dentro de uma empresa.
Além disso, a otimização de processos não é considerada uma vantagem competitiva, ela deve ser realmente um diferencial, algo fácil de replicar internamente mas difícil da concorrência fazer, uma ação diferencial, um produto ou serviço da sua empresa de manutenção predial, pode ser visto como uma vantagem competitiva.
Existem várias formas de uma empresa conseguir obter uma vantagem competitiva, abaixo, separamos as principais que podem ser usadas dentro dos negócios, bora conferir?
A primeira, e também uma das mais comuns formas de obter uma vantagem competitiva é realizar a relação de preço e qualidade de seu produto ou serviço. Grande parte dos consumidores, enxergam a fusão desses dois fatores como primordial para optar por comprar um produto de uma empresa ao invés da outra, geralmente se o produto for parecido ou igual, aquele com o menor valor deve levar a preferência.
Então se você busca executar isso na sua empresa, busque oferecer um preço abaixo do valor de mercado, lance promoções e construa sua autoridade baseada nisso, claro, sempre buscando entregar qualidade, afinal, é preciso balancear ambos para conseguir um destaque verdadeiro.
O preço e a qualidade podem ser o ideal na maioria dos casos, mas em outros, eles podem não ser o suficiente para fazer com que sua empresa realmente tenha uma vantagem competitiva, apresentar um diferencial pode ser a chave para o sucesso do seu negócio de projeto de instalações elétricas.
Bancos digitais, como o C6 e o banco Inter, por exemplo, vem ganhando a preferência do grande público em relação aos tradicionais por conta de seus diferenciais, como taxa zero no cartão, menor burocracia para abrir contas e outras facilidades, o que ajuda com que eles sejam escolhidos em um possível desempate.
Por fim, o foco é outra forma de encontrar uma vantagem competitiva, focar todas as suas energias e recursos no seu ponto forte ou em algo que considera ser diferente, pode ser uma ótima estratégia para reduzir seus custos e atuar de maneira mais concisa.
Quanto mais foco você tiver naquilo que pode ser seu ponto-chave, melhor pode ser seus resultados, então, o foco acaba entrando como algo interessante e sendo até considerado uma boa vantagem competitiva.
O que achou do texto de hoje? Gostou? Então não se esqueça de comentar abaixo sua opinião e compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…