Planejamento estratégico: saiba como fazer em 3 passos simples

Toda empresa deve ter um plano estratégico, que servirá como um elevador de carga para subir os lucros. Mas a quantidade de empresas que tentam operar sem um plano definido é impressionante. 

Há pesquisas que mostram que cerca de 86% das equipes gastam menos de uma hora por mês discutindo estratégias. Isso é pouco, principalmente se quiser alçar vôos mais altos. Como muitas empresas falham a esse respeito, você pode chegar na frente usando o planejamento estratégico.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar. Continue a leitura e confira 3 passos simples para fazer o planejamento estratégico na sua empresa!

1. Determine sua posição estratégica

Esta fase de preparação abre espaço para que entenda como será seu trabalho daqui para frente. Ou seja, não use esta informação como faz com o descarte de lixo eletrônico. Você precisa saber onde está para perceber onde precisa ir e como chegar.

Envolva as partes interessadas desde o início, considerando colaboradores internos e externos. Identifique as principais questões estratégicas, conversando com executivos de sua empresa, obtendo novas visões dos clientes e coletando dados do setor e do mercado.

Tudo isso faz com que obtenha uma imagem clara de sua posição.

Também pode ser útil criar aquela trinca que toda grande empresa tem, ou seja, missão, visão e valor. Além disso, você deve revisar os valores essenciais para se lembrar de como sua marca fará para atingir esses objetivos.

2. Priorize seus objetivos

Depois de identificar sua posição atual no mercado, é hora de determinar os objetivos que o ajudarão a atingir suas metas. Eles devem estar alinhados com a missão, a visão e os valores de sua empresa, seja uma marca de roupas ou uma de compressor parafuso.

Priorize-os fazendo perguntas importantes, como:

  • Quais dessas iniciativas terão maior impacto diante da missão, visão e valor de nossa empresa?
  • Qual surtirá efeito em nossa posição no mercado?
  • Que tipos de impacto são mais importantes para gerar receitas?
  • Como os concorrentes irão reagir?
  • Quais as iniciativas mais urgentes?
  • O que precisaremos fazer para cumprir nossos objetivos?
  • Como o progresso será medido?
  • Os objetivos devem ser mensuráveis ​​para que o ajude a alcançá-los a longo prazo.
  • Os objetivos potenciais podem melhorar as taxas de abertura de e-mail e novos leads.

As metas são úteis para determinar um cronograma e identificar os recursos necessários para atingi-las.

3. Desenvolva um plano

Agora é hora de criar um plano para alcançar seus objetivos com sucesso. Esta etapa requer determinação e a designação de um cronograma, além da comunicação clara em relação às responsabilidades de todos, seja o chão de fábrica ou os gerentes.

O mapeamento de estratégia é uma ferramenta eficaz para visualizar todo o seu plano. Tais mapas estratégicos simplificam a visualização dos processos de negócios e a identificação de melhorias.

Esteja preparado para usar seus valores e, também, a declaração de missão e prioridades estabelecidas para dizer “não” a iniciativas que irão prejudicar sua posição estratégica de longo prazo.

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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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