Sócio: vantagens e desvantagens

Quais os prós e contras de ter uma sociedade empresarial? Essa questão já deve ter passado na mente de todos os gestores e, muitos deles, ainda não conseguiram respondê-la com exatidão.

Contudo, independentemente se deseja abrir um negócio no ramo de raio X veterinário ou uma loja de roupas, atente-se a estes detalhes conosco. Além disso, faremos um apanhado geral sobre a definição do conceito.

Vamos explicar um pouco da definição de sociedade empresarial

Esta é uma forma jurídica na qual duas ou mais pessoas se unem para realizar atividades econômicas e obter lucros. Pode ocorrer como uma sociedade limitada, uma sociedade anônima e tantas outras.

Na sociedade limitada, os sócios não respondem com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa. Já na sociedade anônima, essas ações (que são divididas para os sócios) geram responsabilidade limitada ao valor das ações que possuem. Como podemos ver na Lei nº 6.404/1976, em seu artigo 1º:

A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas”.

Por exemplo, se uma marca de placas Fotovoltaicas tiver 3 sócios, ela precisa do contrato social, que é um documento que estabelece as regras de funcionamento da mesma, como a forma de administração, a distribuição de lucros, a participação dos sócios no capital social, entre outros aspectos.

O passo inicial é registrar a empresa na Junta Comercial do estado onde ela será instalada e, a partir disso, obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal. Também é necessário obter licenças e autorizações específicas para o tipo de atividade que a empresa irá exercer.

Falaremos mais adiante sobre esses detalhes, mas é importante ressaltar que, aqui, apresentam-se vantagens (como a possibilidade de reunir recursos financeiros de diferentes pessoas, o compartilhamento de conhecimentos e experiências, a divisão de responsabilidades e a limitação de responsabilidade dos sócios) e desvantagens (como a possibilidade de conflitos entre os sócios, a necessidade de dividir os lucros e a tomada de decisões conjunta).

Escolha com assertividade, avaliando, além de outras coisas, as características e objetivos da empresa e as responsabilidades e riscos envolvidos para os sócios. Além disso, é fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados na área para a constituição e gestão da sociedade empresarial.

Vantagens de uma sociedade

Antes de pegar seu smartphone com totem de led e abrir sua empresa, esteja atento às vantagens e desvantagens da mesma. Nós já comentamos um pouco a respeito disso no subtítulo anterior, contudo, falaremos com mais ênfase a partir de agora.

  • Em uma sociedade, as responsabilidades e riscos do negócio são compartilhados entre os sócios, o que pode aliviar a pressão sobre um único indivíduo. Coloque em pauta, já nas primeiras reuniões, quem ficará responsável pelo que;
  • Já os custos associados ao negócio são divididos entre os sócios, o que pode tornar essa prática mais acessível financeiramente. A aquisição de um novo modelo de cabine primária será pago por quem? Será dividido entre todos? Avalie toda e qualquer compra;
  • Cada sócio pode ter habilidades e conhecimentos diferentes. Se isso ocorrer, um pode complementar as habilidades do outro e gerar uma melhor tomada de decisões;
  • A sociedade pode ter acesso a mais recursos, como capital, habilidades, empréstimos em seguradoras, contatos e informações. É uma chance a mais de fazer a marca crescer e aparecer;
  • As decisões do dia a dia devem ser tomadas em conjunto pelos sócios. Quando eles estão em sintonia, isso pode aliviar o estresse e diminuir a diferença entre vocês e a concorrência.

Desvantagens de uma sociedade

Mesmo que, inicialmente, possa parecer que ‘tudo são flores’, com o passar do tempo (e se os passos não forem geridos com exatidão), desentendimentos, acúmulo de dívidas e outras coisas podem começar a preocupar a equipe de sócios. E entre as desvantagens, temos:

  • Pode haver conflitos sobre a divisão de lucros entre os sócios, especialmente se não houver um acordo ou documentação prévia e clara sobre como isso será feito;
  • Os sócios podem ter interesses diferentes em relação ao negócio;
  • Mesmo que o compartilhamento de responsabilidades possa ser uma vantagem, também significa que cada sócio participa das ações e do dinheiro dos outros sócios;
  • A tomada de decisões pode ser mais lenta e difícil, principalmente se o diálogo não estiver afinado;
  • Os riscos financeiros serão, sempre, um fator decisivo e que pode gerar embróglio. 

Ou seja, as decisões de gastos, aquisições, pagamento de dívidas e etc., irão ‘resvalar’ em todos.

Gostou do conteúdo sobre as vantagens e desvantagens de uma sociedade? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE