Gestão e Negócios

Os segredos psicológicos que você precisa saber para influenciar compradores

Quem não quer aumentar suas vendas? Esse é o desejo de praticamente todos os empreendedores, afinal, um maior volume de vendas também representa um maior faturamento e como consequência, um sucesso dentro do mercado, porém, todos nós sabemos que vender mais nem sempre é uma tarefa fácil. 

Não existe uma receita de bolo nem uma fórmula mágica para que você consiga vender seus produtos, se você quer que a sua manutenção de compressores de fato faça sucesso, é preciso adotar algumas estratégias para isso, e entre elas, uma das principais é a influência perante os consumidores. 

O mercado é concorrido e muitas vezes é preciso ter algo a mais para se destacar, sendo assim, não existe nada mais eficiente do que tentar convencer e influenciar os compradores utilizando alguns fatores psicológicos, disparar alguns gatilhos mentais, usar algumas técnicas de persuasão e realizar algumas ações certeiras podem ser o que faltava para que você consiga vender mais. 

No texto de hoje, nós vamos mostrar quais são os segredos psicológicos que você precisa saber para influenciar os compradores e conseguir vender seus produtos de maneira otimizada, bora conferir como fazer isso? Então vamos lá!

Utilize muito bem a urgência e a escassez

Um dos gatilhos mentais e técnicas psicológicas mais utilizadas durante as vendas são os chamados senso de urgência e de escassez, o primeiro conceito se trata de despertar no consumidor, a sensação de que urgência, para isso, você deve mostrar que ele deve comprar aquele produto naquele momento. 

Para causar esse efeito, é possível colocar um prazo para que o produto fique fora do ar, ou criar uma promoção relâmpago que vai fazer com que aquilo se torne prioridade para ele, ninguém quer ficar de fora, então procure levar essa urgência, fazendo com que a pessoa entenda que aquela oportunidade é única e que ela deve agir para não ficar de mãos abanando. 

Já a escassez é um gatilho que pode ser ativado quando algo está acabando, ou são as últimas unidades, acredite, o consumidor olha diferente para a suas peças para empilhadeira ao saber que existem apenas mais 3 unidades dela.

Muitas pessoas podem entrar no site, até mesmo adicionar o produto ao carrinho, mas desistir na hora da compra justamente para deixar para depois, com a escassez, aquilo se torna obrigatório, se só tem 2 ou 3 unidades, ou se o estoque está acabando, ela acaba comprando devido ao medo de ficar de fora. 

Tanto a urgência quanto a escassez trabalham com esse medo constante dos consumidores de ficarem sem ou não aproveitarem a oportunidade, trabalhe bem essa técnica e acredite, você vai conseguir influenciar muito bem seus clientes com elas. 

Apele para a parte emocional

Outro segredo psicológico é apelar para as emoções, estudos indicam que grande parte das tomadas de decisões das pessoas são feitas através de seus sentimentos, ainda mais quando falamos sobre a compra de algum produto, quem nunca comprou nada por impulso momentâneo, por achar que aquilo podia te fazer bem ou por gostar muito mesmo sem a necessidade de ter aquilo?

Sendo assim, para você vender mais é preciso saber mexer e apelar com a parte emocional dos clientes, procure criar um anúncio memorável, apelativo e extremamente emotivo, que tenha significado e que consiga despertar alguns gatilhos nas pessoas. 

Mostre como o seu produto é relevante, e faça um apelo emocional, procure deixar a sua marca bem registrada e capriche seja nos seus anúncios ou na sua abordagem com seus clientes. 

Use a prova social para validar seu produto

Nem sempre tudo que falamos passa credibilidade, muitas pessoas tem um pé atrás ao fechar qualquer tipo de negócio, ainda mais com uma empresa que nunca viu antes, as pessoas querem ter a certeza de que estão fazendo um bom negócio, e que o seu suado dinheirinho está sendo realmente utilizado para algo positivo e benéfico para ele. 

Então, para provar de que sua empresa de montagem industrial realmente vai solucionar seus problemas e que sua empresa é de segurança, nada melhor do que usar a chamada prova social, com ela, você vai separar depoimentos, declarações e falar de outros clientes abordando seus produtos, seu serviço ou sua marca de forma geral. 

Isso vai ajudar a conquistar a chamada prova social, validando o seu produto, ganhando credibilidade e fazendo com que as pessoas confiem mais no seu negócio, afinal, ver outro consumidor indicando algo ou elogiando ele, passa muito mais segurança, esse é um fator psicológico e comprovado.

Fuja do comum

As pessoas já tem em sua mente, alguns fatores pré-formados sobre as vendas das empresas, muitos já sabem como serão abordados, ou as técnicas utilizadas para vender mais como a famosa “pague 2 e leve 3” ou “frete grátis acima de X valor”. 

Não que essas promoções sejam ruins, mas muitas vezes é necessário sair do comum, procure se antecipar e surpreenda o consumidor com algo novo, inédito, uma promoção diferente ou uma abordagem que fuja do comum, sair da sua zona de conforto e surpreender as pessoas é um ponto extremamente positivo para o seu negócio, que pode se destacar muito com essa ação. 

Mostre ao invés de falar

É claro que falar sobre o seu produto sempre é algo interessante, mas geralmente, é muito melhor você mostrar do que apenas ficar na conversa, por tanto, procure sair um pouco da teoria e ir mais para a ação. 

Ao invés de descrever o seu produto ou elogiá-lo, vá direto ao ponto e mostre ele, dê um exemplo sobre sua funcionalidade, deixe que o cliente o sinta ou até mesmo, faça testes, sair da teoria e ir para a prática é uma das melhores formas de convencimento que tem, então ao invés de elogiar o seu balcão refrigerado inox, mostre como ele funciona na prática, desde o cadastro da digital até o seu painel completo.

Converse “olho no olho”

É inegável que o ser humano costuma ser bem egocêntrico, gosta de ter as atenções voltadas ao seu redor e costuma querer algo que seja mais sincero, inclusive durante as suas compras. 

Parece simples, mas uma conversa transparente com o chamado “olho no olho”, pode ser essencial para convencer o consumidor a fazer uma escolha, decidir e até mesmo, concretizar uma compra, quanto mais atenção e foco você tiver individualmente e quanto mais conversar de forma direta e transparente, maior a chance de sucesso. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para aumentar suas vendas? Conte para a gente nos comentários abaixo o que achou do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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