A terceirização de serviços é um meio cada vez mais procurado pelas empresas e muitas vezes é visto como forma de expansão no mercado.
A terceirização de serviços busca oferecer ao empreendedor uma série de benefícios, como por exemplo:
No entanto, entre todas suas características, ainda existem questões relevantes sobre utilizar ou não serviços terceirizados em sua empresa.
Foi pensando em questões desse tipo que produzimos esse artigo. Tem interesse pela pauta? Então siga conosco e veja mais a seguir.
Um dos grandes fatores que pesam a favor da terceirização é o avanço das forças produtivas de uma empresa.
Se a empresa é especializada em fabricar conectores elétricos, por exemplo, e não consegue atender toda a demanda do mercado, contar com uma empresa de terceiros para flexibilizar atendimento significa otimizar o seu setor produtivo.
Com isso o proprietário dos meios de produção terá lucro sobre serviços de terceiros e ainda não terá responsabilidades empregatícias, como normalmente tem junto aos funcionários que têm vínculo direto.
Além do mais, a consequência de uma ação dessa magnitude também oferece uma excelente oportunidade de expandir ao mercado, como referência na produção de determinado produto, ou na prestação de serviços.
Você não precisa terceirizar o seu principal serviço, você pode somente terceirizar uma parcela desse serviço e designar os seus funcionários para fazer as ações que são mais importantes, melhorando assim, os níveis de organização empresarial.
Para darmos um exemplo melhor, imagine que você tem uma fábrica de forno elétrico de embutir. É possível terceirizar somente o setor de destruição do forno, ou então, somente o setor produtivo. Isso vai de acordo com o planejamento empresarial.
A questão principal é deixar evidente que os serviços terceirizados oferecem uma excelente flexibilização dos modos produtivos e de atendimento de uma empresa, diminuindo consideravelmente os gastos ‘não essenciais’, com a intenção de repassá-los para uma especializada do ramo.
Um dos pontos que podemos colocar como negativos nos serviços terceirizados, é com relação ao controle da motivação e do comprometimento dos funcionários que prestam serviços terceirizados.
Por mais que a empresa, como contratante dos serviços, vai acompanhar os processos produtivos desses funcionários, nas relações internas entre funcionário terceirizado e empresa terceirizada, pouco ficará sabendo. Isso pode acarretar um impacto negativo no setor produtivo.
Se você tem uma empresa que vende e aluga tendas para eventos, por exemplo, recomendamos que faça uma revisão constante nas cláusulas do contrato feito com a empresa terceirizada, além de colocar normas que lhe permitam a substituição de funcionários do qual for detectado uma queda de desempenho ou algo do tipo.
Isso seria uma maneira de se auto policiar contra eventuais problemas de empresas de terceiros que possam respaldar o setor de produção da sua empresa.
Consideramos que para o empreendedor a privatização de determinados serviços é uma boa maneira de expandir o mercado.
Nesse artigo ressaltamos alguns pontos negativos com relação ao comprometimento, mas em suma, o serviço terceirizado pode trazer muitos bons frutos, quando bem administrado.
Compartilhe esse artigo com outras pessoas e discuta essa ideia. Se gostou desse conteúdo, nos siga para receber mais artigos do tipo. Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…