Gestão e Negócios

Startup: 5 dicas para consolidar seu negócio

O número de startups cresce cada vez mais no Brasil, a cada ano que passa, mais e mais pessoas buscam começar um novo empreendimento e inovar dentro do mercado, porém, essa nem sempre é uma tarefa tão fácil. Por mais que abrir uma startup voltada para o branding industrial e soluções tecnológicas na indústria pareça ser uma boa ideia no papel, na prática pode ser difícil se consolidar e enfrentar uma concorrência cada vez maior no nosso país. 

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE, cerca de 30% de novas startups não conseguem sobreviver ao seu primeiro ano de vida, por mais inovador e tecnológico que possa ser construir uma startup.

Nem toda ideia vai gerar resultados e é preciso ter acima de tudo, consolidação dentro do mercado, que da mesma forma que uma Fresadora Cnc possui 3 eixos para poder se movimentar.

Pensando nisso, nós decidimos te ajudar! Separamos 5 dicas para conseguir consolidar seu negócio de startup e fazer com que seu novo empreendimento cresça dentro do mercado e traga resultados surpreendentes, pronto para conferir como? Então vamos lá!

  1. Nasça no digital ou aposte alto dentro do mundo virtual

Mais do que nunca o mundo está passando por alguma grande transformação digital, e é claro que essa grande dependência do mundo virtual reflete também nas empresas. Grande parte delas já migrou para o mundo digital ou tem ao menos algum setor que atua dentro dessa área. 

Garantir a presença digital é mais do que um diferencial, é algo obrigatório, ainda mais quando falamos de startups que prezam por inovação e tecnologia. Se quer começar um negócio, já nasça dentro do mundo digital, se quer consolidar seu negócio já existente, mergulhe de cabeça e aposte alto dentro desse universo. 

  1. Valorize e pense na sua cultura organizacional

Montar uma startup vai muito além de propostas diferentes e bonitinhas, essa metodologia consiste em uma mudança total e completa dentro da sua cultura organizacional. É preciso que todas as pessoas envolvidas com o projeto, saibam aquilo que você representa e até onde quer chegar. 

Valorize e pense em uma cultura organizacional moderna, como um Grupo Gerador De Energia de última geração, repasse isso aos colaboradores e envolvidos no projeto, crie uma cultura que vai muito além de promessas e coloque em prática, uma organização voltada para um modelo inovador de negócios. 

  1. Conheça e converse com seu público com frequência

Não tem como você conseguir se dar bem dentro da sua empresa sem conseguir conversar e conhecer seu público-alvo. Procure saber qual o mercado que você está inserido, quais são os produtos e serviços populares, e principalmente quem são seus consumidores, assim como faz um fornecedor de Pallet De Madeira  que conhece o tipo de madeira que fornece.

Saiba falar a língua deles, adapte seu negócio para as suas necessidades, e coloque as soluções de seus problemas em primeiro lugar, quanto mais você pensar no seu público, mais efetiva será sua estratégia de consolidação dentro do mercado. 

  1. Seja organizado e tenha estratégias diversificadas

Dificilmente você irá conseguir passar de um ano com as portas abertas sem organização, disciplina e um planejamento bem estruturado. Por melhor que sejam suas ideias, e por melhor que seja a sua atuação na plataforma de divulgação, é crucial que você se organize e tenha um leque variado de estratégias. 

Procure abordagens diferentes, em contextos diferentes, saiba sair de situações adversas e busque ter tudo muito bem controlado na palma de sua mão, quanto mais você moldar suas ações e melhor forem suas estratégias, mais efetivos serão os resultados que você alcançará. 

  1. Atualize-se mas sempre mantenha sua essência

Dentro do DNA de qualquer startup está justamente a tecnologia, inovação e atualização constante, faz parte desse modelo de negócio buscar sempre se reinventar, porém, se você realmente quer se consolidar, é preciso estar em constante atualização, mas sempre mantendo sua essência. 

Procure permanecer com suas propostas, objetivos e metas já traçadas previamente, mantenha a sua essência e faça com que todos lembrem-se sobre o seu negócio, por mais que você inove, procure deixar sempre um resquício de sua empresa para cada pessoa. 

O que achou do texto de hoje? Já se sente mais preparado para consolidar sua startup? Comente abaixo o que achou e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

1 dia ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

1 dia ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

2 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

2 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

2 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

2 dias ago