O mundo é tech. Não há como negar isso e nem como lutar contra. Por isso é importante que as empresas estejam acompanhando a tecnologia e o mundo.
Se a sua empresa ainda não está no mundo web, é provável que esteja deixando de ganhar (muito) dinheiro.
Grandes empresas já sacaram isso e, claro, esse é um dos motivos que ajudaram elas a crescerem tanto. Então, se a sua empresa, seja ela pequena ou média, ainda não se utiliza de recursos digitais, dificilmente conseguirá evoluir e “brigar” (no bom sentido) com outras empresas que já avançaram nesse sentido.
Quando falamos por recursos digitais, entenda que não é somente ter um site. Esse é somente um dos recursos.
Há uma infinidade de sistemas e plataformas tecnológicas que conectadas entre si, transformam não somente suas vendas, mas também toda a gestão/administração e operação da sua empresa.
Lucrar, como você já deve saber, não significa somente vender. Sua empresa lucra mais quando gasta menos também e a tecnologia auxilia empresas a otimizarem esses custos com economia de tempo dos funcionários ao transformar tarefas manuais em tarefas automatizadas.
Quais recursos tecnológicos uma empresa pode ter?
Existem diversos recursos tecnológicos existentes no mercado! E tudo depende do quanto a empresa pode investir em tecnologia.
Vamos falar aqui de alguns mais comuns:
Site direcionado ao seu negócio
Como comentado acima, ter um site é um dos recursos tecnológicos que pode ser utilizado para iniciar a digitalização da sua empresa. O site é hoje como a vitrine da sua empresa, o endereço aonde as pessoas vão para buscar informações sobre ela. Uma empresa que não tem um site atualmente não existe.
Há várias formas de desenvolver um site, desde a contratação de uma empresa ou profissional que desenvolva do zero até a contratação de uma plataforma pronta que se adapte ao seu negócio. O ideal é pesquisar todas as possibilidades e identificar qual delas se encaixa melhor à sua empresa e realidade.
Sistemas financeiros
Além disso, há sistemas e plataformas tecnológicas desenvolvidas especialmente para ajudar sua empresa na gestão e operação. Recursos que automatizam processos financeiros, por exemplo, são excelentes, pois resolvem de forma automática questões que poderiam levar horas para serem feitas manualmente.
Dentre as soluções que esses sistemas trazem e facilitam a rotina, estão o cálculo automático de impostos e taxas obrigatórias, além de possíveis multas quando aplicáveis.
Sistemas administrativos
Há também outros recursos tecnológicos que facilitam a administração da empresa como um todo. Há sistemas exclusivos para o departamento de Recursos Humanos, por exemplo, controlar pagamentos de funcionários, férias, contratações, entre outros itens que, se não cuidados de maneira correta, podem gerar muita dor de cabeça.
Sistemas operacionais
Sistemas que organizam estoque, por exemplo, são ótimos para controlar seus insumos evitando desperdícios ou falta de algum material importante para sua operação.
Além disso, há diversas plataformas operacionais que funcionam para diversos segmentos e podem tornam sua operação mais eficiente.
Levando esses recursos para sua empresa, é possível garantir mais agilidade nos processos e menos erros manuais. Isso permite otimizar as tarefas dos funcionários, dando a eles mais tempo para executar outras tarefas importantes, mas que não podem ser automatizadas, como ações estratégicas.
Além dos recursos tecnológicos em si, há outras ações que precisam ser tomadas quando uma empresa decide por se digitalizar.
– Analise o mercado: entenda o quanto seu segmento já está digitalizado. Pesquise sobre seus principais concorrentes, analise como eles têm atuado e se eles já digitalizaram seus negócios. Cheque os recursos mais utilizados e mais desejados por você e verifique o que é preciso ser feito para que sua empresa tenha também.
– Invista em tecnologia: e não somente no início. Os sistemas se modernizam, se atualizam e é necessário criar essa recorrência de investimentos para garantir que sua empresa esteja utilizando os melhores sistemas do mercado para o seu sucesso. Esses investimentos precisam constar em seu plano financeiro para que a tecnologia faça parte dos investimentos gerais e traga o retorno esperado para o seu negócio.
– Profissionalize sua equipe: não adianta investir em sistemas robustos se sua equipe não está preparada para operacionalizar a máquina. É necessário que os profissionais da sua empresas estejam preparados e possam extrair o melhor que as ferramentas podem oferecer. Incentive sua equipe a se especializar nos sistemas que o mercado oferece, isso ajudará sua empresa e ajudará também na carreira dos seus colaboradores.
Este conteúdo foi criado originalmente pela Planne – a plataforma de ecommerce das experiências.