Se você está considerando uma carreira no setor de pesquisa, precisará se familiarizar com dois tipos de dados, ou seja, os quantitativos e os qualitativos. Assim como um eletricista precisa entender muito sobre fios e cabos elétricos.
Resumidamente, os dados quantitativos são tudo aquilo que possam ser contados ou medidos e, portanto, se referem a dados numéricos. Os dados qualitativos são descritivos. Eles se denominam por algo que pode ser observado, mas não medido – como cores ou emoções.
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Mais sobre a diferença entre dados quantitativos e qualitativos
Quando se trata de realizar pesquisas e análises de dados, o profissional do ramo irá trabalhar com dois tipos de dados: quantitativos e qualitativos. Cada um requer métodos de coleta e análise diferentes e, por isso, é importante entender a diferença entre os dois.
Isso deixará tudo tão claro e ‘limpo’ que vai parecer que está usando o detergente clorado para ativar sua memória.
O que são dados quantitativos?
Dados quantitativos é qualquer informação que possa ser quantificada. Se puder ser contado ou medido e ter um valor numérico, considere-o como tal.
Os dados quantitativos podem dizer “quantos”, “quanto” ou “com que frequência”. Por exemplo, quantas pessoas participaram do curso online na semana passada? Qual foi a receita daquela empresa de mancal de rolamento no ano passado? Ou, com que frequência um determinado grupo de clientes usa o banco online?
Para compôr e compreender os dados, você realizará análises estatísticas.
Algumas frases quantitativas pode ser:
- Meu melhor amigo tem 1,50m de altura;
- Eles pesam 63 quilos;
- Eles têm dois gatos.
O que são dados qualitativos?
Ao contrário dos dados quantitativos, os qualitativos não podem ser medidos ou contados. É descritivo em termos de linguagem, ao invés de ter valores numéricos.
Os profissionais do setor, geralmente recorrem a dados qualitativos para responderem:
- por quê?
- como?
Por exemplo: se seus dados disserem que um determinado visitante do site abandonou o carrinho de compras três vezes em uma semana, provavelmente irá investigar o motivo. Isso pode envolver a coleta de algum tipo de dados qualitativos do usuário.
Ou, ainda, queira saber como um usuário se sente em relação a um determinado produto. Então, é válido que os dados qualitativos sejam catalogados para que possam fornecer tais informações.
Nesse caso, não dá para dizer que está ‘apenas’ olhando para números. Sua marca está pedindo ao usuário para lhe dizer, usando a linguagem, por que ele fez algo de uma determinada forma ou como se sente.
Esta ferramenta também se refere às palavras ou aos rótulos usados para descrever certas características. Como algo usual, temos exercícios aleatórios como: descrever o céu como azul ou rotular um sabor específico de uma fruta sem dizer qual é.
Algumas frases quantitativas pode ser:
- Minha melhor amiga tem cabelo castanho cacheado;
- Eles têm olhos verdes;
- Meu melhor amigo é engraçado.
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