A segurança dentro do trabalho é um tema abordado com uma certa frequência e que gera preocupação para praticamente todos os gestores e donos das empresas, isso porque, os acidentes dentro do ambiente têm sido um problema cada vez mais alarmante nos últimos anos.
De acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab) e da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), no ano de 2021 o Brasil registrou cerca de 2,5 mil óbitos e 571,8 mil acidentes dentro do ambiente profissional, números 30% maiores se comparados ao ano anterior.
Os números só mostram que devemos nos preocupar cada vez mais com a segurança dos colaboradores, afinal, além dos altos riscos presentes em qualquer área de atuação, algumas mais como os serviços de Limpeza de Fossa e outras menos como em um escritório, porém todos estão sujeitos a riscos.
Mas qual a real importância da segurança do trabalho? Ela realmente deve ser colocada no topo da lista de prioridades dentro das empresas? No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre esse conceito e o que faz ele ser tão importante assim, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a segurança no trabalho?
A segurança no trabalho é uma área que tem como objetivo a prevenção de acidentes, porém, ela vai muito além disso. É ela a responsável por cuidar de documentações, laudos, realizar programas, mapear os riscos, traçar as rotas de fuga, garantir os EPI’s, e diversas outras ações, sempre com a meta de garantir um ambiente muito mais seguro e saudável para seus colaboradores.
Dessa forma, toda a base da segurança no trabalho é justamente fornecer um clima onde todos possam executar suas atividades sem se preocupar com riscos a sua saúde, e acredite, esse é um fator determinante dentro de uma empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação.
Ter ciência de que é possível executar suas ações com segurança é o sonho de muitos trabalhadores, que conseguem aumentar a sua produtividade e executarem suas atividades de forma muito mais relaxada.
Qual a importância da segurança do trabalho?
Todos nós sabemos o quanto faz diferença a pessoa estar totalmente focada no seu trabalho, sem preocupações, receios ou pensamentos negativos, quanto maior for o seu foco, maior será a sua produtividade, mas para garantir essa tranquilidade, é necessário que a própria empresa forneça isso, e é exatamente aí que entra a segurança no trabalho.
Pode parecer simples fornecer uma Bota de Segurança para um colaborador, e por menor que seja o gesto, já é algo que passa credibilidade e ajuda a melhorar o rendimento daquele funcionário, cada detalhe é relevante, e fornecer equipamentos e um ambiente propício, auxilia um ambiente muito mais leve para todas as partes.
Mas mais do que isso, além de garantir segurança e melhor desempenho interno, a segurança no trabalho é fundamental para a própria empresa, já que esse é um fator presente dentro da legislação, sendo assim, é obrigatório garantir a segurança dentro de uma corporação.
Isso evita que você leve multas e faz com que você consiga, até mesmo, reduzir seus custos. Abaixo, separamos alguns dos principais benefícios da segurança do trabalho que vão te ajudar a entender melhor sobre o porque esse conceito é tão importante.
Redução de custos
Uma empresa que investe na segurança do trabalho consegue reduzir seus custos em diversas frentes diferentes, o primeiro ponto é relacionado a rotatividade dos colaboradores, ao mapear os riscos e lidar com doenças ocupacionais, você evita que seus funcionários sofram com doenças ou acidentes, fazendo com que eles não fiquem afastados do ambiente de trabalho.
Isso faz com que você não precise se preocupar com substitutos, que pode acabar sendo algo caro para a empresa, além disso, ao mapear os riscos é possível identificar falhas estruturais e realizar prevenções, que mesmo com um certo investimento, ainda são muito mais baratas do que remediação de possíveis acidentes.
Ambiente organizado e seguro para os colaboradores
Saber que você está seguro dentro do seu trabalho ajuda a tornar o ambiente muito mais organizado e satisfatório aos colaboradores, entender quais são as áreas de risco, conferir onde estão instaladas a Luminária De Emergência, e conhecendo melhor sobre o espaço de forma geral, deixa tudo muito mais organizado e seguro. Assim gerando um aumento de produtividade e otimização dentro da empresa, que passa a ter seus processos atuando de forma automática e com um potencial muito maior.
Evita qualquer tipo de multa e processo trabalhista
Como citamos acima, garantir a segurança no trabalho faz parte da lei, existem inúmeras normas regulamentadoras, portarias, instruções e artigos da CLT que falam sobre as regras que cada empresa deve seguir dentro do ambiente de trabalho, e é claro que a sua desobediência pode acarretar multas e até mesmo processos para o negócio.
Caso sofra um acidente que poderia ter sido evitado, o colaborador pode, sim, entrar com um processo trabalhista contra a empresa, gerando um enorme prejuízo tanto para o seu financeiro quanto para a imagem do seu negócio, então fique de olho em tudo, cumpra a lei e procure evitar qualquer tipo de multa e processo trabalhista.
Como manter o ambiente de trabalho seguro?
Se você quer garantir a segurança no trabalho recomendamos que comece se programando com antecedência, essa é uma área que aborda diversos detalhes, sendo extremamente complexa em alguns pontos, então o melhor é estudar bem sobre ela, montar uma equipe responsável por sua execução ou contratar um serviço terceirizado que te ajude durante sua jornada.
Tudo precisa estar ligado assim como os Conectores elétricos, então invista na segurança do trabalho para garantir um clima organizacional bem mais eficiente que consiga fornecer aos seus colaboradores e a sua empresa de forma geral, mais segurança.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.