Imagine uma indústria que precisa realizar o tratamento de efluentes, um processo que evita contaminação de lagos, rios e outros recursos naturais, ela contrata uma empresa para realizar o tratamento, mas não é feito adequadamente.
Nessa situação, a empresa contratante, no caso a indústria, pode correr risco de descumprimento de determinações ambientais. E aí entra a importância do setor jurídico para conter possíveis multas e sanções.
E não é somente para as indústrias que o departamento jurídico faz diferença, mas para outros diversos segmentos, como:
Enfim, empresas em geral, pequenas, médias e grandes têm no setor jurídico um grande aliado. Para entender melhor, prossiga a leitura e veja os principais benefícios.
Seja para a produção de sapatos ou de equipamentos, como é o caso de uma indústria de sensor de temperatura e umidade, muitas vezes as empresas precisam estabelecer contratos com fornecedores de peças e matérias-primas, que podem ser nacionais ou internacionais.
Para evitar prejuízos e para obter melhores negociações, a ação do departamento jurídico faz toda a diferença, pois realiza a análises da empresa bem como verifica as cláusulas do contrato visando proteger a organização contratante.
Qualquer inconsistência logo é identificada e assim, evita-se o estabelecimento de contratos que possam prejudicar a empresa a curto, médio e longo prazo.
Suponhamos que uma empresa de injetora de plástico ou de qualquer outro segmento que deixa de cumprir alguma determinação legal por simples desconhecimento de diretrizes de órgãos governamentais.
Não é difícil imaginar que ela vai ter problemas. É também para evitar esse tipo de complicação que pode resultar em multas salgadas, que entra o setor jurídico que faz uma análise ampla do segmento da empresa e adequa a organização quanto às determinações legais que precisam estar em conformidade.
Obter certificações que atestam o cumprimento de normas com relação à qualidade e eficiência de produtos e serviços, é muito importante para empresas dos mais variados segmentos.
Nesse processo, o setor jurídico ajuda e muito, avaliando os requerimentos de cada certificação e auxiliando na adequação dos processos para a obtenção dos mais diferentes tipos de certificações de qualidade.
Atuar de forma preventiva é premissa do setor jurídico, que na área trabalhista evita que as empresas possam ser penalizadas em processos judiciais, o que pode afetar significativamente não apenas o financeiro, mas também a imagem da empresa.
O departamento é responsável por adequar os contratos com trabalhadores de acordo com os parâmetros da leis trabalhistas, resguardando assim, as empresas de futuramente terem problemas nesse âmbito.
É fundamental que empresas tanto do setor privado quanto públicas tenham documentos que provem a sua constituição, ou seja, número de sócios, estatutos e outras informações sobre a sua forma de organização instituída.
Essas documentações são formuladas por advogados que sob a luz das leis em vigor produzem os instrumentos de alta confiabilidade que se traduzem em mais segurança para empresa. Além de criá-los, eles também fazem a gestão, pois podem acontecer mudanças na lei como na própria organização da empresa.
Esse foi o nosso artigo sobre a importância que o setor jurídico tem para as empresas. Se gostou compartilhe para que mais pessoas possam ser alcançadas.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…