Saiba como a personalização pode ser a chave para o sucesso da sua loja virtual

O mercado consumidor está cada vez mais exigente. Devido a isso, as empresas entenderam como a personalização é capaz de atrair e fidelizar os clientes, transformando a compra em uma experiência. 

Afinal, o segredo das vendas online está nos detalhes, na construção das jornadas ideais para os diferentes perfis de clientes. Não pense que isso é uma moda passageira ou algo do tipo, muito pelo contrário, essa é uma tendência que:

  • Atrai novos clientes;
  • Fideliza os atuais consumidores;
  • Reforça a presença online;
  • Reforça o engajamento dos clientes.

É preciso que entenda que todas as pessoas querem se sentir exclusivas de alguma forma, afinal, somos bombardeados por blogueiras e seus recebidos. Então, as pessoas querem ter ao menos um gostinho dessa experiência.

Outro ponto importante a se destacar é a competitividade, o que faz o cliente escolher a sua confecção de uniformes ao invés da concorrência? Sem dúvidas, é o atendimento e como ele se sente ao consumir os seus produtos.

Entenda que personalizar os seus produtos, isso não é apenas satisfazer o seu consumidor, mas também promover a imagem da sua marca, fazendo com que ela não seja igual a todas as outras do mercado.

Para saber como construir a personalização da sua marca e produtos, venda você embalagens de presente atacado ou fitas, continue lendo esse artigo. Aqui, irá encontrar as melhores dicas para te ajudar a aplicar essa estratégia. Confira!

O que é personalização?

Antes de saber como aplicar esse conceito, é importante entender sobre o que se trata a personalização. Ao pé da letra, ela diz respeito ao ato de individualizar e customizar algo, que neste caso seriam os produtos e serviços.

Dessa forma, quando uma empresa de aluguel de stand, por exemplo, customizar o seu serviço, ela o torna único para o cliente, fazendo com seja mais atrativo. Com isso, ele se diferencia dos outros que são mais do mesmo.

De forma prática, um produto ou serviço personalizável é aquele que se adapta à real necessidade dos clientes, isso pode acontecer por meio da oferta de recursos pela escolha do consumidor.

Importância da experiência personalizada

Para entender como a personalização é importante para o seu negócio, é fundamental entender o perfil do consumidor e como ele tem mudado com o passar dos anos. Antes, a relação de consumo era orientada apenas pela troca entre o dinheiro e o produto.

Sendo assim, se uma pessoa fosse precisar realizar uma manutenção de balanças ela escolheria um local, pagaria por isso e teria seus serviços. Porém, esse cenário mudou e nos dias atuais existem muitas ofertas dos mesmos produtos.

Com essa infinidade de opções, o cliente tem o direito de escolher. Para decidir onde consumir, eles levam em consideração uma série de requisitos e a personalização, sem dúvidas, é uma delas.

Além disso, estamos passando por mais uma mudança que veio com a geração Millenial e a geração Z, que são consumidores cada vez mais exigentes, eles procuram por empresas que tenham uma relação maia afetiva e próxima e que compartilhem os mesmos ideais.

Por isso, se tem uma empresa de assistência de impressora hp ou de óculos de grau, é fundamental que construa um e-commerce personalizado, para garantir a atenção desses consumidores.

Como personalizar a experiência do cliente?

Bom, agora que já entendeu o conceito da personalização e como ele é importante para o seu negócio, veja como colocar essa estratégia em prática, seguindo alguns passos que fazem total diferença.

Saiba que essas dicas podem ser usadas por empresas de diversos segmentos, tenha você uma loja de distribuidora de cabos elétricos ou de malas de viagem, basta apenas adaptar ao seu negócio e necessidades.

Facilite o acesso aos melhores produtos e preços

É fundamental que o seu e-commerce crie alternativas mais eficientes com o objetivo de facilitar a jornada do visitante, pois saiba que muitas vezes o consumidor passa horas buscando pelos melhores produtos, perdendo tempo e desistindo de realizar as compras.

Quando você cria formas de encurtar esse caminho, consegue deixar o seu site mais atrativo e funcional, para isso, poderá:

  • Criar um ranking de produtos mais vendidos;
  • Recomendar promoções;
  • Recomendar produtos com um menor preço; 
  • Entre outros. 

Dessa forma, o seu cliente terá contato com os produtos, verificando qual deles têm uma melhor avaliação do público, além do melhor preço. Isso cativa o cliente a aumentar as conversões em vendas.

Afinal, ele terá tudo que precisa ao seu alcance, sem precisar pesquisar por horas e perder seu tempo em um site confuso e que não facilite a sua jornada de compra.

Ofereça diferentes possibilidades para escolha

O cliente valoriza muito a liberdade de escolha, afinal as pessoas gostam de se sentir no controle, enquanto estão consumindo seus produtos ou serviços.

Por isso que quando uma empresa de estação de tratamento de efluentes, por exemplo, proporciona a flexibilidade na experiência de compra, consegue agregar muito valor para os seus consumidores. Mas o que são essas escolhas? Bom, elas podem ser:

  • Formas de pagamento;
  • Opções de entrega;
  • Cores de produtos;
  • Canais de atendimento da loja;
  • Variação de estampas.

Entre várias outras coisas que podem se encaixar de acordo com o seu segmento. Nesse caso, a única regra é dar opções de escolhas, não deixe apenas uma opção disponível para o cliente, pois ele pode se sentir lesado de alguma forma.

Apresentar vantagens exclusivas

Usar a personalização do acesso ao site é algo que enche os olhos dos clientes, fazendo com que eles fiquem interessados. Dessa forma, poderá oferecer benefícios exclusivos para aqueles que fizerem logins em sua loja, como:

  • Descontos;
  • Frete grátis;
  • Bônus;
  • Programas de fidelidade.

E uma infinidade de opções, outra opção é usar a tecnologia ao seu favor e utilizar os dados dos seus clientes para customizar a sua jornada de consumo, usando como base seus comportamentos anteriores.

Com isso, sua empresa poderá recomendar aquele produto que ela deixou no carrinho ou colocou em sua lista de desejos. Dessa forma, ela sempre será lembrada sobre os produtos, tornando mais possível a conversão da venda.

Por que investir na personalização?

Como pode ver, a personalização é o futuro das empresas e principalmente do e-commerce, pois ela é capaz de atender as demandas do consumidor atual e manter a sua empresa em destaque, tornando-se uma melhor escolha para os consumidores.

É importante ressaltar que a personalização não é somente oferecer um produto ou serviço personalizado, é crucial que a empresa se atente ao atendimento, pois ele fará diferença na experiência do cliente.

Sendo assim, se tem uma empresa de manutenção de equipamentos industriais, por exemplo, invista em diversos canais de contato e responda sempre de forma ágil, objetiva e acima de tudo, prestativa.

Além disso, esses canais de comunicação conseguem fazer com que sua empresa conheça melhor o perfil do seu consumidor e com essas informações, é possível traçar estratégias de personalização.

Outro ponto a se destacar é a diferenciação, é isso que faz com que o consumidor escolha a sua marca ao invés da concorrência, ainda mais em um universo com tantos concorrentes como o mundo online.

A diferenciação também é uma forma de personalização, afinal você oferece para o cliente aquilo que outras empresas não têm, como:

  • Preço baixo;
  • Prazo do frete diferenciado;
  • Condições de pagamento;
  • Navegabilidade no site de vendas.

Tudo isso faz com que a sua empresa se destaque em meio a concorrência e consiga oferecer um serviço diferenciado aos seus consumidores.

Essa diferenciação é a prova que a empresa pensa no consumidor e o enxerga como indivíduo, e não só mais um entre os milhares de clientes, mostrando que essa pessoa representa muito para a marca.

As empresas que conseguem se diferenciar deixam claro para os seus consumidores que a razão de empreender é satisfazê-los e encantá-los. Acredite, isso faz com que ele se torne um cliente fiel aos seus produtos e serviços.

No cenário digital onde o cliente é disputado por inúmeras empresas, é fundamental que você faça a diferença, além de ocupar todos os espaços que são dominados pela concorrência.

Por isso, investir na personalização é crucial para influenciar o seu cliente na decisão de compra. Com isso, a sua empresa consegue atrair o seu público de diversas formas, seja em uma simples busca na internet ou em um perfil na rede social.

A partir desse primeiro contato, o cliente verá como a sua loja é especial e entende as necessidades do cliente, fazendo com que ele volte a comprar sempre os seus produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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